Como doar alimentos?
18 Abril 2019
Aprenda quais são os alimentos que podem ser doados e os cuidados para que eles sejam realmente aproveitados por quem precisa.
Apenas no Brasil, 2,5 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar severa, ou seja, passam fome. Você sabe que tipo de alimento escolher para uma campanha de combate à fome que possa ajudar essas famílias? A seguir, confira uma lista de alimentos para doação:
O que são alimentos não-perecíveis
São todos aqueles que vêm embalados de fábrica e têm longa duração. São alimentos ideais para arrecadação, pois podem ficar à temperatura ambiente sem estragar e exigem menos cuidados para armazenamento (diferente de frutas e congelados, por exemplo).
Além de arroz, feijão, açúcar e farinha de trigo, confira abaixo outras opções de não perecíveis que você pode doar em uma campanha de doação de alimentos:
- leite em pó
- legumes enlatados como milho e ervilha
- gelatina em pó
- mistura para bolo
- biscoitos
- milho de pipoca
- fubá
- achocolatado em pó
- óleo de cozinha
- leite em caixa longa vida
Antes de entregar qualquer um dos alimentos acima para doação, verifique a data de validade do produto e, também, se as embalagens estão íntegras, sem furos ou amassados, para que eles não deteriorem até chegar a seu destino final.
Posso doar alimentos perecíveis?
Há instituições de arrecadação de alimentos que aceitam alimentos perecíveis como frutas, legumes e congelados. Nesses casos, quem vai doar precisa tomar os seguintes cuidados:
- Frutas e legumes: podem ser doados verdes e maduros, mas nunca estragados. Precisam ser doados refrigerados (converse com a ONG que deseja ajudar, para ter orientações sobre como transportar os alimentos ou se eles retiram em sua casa).
- Congelados: precisam estar na validade, com a embalagem íntegra e, claro... congelados! Neste caso, também é preciso combinar com a ONG que vai receber, para que o alimento não estrague antes de chegar ao seu destinatário.
Alimentos que não podem ser doados
Por maior que seja a boa vontade, há certos alimentos que podem representar um risco para quem vai consumir. Sobras de refeições prontas, por exemplo, podem estragar rapidamente e não são aconselháveis para doação de alimentos. O mesmo pode acontecer com alimentos fora do prazo de validade, ou que deveriam estar no freezer e já foram descongelados.