Supermercado de sucesso com controle financeiro, controle de estoque, estratégias de marketing e inovação

Quais são os segredos de um supermercado de sucesso?

27 Agosto 2024

Confira no artigo estratégias e dicas para se manter competitivo diante da forte concorrência

Os donos se supermercados de menor porte sempre se perguntam como podem se diferenciar e se tornar um estabelecimento de sucesso frente a tamanha concorrência. E quais estratégias você, empreendedor, pode usar para se manter competitivo? É isso que você vai conferir neste artigo no blog da Pluxee. Confira os segredos para se destacar em seu ramo!

Inovar para diferenciar

A inovação é um importante requisito de diferenciação, já que as novidades chamam a atenção do público e se destacam do comum.

Mas apenas de inovar por inovar não é o suficiente: é preciso entender as tendências do mercado e as necessidades do consumidor para oferecer produtos e serviços que, além de inovadores, sejam úteis para a população.

Apesar de a tecnologia ser realmente relevante no contexto da inovação, o supermercado sucesso não deve se prender somente a ela. É preciso, acima de tudo, melhorar os processos internos. Assim, você inova a forma de trabalhar de todo o seu negócio, o que também vai captar a atenção dos clientes.

Dicas para ter um supermercado diferenciado

Confira algumas dicas que a Pluxee separou que podem deixar o seu supermercado ainda mais diferenciado. Você pode considerar elas como um roteiro para desenvolver um planejamento estratégico eficiente.

Melhore os processos no mercado

Os processos podem ser otimizados de diferentes maneiras. A rotina de um supermercado, geralmente, envolve os itens abaixo:

Controle financeiro

É preciso:

  • controlar o fluxo de caixa,
  • planejar os gastos com salários, impostos, fornecedores e os investimentos,
  • compreender as datas sazonais que oferecem bons lucros,
  • conhecer os produtos mais vendidos e mais lucrativos, que não podem faltar no estoque e nas prateleiras, se organizando de forma que o capital de giro nunca falte no caixa.

Controle de estoque

É importante identificar os itens com maior demanda, os que têm baixa demanda, e a frequência com que se repõem os produtos nas prateleiras. Nesse momento, vale a pena aplicar estratégias de estoque enxuto, fazendo pedidos somente quando o estoque alcançar o número mínimo admissível, o chamado “ponto de pedido”.

Outra dica é oferecer produtos próximos ao vencimento por preços bem mais baixos, uma estratégia que ajuda a evitar prejuízos. Mas atenção! É indispensável que o cliente seja informado com clareza sobre a proximidade da expiração de alimentos em supermercados. Quanto à organização, o mais indicado é o uso da técnica PEPS, ou seja, o primeiro produto que entra é o primeiro que sai. Assim, os produtos com data de vencimento mais próxima ficam na frente, tanto nas prateleiras quanto no estoque.

Planejamento de marketing

Além de divulgar o negócio, o marketing ajuda a fidelizar clientes, além de ajudar a proporcionar boas experiências de compra aos clientes. Dentro de uma boa estratégia de marketing, existem diversas maneiras de divulgar o seu negócio: panfletos, redes sociais, cartazes, anúncios pagos na internet, propagandas em telas instaladas nos elevadores de prédios e muito mais.

Outra boa estratégia é estabelecer parcerias com os fornecedores e outras empresas, que permite conseguir preços bons e oferecer brindes para os clientes. A implementação de um programa de assinaturas ou de fidelização também vem se mostrando cada vez mais popular e benéfico na retenção de clientes.

As estratégias de marketing sensorial também podem ser muito valiosas, permitindo a exploração de vários sentidos:

  • visão: reforço dos elementos da marca, especialmente por meio das cores;
  • paladar: prática de degustação de produtos;
  • audição: playlist que agrade o público que faz compras.

Recursos Humanos

Uma área de Recursos Humanos robusta e funcional é essencial para o sucesso de um negócio: é necessário ter cuidados na contratação dos funcionários, na gestão de pessoas e, também oferecer treinamento e capacitação para que eles se aperfeiçoem sempre mais, oferecendo um ótimo atendimento e desenvolvendo um trabalho produtivo.

