Grupo faz reunião e busca estabelecer um processo claro de comunicação entre todos

Guia das Soft Skills: melhore a sua comunicação no trabalho

5 Novembro 2024

Você pode valorizar - e muito - suas entregas se evoluir essa habilidade. Vem com a gente entender como!

Oi, tudo bem aí? Se você respondeu verbalmente ou mentalmente, já estamos nos comunicando. Minha intenção era saber como estavam as coisas (e espero que estejam bem). Consegui passar essa mensagem?

No dia a dia, transmitir o que estamos sentindo e pensando é uma tarefa importante - e ao mesmo tempo complexa. Não à toa, a "comunicação" é hoje uma das soft skills mais valorizadas do mercado de trabalho. Os motivos? Muitos deles! Vem com a gente mergulhar nesse tema. Você vai ver:

O que são soft skills?Dicas: como melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho?

O que são soft skills?

Você está na parte 1 do nosso Guia Pluxee sobre Soft Skills. Mas e aí, já sabe o que são elas? Estamos falando aqui de habilidades pessoais, e não daquelas que aprendemos em cursos e workshops. São coisas totalmente relacionadas à nossa personalidade e à forma como nos comportamos no dia a dia. Alguns exemplos:

  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Gestão do tempo;
  • Proatividade;
  • Comunicação.

Olha ela aí: a comunicação integra essa lista tão importante. É uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas - e também um trampolim para garantir várias conquistas interessantes. Olha só algumas delas:

São muitas as vantagens. Mas como trabalhar essa soft skill no dia a dia? Há alguns aspectos fundamentais.

Primeiro de tudo, se comunique com objetividade e clareza

Vamos começar com um desafio: leia bem e pense em qual texto de e-mail abaixo parece ser mais interessante para você.

Opção 1

Olá, bom dia! Segue uma planilha com os resultados de um trabalho que fizemos  sobre benefícios corporativos. Os resultados são interessantes indicadores para mostrar quais são os mais desejados por cada área da companhia.

Opção 2

Olá, bom dia! Segue uma pesquisa que nós, do setor de RH, fizemos sobre os tipos de benefícios corporativos mais apreciados por cada setor da empresa. São ótimos indicadores para orientar a compra desse tipo de recurso com inteligência e coerência.

Resposta: a opção 2 é a mais recomendada e te dizemos os motivos:

  • Já foi direto ao ponto, mostrando exatamente o trabalho realizado e o que as pessoas vão encontrar no arquivo anexo.
  • Dá os devidos créditos a quem fez a pesquisa.
  • Apresenta o valor daquele material. Ou seja, como aqueles resultados podem contribuir para otimizar as decisões.

Mas como escrever esses e-mails ou dizer tudo isso em uma apresentação? Uma boa maneira de acertar é ter total clareza daquilo que você deseja dizer. E, a partir disso, use uma linguagem objetiva, que vai direto ao ponto, e que valoriza o seu trabalho. Isso vale tanto para a comunicação escrita quanto para a falada. 

Uma dica é: faça exercícios constantes.

Ao escrever e-mails, por exemplo, leia com atenção antes de mandar e peça opinião de colegas sinceros. Em apresentações, busque entender o que os seus ouvintes entenderam, qual a mensagem que foi passada. Esse tipo de feedback vai te fazer evoluir!

Valorize o seu trabalho e dê os créditos

Mostre sempre o valor daquilo que você fez. Deixe claro:

  • Por que será importante para a companhia? 
  • Qual é o valor real daquela entrega?
  • Quanto tempo demorou para fazer? 
  • Quem foram os envolvidos? 
  • Dar os créditos é fundamental. Nunca esqueça disso.
  • Como foi o processo?

Saiba o que precisa ser dito e comunique com a maior clareza possível, mas tome cuidado para não cair no exagero. Falar muito de si mesmo, do que fez e de como é importante para a empresa, pode ter um efeito rebote. Comunique sem pesar. Equilíbrio é a base da sua estratégia.

Comunicação não é apenas falar. Ouça.

Quem não sabe ouvir dificilmente será uma pessoa que se comunica bem. Por isso, escute com atenção quem está ao seu redor. Mas faça isso com entrega. Preste atenção nos pontos apresentados e deixe as pessoas falarem. Contribua com opiniões que possam efetivamente acrescentar valor à conversa. Interromper a todo momento é sinal de quem não sabe ouvir.

Seu corpo diz muito

Aqui está mais uma forma de comunicação que não é, necessariamente, falada. Suas expressões são muito importantes. Preste muita atenção à sua linguagem corporal no dia a dia. Alguns exemplos:

  • Rosto tenso ou descontraído em conversas;
  • Acenar com a cabeça para dizer que concorda;
  • Firmeza na voz;
  • Articular as mãos ou ficar com as mãos no bolso.

Aqui, a dica é respirar fundo toda vez que o nervosismo bater. Se você tem a certeza do que quer dizer, fará isso bem. Puxe o ar e solte lentamente sempre que sentir alguma insegurança. Essa pausa é quase imperceptível e faz toda a diferença.

Outra sugestão é buscar mais conhecimento sobre o tema - e os livros são ótimas fontes de inspiração. Recomendamos o clássico "O corpo fala: a linguagem da comunicação não-verbal", do autor Pierre Weil. Ele aborda pontos importantes desse tipo de interação, dando orientações de como melhorar os principais aspectos no dia a dia. A publicação é bastante visual - gestos e movimentos são representados por ilustrações do artista Roland Tompakow. Vale muito a leitura! 

As opiniões valem ouro

Busque saber o que as outras pessoas pensam. E dê feedback sempre. Isso também deve integrar a sua estratégia de comunicação. Fazer só o que acha melhor, sem consultar as pessoas que trabalham com você, é o oposto dessa soft skill tão importante!

Concluindo

Saber se comunicar bem é fundamental para mostrar e valorizar o seu trabalho, além de ser uma ótima ferramenta de integração. Tenha clareza e calma para conseguir se expressar - e mostrar todo o valor das suas entregas. Respire fundo e siga em frente: você consegue!

E aí, gostou da primeira edição do nosso Guia Pluxee das Soft Skills? Fique de olho: a próxima será liderança. Até já!