Final de ano tranquilo com essas dicas de organização financeira e planejamento pessoal para o segundo semestre

Como economizar dinheiro no segundo semestre?

12 Agosto 2024

Hora de avaliar sua situação financeira e recalcular a rota, se for preciso. Quer dicas? Conte com a gente!

Sim, o ano está se encaminhando para o seu final. Passou rápido, né? Mas e aí, você já parou para pensar como estão as suas finanças? Ou então refletiu sobre as metas que traçou lá atrás? Agora é a hora! 

Ainda dá tempo de fechar tudo no verde e ainda comprar o que você tinha sonhado. Bora lá ver como? Fique conosco por aqui para saber:

  • Organização financeira: ainda dá tempo de começar!
  • Planejamento financeiro pessoal: 9 dicas especiais

Organização financeira: ainda dá tempo de começar!

Janeiro: todo mundo faz promessas, traça metas, define objetivos e se motiva a tirar os sonhos do papel. Corta para agosto. E aí, o que você fez? Agora é o momento de olhar para trás, comemorar ou então dar um gás para conseguir alcançar o que você tinha planejado. Nós, claro, vamos te ajudar nesse processo.

Mas antes precisamos refletir juntos sobre um tema: educação financeira. Estar com as contas em dia é essencial para garantir mais tranquilidade e bem-estar. Tudo flui melhor, no trabalho e na vida pessoal de modo geral. Por isso, busque entender sobre o tema. O seu interesse fará a diferença nessa jornada. Agora, vamos para as dicas!

Planejamento financeiro pessoal: 9 dicas especiais

Faça um diagnóstico das suas finanças

Você só vai conseguir ter uma gestão financeira saudável se souber profundamente como está a sua situação atual. Analise detalhadamente a sua receita e as suas despesas atuais. 

Coloque tudo em uma planilha, mês a mês, para entender como foram os seus gastos, quanto sobrou por mês e se você conseguiu guardar alguma coisa. Com base nisso, entenda quais custos consegue cortar para atingir a sua meta de volume de dinheiro a ser guardado.

Defina limites

Em outra aba da planilha, aproveite para categorizar os seus gastos. Exemplo: supermercado, vestuário, higiene e por aí vai. Especifique um limite para cada um dos grupos. Ou seja, quanto você poderá gastar por mês. Procure seguir essa regrinha à risca.

Seja realista

Em todos esses limites que falamos, procure ser extremamente realista. Nada de inventar metas que você nunca vai conseguir cumprir. Olhe para os gastos mês a mês e faça uma média. Descarte aqueles períodos que você exagerou. Deve haver uma margem de segurança, mas nada que possa comprometer as suas finanças.

Corte gastos extras

Entre todas essas categorias de gastos há alguma que você considera supérflua? Os cortes podem começar por aí. Um exemplo: uma camiseta nova, sendo que você tem várias outras iguais. Esse tipo de economia pode representar muito na somatória geral.

Crie uma reserva de emergência

Esse recurso é muito importante, principalmente em caso de imprevistos. Trata-se de um valor que você guarda todos os meses para conseguir ter um montante suficiente para sobreviver por um tempo determinado. Considere suas despesas fixas e variáveis. Com base nelas, defina uma porcentagem correspondente ao seu salário. Aí, é só você mandar para o fundo que achar mais pertinente!

Faça um planejamento das coisas que deseja comprar

Defina suas metas também nessa esfera. Por exemplo: você precisa comprar um tênis novo de corrida. Em vez de se comprometer fazendo parcelamentos, procure guardar uma quantia sempre que for possível. Dessa forma, se livra da dívida mensal e ainda consegue descontos - há várias lojas que fazem esse tipo de promoção para quem paga à vista, principalmente no PIX.

Defina como será o final do ano

Sabemos que esse período é de muitos gastos. Mas se você se planejar antes, as chances de economizar aumentam. Isso vale, sobretudo, para o Ano Novo. passagens aéreas e hotéis costumam ser mais em conta se houver antecedência. Planeje também quanto gastará com presentes e festas. Assim, já pode fazer um fundo para não se complicar.

Acompanhe os seus gastos

Sabe aquela planilha que falamos no início? Ela deve ser a sua companheira! Não é para criá-la e depois abandoná–la. Coloque os seus gastos lá frequentemente. Só assim você pode identificar como está o seu desempenho.

Aproveite os benefícios corporativos

Eles são uma mão na roda para quem deseja economizar. Mas você também pode colocar alguns truques em prática para fazê-los render ainda mais. No vale-alimentação, por exemplo, pesquisa em quais supermercados os preços estão mais baratos (e aproveite sempre as promoções!). Opte sempre por produtos de época, que têm valores atrativos. 

Em relação ao vale-refeição, defina um limite diário e vá acompanhando o seu saldo no app Pluxee Brasil. É uma forma de garantir um controle maior.

Concluindo

O fim do ano está aí! Hora de avaliar como está a sua saúde financeira e entender o que deve ser feito para garantir que todas as suas metas sejam cumpridas. Vamos lá: falta pouco e você consegue! Sabemos que uma boa gestão faz a diferença na vida de modo geral - nos deixa mais felizes, satisfeitos e produtivos.

Vamos juntos, então, aproveitar para fazer as contas e se organizar? Boa sorte e até a próxima!