como criar o senso de dono na equipe

Sua equipe veste a camisa da empresa?

17 Julho 2023

Entenda como desenvolver o senso de dono nos seus funcionários e de quais formas isso impacta as entregas da equipe

Vestir a camisa da empresa é algo comum na sua equipe? Você sente que o time tem senso de dono? Questione-se sobre isso e verá resultados muito melhores se a resposta for positiva. O motivo é simples: quando existe tal sentimento de dono nas equipes, as entregas tendem a ser mais consistentes e criativas.

O RH, por sua vez, tem o papel muito importante de estimular o ownership, versão em inglês da sensação que estamos falando aqui. Mas você sabe como fazer na prática? Nós te mostramos. Olha só o que te espera:

O que é senso de dono?

Isso acontece quando os profissionais têm uma sensação de pertencimento em relação à empresa. Ou seja, entendem que são fundamentais para ela, que possuem uma ligação profunda e que fazem parte de uma comunidade. Isso tudo faz com que as pessoas passem a agir e trabalhar com mentalidade, envolvimento e atitude de dono. 

Elas vestem a camisa, acreditam no propósito da companhia e atuam com muita vontade para que metas e objetivos sejam alcançados.

Tal sensação é positiva para os negócios, uma vez que a força de trabalho é o que move todos eles. No entanto, jamais pode ser confundida com algo que pode despertar gatilhos que levam a problemas sérios, como Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão. O motivo? Ter atitude de dono não é fazer horas extras todos os dias, pressionar ou sofrer pressão, mas sim se dedicar para entregar o melhor.

Quando as atividades são feitas com entusiasmo e brilho no olhar, tudo tende a fluir bem. Essa é a premissa do senso de dono - ou do ownership, como o conceito também é conhecido no mundo corporativo.

Vantagens da equipe vestir a camisa da empresa

O que o sentimento de dono pode trazer de positivo para a  companhia? A lista de resultados é extensa. Trazemos os principais aqui:

  • Engajamento: profissionais com essa visão se envolvem mais com as entregas e com a empresa de modo geral;

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  • Autonomia: atitude no trabalho, maior vontade e liberdade para tomar as melhores decisões, o que torna os processos mais ágeis e eficientes;
  • Produtividade: acreditar no propósito da companhia faz com que os resultados sejam melhores, brilhantes e criativos, resultando em aumento de produtividade;
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  • quando os funcionários vestem a camisa, costumam falar bem da empresa com colegas. É uma propaganda positiva, um ímã importante para atrair pessoas competentes.

 

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Mas como desenvolver o sentimento de dono no dia a dia?

Há diferentes formas de potencializá-lo. Olha só como começar agora mesmo:

1 - Olhe para dentro
Tudo começa com a cultura organizacional da empresa, política que reúne as normas, os valores e as crenças de cada negócio. Quando esses elementos são desenhados para garantir um clima favorável dentro da companhia, já é meio caminho andado para que todos vistam a camisa. Afinal, quem não quer trabalhar em um local humano, que pensa no bem-estar e no sucesso da sua equipe?

Pense bem na cultura que você tem hoje - e proponha modificações sempre que considerar necessário. Ter um ambiente permeado por respeito e segurança psicológica faz toda a diferença.

2 - Conte a sua história
Outra forma de desenvolver o sentimento de dono é fazer com que todos os profissionais conheçam a empresa, sua história, seus momentos marcantes, seus valores e suas conquistas. É fundamental que o time se sinta em casa - e que tenha orgulho do que foi feito até aqui.

O RH pode desenvolver materiais que falem sobre esse percurso, uma ação conjunta com a equipe de comunicação interna.

3 - Dê espaço

Mostre que a companhia acredita no potencial de cada profissional e pessoa proativa. E um bom ponto de partida é ter um plano de carreira consistente com benefícios para funcionários, deixando bem claro para todos quais são as oportunidades que terão pela frente.

Invista também em projetos com foco na resolução de problemas da companhia. Crie grupos de trabalho e ouça atentamente as soluções apresentadas.

 

4 - Trabalhe a escuta ativa
A empresa deve estar sempre aberta para ouvir, seja sobre críticas, sugestões e reclamações do dia a dia. Todo assunto precisa ser escutado, absorvido e analisado. É fundamental motivar a equipe para que se sinta acolhida e segura para falar sobre o que deseja, sem julgamentos.

 

5 - Invista em treinamento
Uma das melhores formas de desenvolver o senso de dono e incentivar o profissional a ser proativo é o reconhecimento. Por isso, investir em capacitação aparece como uma forma importante de valorizar o trabalho que tem sido feito e mostrar que você acredita nos profissionais e aposta na proatividade no trabalho em equipe.

Por isso, faça um planejamento com foco no desenvolvimento das habilidades do time - e que contemple todos os setores. Tenha algo específico também para a liderança e para a formação de novos gestores. Tais profissionais, quando empáticos, justos e respeitosos, contribuem para que o clima organizacional seja mais leve, acolhedor e estimulante.

 

Concluindo

O senso de dono é um grande aliado da empresa! Os colaboradores que apresentam proatividade no trabalho fazem entregas melhores, trabalham com maior envolvimento e ainda ajudam a propagar a experiência positiva com outros talentos. É uma forma eficiente de atrair pessoas competentes e elevar os principais indicadores da organização.

Por isso, é uma causa que deve atrair os olhares do RH. O setor é decisivo para desenvolver essa sensação tão importante! Que tal começar a trabalhá-la no dia a dia? 

 

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