Técnicas para medir a satisfação dos clientes em pequenos negócios

O seu cliente está satisfeito? Bora descobrir!

12 Junho 2024

Pesquisas de satisfação são valiosas para medir esse sentimento. Te mostramos essa e outras técnicas que vão turbinar o seu atendimento

A satisfação dos clientes é fundamental para qualquer negócio. Afinal, de nada adianta investir tempo e dinheiro em um estabelecimento se você não oferece uma boa experiência. Ter esse retorno do público pode ser natural, por meio de opiniões que são dadas depois de uma refeição, por exemplo, mas isso não é suficiente. Você precisa pensar em formas de entender se as pessoas estão gostando ou não.

Mas como fazer isso na prática sem gastar? É o que mostramos por aqui. Fique conosco para ver:

  • Como melhorar o atendimento ao cliente?
  • 5 formas de medir a satisfação do público

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Avaliar a satisfação do público é vital para qualquer estabelecimento. De acordo com o Sebrae, esse índice é um "termômetro que mede o quanto a sua empresa está agradando quem compra de você. Se esse indicador está alto, é sinal de que você está entregando o que o cliente espera, tanto no atendimento como no produto ou serviço". Há diferentes maneiras de identificar se o seu negócio está no caminho certo. E o melhor: sem impactar a gestão financeira com gastos altos ou desnecessários. Te mostramos, a seguir, algumas das técnicas mais simples, interessantes e que garantem bons resultados.

Pesquisas de satisfação

Ouça sempre. Você criou o seu negócio para atender às expectativas das pessoas. Um restaurante é feito por elas e para elas. Então, de nada adianta continuar servindo sem entender se está no caminho certo.

A maneira mais eficiente de reunir opiniões é apostar em pesquisas de satisfação. Você pode fazer isso de um jeito simples, recorrendo a formulários eletrônicos gratuitos, como o Google Forms ou o Survey Monkey. Estimule a clientela a preencher essas pesquisas. De preferência, peça para que eles façam na hora - depois de uma refeição, por exemplo. É uma forma de garantir um feedback imediato! Veja só alguns exemplos de perguntas que medem a satisfação com excelência:

  • Com qual frequência você visita o restaurante?
  • A comida servida é quente e fresca?
  • O menu é variado o suficiente?
  • Meu pedido estava completo e correto?
  • O atendimento é satisfatório?
  • Os atendentes foram cordiais?
  • O ambiente é limpo e agradável?
  • O que podemos fazer para melhorar?

Avaliações na internet

Esse tipo de recurso é muito eficiente! Você pode ter acesso às opiniões do público e ainda, quando positivas, usá-las como propaganda do seu estabelecimento. Estimule que as pessoas deixem comentários nas redes sociais e em sites como Tripadvisor e o Google Business, por exemplo. Faça isso quando elas forem pagar a conta. Diga que os comentários são muito importantes para o negócio - e que te ajudarão a evoluir.

Converse com os clientes

Instrua a sua equipe a perguntar o que as pessoas acharam da experiência. Depois, os atendentes devem registrar essas informações para uma avaliação mais ampla no final do mês. Lembre-se: você precisa identificar as percepções para fazer melhorias. De nada adianta coletar uma opinião se não for usá-la para nada.

Como fazer o NPS

Quer uma ferramenta simples e eficiente para avaliar a lealdade dos seus clientes? Ela se chama Net Promoter Score (NPS). Trata-se de uma pesquisa simples e rápida, que ajuda a identificar se as pessoas vão indicar o seu negócio para amigos, familiares ou publicamente. Depois de responder a algumas questões pré-definidas, é possível classificar cada participante como: detrator (não recomenda), neutro (tanto faz) e promotor (que recomenda).

Existem algumas ferramentas que te ajudam a fazer a avaliação NPS, como o Survey Monkey e o Delighted.

Reconheça quem colabora

Sabemos que nem sempre é fácil reunir opiniões - muitas pessoas acabam por não responder, esquecem ou não têm tempo. Por isso, pense em formas de recompensar quem participa ativamente, respondendo a pesquisas ou deixando comentários nas redes sociais. 

Crie programas de fidelidade, que dão descontos e brindes. Ou então siga pelo caminho das ofertas: ofereça descontos para os mais fiéis e participativos! Tenha a certeza: será uma forma de criar uma conexão genuína com cada um.

Concluindo

Há diferentes maneiras de identificar a satisfação da clientela. E sem gastar! Você precisa dedicar um tempinho para criar formulários, instruir o seu time e também usar as ferramentas digitais a seu favor.

Depois, reúna todas as informações que coletou e pense em formas de melhorar. Separe por opiniões positivas e negativas. Assim, você consegue criar uma estratégia para resolver os problemas apresentados. Por fim, ofereça recompensas aos participantes mais fiéis. Será um sucesso, pode ter certeza.

Até a próxima!

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