Veja como lucrar no Dia dos Pais!
5 Agosto 2024
Trazemos aqui 14 dicas de ouro para se destacar nesta data tão importante para os negócio
O Dia dos Pais é uma data muito importante para o calendário comercial. Pode ser uma alavanca e tanto para os lucros, desde que você saiba explorar a ocasião da melhor maneira.
Há diferentes formas de atrair a clientela e se destacar. E o melhor: não é preciso investir muito. Basta ter criatividade e, claro, uma boa estratégia. Quer saber como trabalhar isso agora mesmo? É o que te mostramos por aqui. Fique conosco para ver:
- Dia dos Pais: como vender mais?
- 12 dicas para lucrar
Dia dos Pais: boa data para lucrar
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o consumo das famílias brasileiras aumentou 1,5% no primeiro trimestre de 2024. O indicador é superior ao crescimento geral, que ficou em 0,8%.
Tal cenário, bastante impulsionado pelo aumento da renda familiar, é muito positivo para os restaurantes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a estimativa é que o setor fature 3,3% a mais em 2024 na comparação com o ano anterior.
Resumindo, com mais pessoas dispostas a gastar, sai na frente o negócio que oferecer boas condições e ofertas, principalmente em épocas festivas. E o Dia dos Pais, que já está batendo à nossa porta, é uma ótima oportunidade para turbinar as vendas. Mas como? Te mostramos 14 dicas infalíveis para aplicar antes, durante e depois da data.
14 dicas para lucrar no dia dos pais
Tudo pronto, vamos? Chegou a hora de você se organizar para aproveitar a data comemorativa e, de quebra, fidelizar mais clientes. Olha só o que pode te ajudar nesse processo!
Antes do Dia dos Pais
Faça parcerias com o comércio local
Você pode contactar as lojas vizinhas para entender se há interesse em participar de possíveis ações. Algumas ideias interessantes:
- Ao comprar um presente na loja de camisas que existe na rua, por exemplo, o cliente ganha desconto para almoçar ou jantar no restaurante.
- Deixe folhetos ou um QR Code do seu cardápio especial nos estabelecimentos vizinhos - e vice-versa.
- Ofereça uma sobremesa gratuita para quem comprou um presente em uma das lojas que estão ao seu redor.
São bons caminhos para divulgar as suas ações e ainda colaborar com os seus colegas de trabalho. Todos estão no mesmo barco!
Combos para a família
Pense em combos especiais para as refeições, de preferência com bebida e sobremesa inclusos. Quem levar o pai e o avô, por exemplo, tem direito a preços ainda mais atrativos. É uma ótima forma de chamar a atenção do público-alvo!
Cardápio especial
Considere elaborar um menu de Dia dos Pais, com pratos que você não costuma trabalhar. Ou então inclua ingredientes especiais naqueles que já são servidos frequentemente. Mas faça as contas para analisar finanças antes de tomar qualquer decisão. A ideia é ter lucros e não prejuízos. Portanto, invista em produtos da época, que geralmente são mais em conta, e combata o desperdício.
Reveja o layout
Analise o seu salão para entender se consegue incluir mais mesas. Porém, só faça isso se não for prejudicar o conforto dos seus clientes. Ninguém quer ficar apertado ou demorar para ser atendido. Se conseguir colocar mais lugares, entenda se a sua equipe conseguirá dar conta de tudo. Lembre-se: garantir uma boa experiência é fundamental.
Treine a sua equipe
Comemorações especiais pedem uma preparação mais elaborada. Converse com o seu time, mostre as suas expectativas e a estratégia que traçou para aquela data. O atendimento é primordial para garantir ótimas impressões.
Divulgue com eficiência
Use as suas redes sociais para promover as suas ações. Faça contagens regressivas, mostre os bastidores e as vantagens que as pessoas terão ao optarem pelo seu estabelecimento. Você precisa se destacar - e se comunicar com clareza fará toda a diferença.
Invista em fotos e vídeos
A comunicação visual é sempre mais impactante. Tire foto dos combos e dos pratos de Dia dos Pais e poste nas redes sociais. Mostre também o seu espaço, para deixar bem claro que você tem o aconchego necessário para essa data tão importante. Aproveite os seus canais para divulgar.
Dê descontos para reservas antecipadas
É sempre bom trabalhar com reservas nessas datas especiais. Assim, você pode se planejar e ainda evita frustrações por parte dos clientes. Então, uma boa forma de estimulá-los a seguir por esse caminho é oferecer descontos. Quem marcar uma mesa, por exemplo, paga 10% a menos sobre o valor da conta. Lembre-se de facilitar a reserva - ferramentas como o Google e o TheFork ajudam muito!
Durante o Dia dos Pais
Ofereça diversão
Que tal planejar um quiz de Dia dos Pais? Elabore algumas perguntas sobre a relação de pais e filhos. Exemplos: qual é a lembrança mais especial da infância? Ou então qual foi o primeiro presente que você deu ao seu pai? Quem fizer mais pontos, ganha um presente especial. Ou até mesmo uma sobremesa, por que não? Além de chamar a atenção da clientela, você ainda incentiva uma troca afetiva entre os familiares.
Disponibilize benefícios adicionais para quem está no programa de fidelidade
Se você tem esse tipo de iniciativa, priorize os seus clientes que já fazem parte do programa. Pense em vantagens extra para esse grupo, como uma porcentagem de desconto maior e/ou um brinde.
Garanta mimos
Que tal dar um presentinho para os pais? Pense em uma lembrancinha que possam levar, como flores, cartões, chocolates e livros, entre outros. Escolha algo que seja simples e em conta, para não pesar no seu orçamento. Uma boa dica é aproveitar as parcerias com o comércio vizinho para garantir esses presentinhos.
Entrega grátis no delivery
Tem gente que prefere ficar em casa. E tudo bem! Não se esqueça dessas pessoas. Uma boa forma de atrair a atenção é isentar as taxas de entrega no delivery. Assim, você se diferencia dos demais estabelecimentos e garante um aumento nos pedidos.
Depois do Dia dos Pais
Mensagem de agradecimento
Pegue os contatos e mande mensagens para quem foi ao seu restaurante. Haverá sempre novas datas comemorativas. Sendo assim, se você garantiu uma boa experiência para a família, é provável que voltem em breve.
Identifique pontos de melhoria
Você também pode enviar pesquisas de satisfação para entender se escolheu os caminhos corretos - ou o que é preciso fazer para evoluir. Dispare um questionário simples e rápido. Assim, a adesão será maior.
Concluindo
O Dia dos Pais está aí e há várias oportunidades para fazer o seu estabelecimento se destacar. Muitas das ações requerem criatividade, mas não pesam no seu orçamento (olha só que notícia maravilhosa).
Então, não há desculpas para não seguir em frente nessa ideia! Comece agora mesmo a planejar essa data comemorativa e veja os lucros crescerem. Estamos na torcida.
Boa sorte e boas vendas!