Gestão do relacionamento com o cliente

Um relacionamento de boa qualidade com os clientes é uma parte praticamente indispensável para um supermercado diferenciado: conhecendo bem seu público consumidor, é possível descobrir o que ele deseja e oferecer antes de seus concorrentes, surpreendendo seu cliente e mostrando que se interessa por ele, oferecendo um atendimento personalizado e exclusivo.

Uma sugestão é implementar um checkout moderno, sem demora no atendimento, já que as filas muito grandes tendem a desmotivar os clientes, que podem até desistir de suas compras. Considere as seguintes possibilidades:

  • rapidez nas transações (a gaveta abre automaticamente com o pagamento);
  • canais de autoatendimento;
  • delivery.

Monitoramento e avaliação dos processos

Monitore e avalie os processos para garantir que tudo que foi planejado está sendo cumprido. Avalie o nível de satisfação do cliente para se certificar de que ele está feliz com os resultados.

Ouça os feedbacks

Interaja com seu público, dê a ele a oportunidade de sugerir e criticar, e também, considere a opinião dele e procure aplicar suas sugestões, se elas forem viáveis. Os feedbacks permitem um conhecimento mais profundo do comportamento do consumidor e facilitam o caminho para seu negócio se tornar um supermercado de sucesso. Além disso, fazer as mudanças sugeridas estabelece uma relação de confiança com seus consumidores mais regulares, que se sentem ouvidos.

Encontre formas de reduzir custos

Reduzir custos é uma necessidade de todo supermercado: diminuir os gastos permite aumentar a lucratividade e oferecer preços mais baixos aos clientes.

Cultivar suas próprias hortas, por exemplo, é uma forma de reduzir custos com insumos, oferecer preços mais atrativos e melhorar a qualidade dos produtos. Hortas verticais, hortas em telhado, hortas em áreas livres do supermercado são soluções viáveis.

Boas parcerias com fornecedores também ajudam a diminuir gastos com insumos, e fazer a compra de produtos direto dos fabricantes é uma maneira de se livrar de preços mais altos.

Melhoria na qualidade e variedade de produtos e serviços

Melhorar a qualidade de produtos e serviços é uma forma de agradar os clientes e aumentar a receita do negócio. Algumas das melhorias mais efetivas envolvem elevar a qualidade dos produtos, reduzir preços e agilizar o atendimento e os serviços de entrega.

Observando as tendências de mercado, também é possível desenvolver produtos e serviços extras que satisfaçam as suas expectativas — como produtos exclusivos, com preços mais baixos, ou assistência de compra personalizada, por exemplo.

Use um sistema de gestão

Um bom software de gestão ajudará na melhoria dos processos em geral, incluindo controle de estoques e financeiro, além de ajudar no cadastro de clientes e no controle dos itens de maior saída.

Adote a omnichannel (multicanais)

O omnichannel, também conhecido como multicanais, é uma ótima estratégia para deixar seu supermercado mais moderno, usando diversos canais integrados entre si e que funcionam simultaneamente. Assim, é possível evitar falhas no atendimento, oferecendo uma melhor experiência de compra ao consumidor.

As lojas físicas devem se manter integradas com o site, com as mídias sociais, com os dispositivos móveis, com os aplicativos. As entregas em domicílio podem ser feitas diretamente por alguns aplicativos, com descontos para os clientes. Nem precisa falar o quanto isso ajuda a criar um supermercado diferenciado.

Por fim, você deve investir em estratégias de diferenciação a partir das necessidades de seu supermercado e das demandas do público: analise os pontos fracos do negócio, aqueles que ele precisa mudar para se tornar atualizado e mais eficiente. Um supermercado diferenciado consegue se manter mais competitivo e amado pelos clientes – ainda que existam outros supermercados inovadores, invista em algo mais exclusivo, que seja característico somente de seu negócio.

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