Dicas para economizar para as férias!

Vai sair de férias? Veja como se planejar!

24 Junho 2024

Organizar as finanças com antecedência é fundamental para poder aproveitar à vontade, sem surpresas. Entenda como fazer!

Férias chegando? É tempo de se planejar. Isso mesmo: para aproveitar melhor os dias de folga, nada como se organizar antes para ter as finanças em dia. Dessa forma, você consegue curtir toda a experiência sem surpresas.

Quer uma ajudinha nesse processo? Estamos aqui para isso! Fique conosco por aqui e saiba como poupar. Veja só:

  • 7 dicas de ouro para quem quer poupar para as férias
  • Como ficam os benefícios corporativos nas férias?

7 dicas de ouro para quem quer poupar para as férias

Faça contas, pense nas suas finanças e se organize: as férias estão chegando! Ter esses cuidados é fundamental para que você consiga aproveitar o descanso da forma como deve ser. Imagine ficar o tempo todo se preocupando com o dinheiro que pode acabar? Ninguém merece! 

A boa notícia é que fazer um planejamento prévio para poupar meses antes vai te ajudar a reservar a verba que precisa - e sem comprometer o seu orçamento e a sua qualidade de vida. Quer ajuda nessa empreitada? Veja só as nossas dicas!

1 - Planeje-se: primeiro de tudo, defina os destinos e o tempo que passará em cada um deles. Depois, faça uma pesquisa de valores para identificar quanto precisará. Considere tudo: passagens aéreas, acomodações, passeios, alimentação, deslocamentos e presentes. Veja se esses locais cabem no seu orçamento, hein! Nada de fazer dívidas que não consegue arcar. Com tudo definido, você pode, com base nessas pesquisas, fazer uma média de quanto dá para gastar por dia na sua viagem.

2 - Orçamento: com esse cálculo prévio, pense no montante que precisa reservar por mês do seu salário para atingir o objetivo. Separe esse valor, colocando em uma poupança. Assim, ficará sempre resguardado! No ano inteiro, uma dica de ouro é tentar poupar, ao menos, 30% do seu salário para realizar os seus sonhos. A viagem é um deles!

3 - Use milhas e pontos: verifique junto à operadora do seu cartão de crédito se pode aproveitar alguma vantagem dos pontos acumulados. Muitas vezes dá para comprar passagens e ter descontos em hospedagens.

4 - Descontos: fique de olho nas promoções. Há sempre ofertas de passagens e acomodações, por exemplo. Quanto antes você decidir, melhor. Os preços ficam mais em conta.

5 - Poupe: evite gastos desnecessários, pelo menos, nos seis meses que antecedem a viagem. Cada centavinho conta! Lembre-se disso. Antes de comprar uma roupa nova, por exemplo, pense se é realmente necessário. Você pode guardar aquele valor para aproveitar nas férias. Foque no objetivo maior, que é a sua viagem, e deixe de lado despesas supérfluas.

6 - Alimentação: dá para economizar ainda mais nos meses que antecedem a viagem se você recebe mensalmente o seu vale-refeição. Mas atenção: controle bem o valor que pode usar por dia para não precisar gastar mais do que ganha. Faça uma média do quanto pode pagar em cada refeição, por exemplo. Isso vai te ajudar a se organizar. Evite pedir bebidas e sobremesas, que geralmente encarecem a conta. 

7 - Na despensa: no caso das compras em supermercados, se você recebe o vale-alimentação, é importante fazer um controle para poupar e aproveitá-lo da melhor maneira. Pense bem em cardápios semanais e compre os itens que realmente precisa. Aproveite descontos, promoções e alimentos da época, que costumam custar sempre mais barato! Esses dois benefícios corporativos são muito valiosos para te ajudar a poupar antes das férias. Saber usá-los bem - e com consciência - faz toda a diferença.

Como ficam os benefícios corporativos nas férias?

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo! Segundo a lei trabalhista, não é obrigação da empresa oferecer esses benefícios corporativos durante os dias de descanso, mas sim uma opção. Ou seja, cada companhia pode escolher como proceder. 

Portanto, converse com a gestão e/ou com o RH para saber como funciona! Pode mudar caso a caso - e é fundamental entender direitinho para se programar. O mesmo vale para os benefícios flexíveis e para os demais que você recebe. Pergunte sempre.

Em relação ao vale-transporte, também conhecido como VT, trata-se de um benefício garantido pela lei trabalhista conhecida como lei do vale-transporte. Porém, nas férias, o desconto normalmente feito todos os meses no salário do colaborador não deve acontecer.  O motivo é simples: o funcionário não se deslocou e o empregador não precisou oferecer o benefício. Caso o trabalhador não tenha tirado o mês todo, esse cálculo deve ser proporcional aos dias off.

Concluindo

Poupar para as férias é muito importante! É essa organização que vai te ajudar a aproveitar os dias de folga com a tranquilidade que você merece - e precisa. Organize-se e planeje-se para ter a verba necessária, sem dores de cabeça. E conte sempre com os benefícios corporativos para te apoiar, como o vale-alimentação e o vale-refeição

Sem dúvidas, esse tipo de recurso ajuda a complementar o seu salário e a ter maior estabilidade financeira. Depois, é só curtir! Boas férias e até a próxima.