cardápio harmonização de pratos

Como fazer uma harmonização de pratos no restaurante?

26 Maio 2023

Combinar cores e sabores criando uma memória afetiva do seu estabelecimento vai atrair mais clientes. Saiba como fazer pratos harmonizados no artigo.

Possivelmente a melhor experiência de harmonização de pratos que você já vivenciou veio de onde menos espera: a casa dos avós ou dos pais. Sabe aquela comida que até hoje a sua memória afetiva relaciona àquele lugar? Esse é o resultado proporcionado por uma experiência de harmonização bem sucedida.

A boa notícia é que o seu restaurante pode produzir esse tipo de memória afetiva e gustativa para os clientes, entregando sensações muito mais profundas com os pratos do menu e conquistando a fidelidade do público, basta caprichar no cardápio de restaurante. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a harmonização de pratos?

A harmonização de pratos é uma técnica usada pela gastronomia para transformar a experiência do consumidor em algo mais complexo e completo. Para isso, são usadas diferentes estratégias, como combinar gostos doces, ácidos e amargos no cardápio de restaurante.

Outra forma bastante frequente pela qual a harmonização acontece é por meio da combinação entre pratos e bebidas específicas, que ajudam a equilibrar os sabores oferecidos no restaurante. É o chamado jantar harmonizado! Nesse caso, é criado um terceiro sabor, capaz de realçar a percepção sobre os ingredientes.

Além do paladar, outros elementos podem ser usados para enriquecer essa experiência e deixar o cardápio de restaurante rico para o cliente. O olfato é um deles, dando um “quê” a mais na hora de servir a comida. Outro fator que conta bastante é o visual, já que é ele quem faz a apresentação inicial de uma receita.

Por que harmonizar os pratos do seu restaurante?

Ter um cuidado redobrado com a harmonização dos pratos serve justamente para levar a experiência do consumidor a um novo nível. O primeiro aspecto surpreendente do prato deve ser a sua apresentação. É o famoso “comer com os olhos” que abre o apetite do cliente.

Além da beleza, o prato deve estar carregado de alternativas sensoriais. Assim como as cores e os formatos, o aroma é algo que aguça ainda mais os sentidos. Da mesma forma, as diferentes texturas podem ser uma jogada interessante para surpreender o público-alvo quando a comida vai à boca.

Lembre-se de que o objetivo é criar percepções complexas e surpreender o paladar e o olfato no cardápio de restaurante. Isso é o que acontece quando olhamos um prato e deduzimos um sabor, mas somos pegos por combinações ímpares, como um amargor no ponto certo ou uma acidez equilibrada.

Como fazer uma harmonização de pratos eficiente?

Fazer a harmonização dos pratos não é difícil, desde que você tenha um conhecimento gastronômico básico e um pouco de criatividade. Para isso, é interessante explorar diferentes opções, como:

  • harmonizar pratos e bebidas — proporcione mais acidez com as bebidas, realçando o sabor dos ingredientes;
  • criar um apelo visual — aposte na elaboração visual do prato, montando verdadeiras obras comestíveis;
  • construir um aroma incrível — faça com que a apresentação do prato chegue antes ao olfato do que ao paladar.

Com essas dicas para um jantar harmonizado, será fácil tornar a experiência culinária do seu público mais positiva. Assim, você entregará um diferencial relevante em relação à concorrência e ainda conquistará a lealdade do seu público, que estará sempre aberto a novas experimentações.

Gostou do que viu por aqui? Então, acompanhe nosso blog para ter acesso a muito conteúdo sobre tendências em gestão de negócios, capacitação da equipe e muito mais.