É urgente: a equidade racial precisa ser colocada como meta empresarial. Como fazer isso?
3 Novembro 2022
Leia no artigo de Fabiana Galetol, Diretora de Pessoas da Sodexo Benefícios e Incentivos, o que grandes organizações estão fazendo em prol dessa causa.
Fabiana Galetol, Diretora de Pessoas da Sodexo Benefícios e Incentivos
Há muitos anos, a Sodexo vem se movimentando e atuando para promover cada vez mais um ambiente inclusivo, diverso e equitativo, que proporcione uma diversidade corporativa. Diariamente, a empresa trabalha no que definiu como cinco pilares estratégicos do negócio: Cultura e Origens, Gênero, Gerações, Orientação Sexual e Pessoas com Deficiência. Acreditamos que é necessário investir nossos esforços para chegar até os melhores talentos, refletir internamente o mercado e promover um espaço acolhedor para que eles se sintam seguros e possam realmente ser quem são. Temos consciência de que a companhia fica ainda mais criativa e produtiva, desempenhando melhor suas atividades e entregando mais valor aos clientes quando há diversidade e inclusão nas equipes, garantindo igualdade de oportunidades.
Dentro dessa atuação constante, um dos grandes focos da companhia tem sido a equidade racial. Se olharmos para o panorama brasileiro, de acordo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, 56% da população brasileira se autodeclara negra (sendo 46,8% pardos e 9,4% pretos). Diante disso, nós, como empresa, precisamos refletir essa realidade, reconhecer a desigualdade de oportunidades e promover ações de diversidade e inclusão nas empresas para que, de fato, o cenário mude.
Para promover a mudança, a Sodexo se uniu ao Movimento pela Equidade Racial, o MOVER, com outras 46 grandes empresas. O MOVER trabalha com três grandes pilares: conscientização do racismo, capacitação de pessoas negras e inserção no mercado de trabalho.
A proposta da iniciativa é aumentar diversidade organizacional por meio da participação de profissionais negros no mercado e, por consequência, nos degraus mais altos. A meta do Movimento até 2030 é de que 10 mil cargos de liderança e outros 3 milhões de postos de trabalho sejam ocupados por pessoas negras. O objetivo é atingir todo o mercado de trabalho brasileiro promovendo a diversidade nas organizações e, claro, com impacto nas empresas parceiras.
Para isso, há um trabalho estruturado de governança, em que cada empresa é orientada a estipular prazos e cotas para garantir a diversidade no trabalho, ou seja, definir o seu próprio target de acordo com suas dimensões e índices de crescimento. A Sodexo é a única empresa de benefícios, mas há concorrentes que estão ali, juntas, com o mesmo propósito. Afinal, a diversidade no ambiente de trabalho é uma questão de responsabilidade social e de sustentabilidade, em que todos nós ganhamos.
Em uma das primeiras reuniões que tivemos, por exemplo, uma consultoria de recrutamento de negros que estava no evento do MOVER nos mostrou que há uma demanda represada de mão de obra negra qualificada que não vemos nas universidades. Esses canais de relacionamento formados por negros e voltados para negros são fundamentais para criar pontes para promover a diversidade e inclusão nas empresas.
Além de todo ganho social e das novas oportunidades no nosso ecossistema de clientes, parceiros e colaboradores, a diversidade nas empresas abre portas do ponto de vista do negócio. Recentemente, um executivo, ao ver a filha sofrer discriminação racial, sabendo que a Sodexo tem o tema como pauta e se uniu ao MOVER, comentou: “Quero fazer alguma coisa, porque eu sinto essa dor todos os dias”, ele disse.
Essa frase ficou na minha cabeça. Eu, como uma pessoa branca, em uma empresa majoritariamente branca, me solidarizo profundamente, mas não vivencio na pele essa realidade. Por isso, empresa, RH, gerentes, gestores e colegas precisam dar voz a essas pessoas para discutir a equidade de raça. E é por isso que convido você a conhecer dois de nossos colaboradores, que foram destacados para fazer parte de uma das iniciativas do MOVER. São eles os melhores oradores para as suas próprias demandas.
Este artigo sobre igualdade racial nas empresas é resultado de uma
parceira da Sodexo com o Projeto Draft.
Leia também:
Por que sua empresa precisa de Diversidade, Equidade e Inclusão?