gestão 360 em restaurantes

Gestão 360 em restaurantes: por onde começar

1 Setembro 2023

Conheça esse método de administração de um estabelecimento que vai ajudar você a vender mais e otimizar os resultados.

Quando se trata do gerenciamento de um estabelecimento, vários aspectos podem se tornar desafiadores. Por isso, é fundamental buscar meios e recursos para transformar toda dificuldade em oportunidade. Entre os modelos de administração que possibilitam isso está a gestão 360.

Ela permite que você tenha uma visão mais completa sobre todos os setores do estabelecimento, entendendo exatamente o que precisa ser feito para otimizar os resultados. Quer saber mais? Então aproveite a leitura.

O que é gestão 360?

A gestão de negócios 360 nada mais é do que um modelo, uma metodologia por meio da qual um empreendimento é administrado. Sua principal diferença em relação a outras propostas é que ela assume uma visão mais abrangente do negócio.

Desse modo, em vez de abordar cada setor de forma separada por departamentos, ela compreende o estabelecimento como um único sistema, com partes interdependentes. Isso é importante, principalmente, para fortalecer o funcionamento do restaurante, integrando cada parte e direcionando todas elas para objetivos em comum.

Qual é a importância desse tipo de gestão?

A verdade é que uma gestão 360 aumenta a profundidade do conhecimento do gestor sobre os seus processos, tanto os internos quanto aqueles relacionados a clientes, parceiros e fornecedores, por exemplo. Com essa visão mais abrangente do estabelecimento, fica muito mais fácil solucionar problemas pontuais que vão surgindo e que podem prejudicar vários setores, como a demora na entrega de um item.

Além disso, com uma visão 360 bem treinada, o gestor e a equipe se tornam mais atentos às tendências do segmento de alimentação fora do lar. No longo prazo isso se transforma em uma rica fonte de informações e ideias.

Outra vantagem é a melhor qualidade das decisões tomadas. Com uma gestão 360, você fica muito menos propenso a tomar decisões que vão beneficiar apenas uma parte da operação. Usando indicadores, por exemplo, é possível descobrir que escolha afetará positivamente o maior número de pessoas ou de processos de uma só vez.

Quais são os seus principais benefícios?

Que tal conhecer alguns dos principais benefícios da gestão 360? Veja quais podem ser positivos para o seu restaurante.

Visão panorâmica

Uma visão panorâmica do estabelecimento é aquela capacidade de ver o negócio como algo que vai além da soma de vários setores diferentes. Por mais que ela seja um agregado de marketing para restaurantes, vendas, operação e assim por diante, ela também é um propósito que move o estabelecimento.

Essa visão torna as decisões mais fáceis e acertadas, além de posicionar melhor o negócio no mercado.

Antecipação de tendências

A antecipação de tendências é algo que se torna particularmente mais viável a partir do momento que você amplia a sua visão sobre o estabelecimento. Desse modo, você para de olhar para necessidades básicas, como ter um preço mais baixo que o do seu concorrente, e passa a olhar para as oportunidades, como criar um verdadeiro diferencial competitivo que justifique seus preços.

Melhoria nos processos

Uma gestão 360 também é perfeita para quem precisa melhorar seus processos internos. Ela ajuda a identificar gargalos existentes em um setor, mas que podem estar afetando os demais, por exemplo. Além de estar sempre de olho nas oportunidades de melhoria que podem elevar a qualidade dos serviços prestados.

Como colocar a gestão 360 em prática no restaurante?

Se você está achando que levar isso tudo para a realidade do seu restaurante é algo complicado, saiba que não é. Você só precisa se manter atento a alguns passos básicos que ajudarão nessa jornada. Então, continue acompanhando!

Planeje a transição

Como qualquer coisa que você vá fazer no estabelecimento, a gestão 360 também começa no planejamento. Em geral, você precisa definir quais são os objetivos comuns que existem entre as áreas do negócio e como eles podem ser alinhados em uma só estratégia para facilitar os esforços.

Se você quer aumentar a qualidade das suas entregas, por exemplo, isso é algo que começa na compra com os fornecedores e termina no atendimento ao cliente.

Utilize métricas a seu favor

Para entender o seu desempenho nesse processo de mudança, nossa dica é que você determine algumas métricas e indicadores para ficar de olho. Isso vai servir tanto para apontar onde estão os principais gargalos do negócio quanto para elucidar as oportunidades de melhoria e de avanço, mesmo quando tudo já estiver parecendo bom o bastante.

Trabalhe a melhoria contínua

Também é importante desenvolver a mentalidade de melhoria contínua. Dessa forma, quando você conclui um ciclo de melhoria, já pode se preparar para iniciar outro.

Lembre-se, por exemplo, que ao melhorar a qualidade dos ingredientes usados no seu cardápio, você facilita a vida dos profissionais da cozinha, mas também, o marketing, que tem um produto de alto padrão para oferecer aos clientes.

Gere transparência

Algo que funciona muito na gestão 360 é a geração de informações para todo o estabelecimento. Os colaboradores precisam saber dos resultados do negócio e, mais do que isso, do desempenho deles.

Pertencer a um time também diz respeito a estar a par das notícias boas e ruins sobre os esforços feitos no dia a dia. Aliás, uma comunicação integrada pode fazer toda diferença nesse sentido.

Conte com um sistema integrado

O que também não pode faltar em uma gestão 360 é um sistema integrado que reúna informações atualizadas sobre todos os setores. Isso vai ajudar tanto no compartilhamento de dados quanto no monitoramento de variáveis. Assim, sempre que um item estiver acabando na cozinha, por exemplo, o estoque já sabe que precisa refazer o pedido.

Inclua o cliente

Sua visão 360 do negócio também precisa incluir o seu cliente. Por isso, tenha o hábito de realizar pesquisas com o seu público e procurar saber a opinião dele sobre os seus produtos e serviços.

Não esqueça de implementar melhorias a partir das informações obtidas com esses instrumentos. Esteja sempre atento ao que pode facilitar a vida do consumidor, como aceitar vale-refeição por exemplo.

Como você viu, desenvolver uma gestão 360 não é tão complicado. Esse processo se inicia com a ampliação da sua visão sobre o estabelecimento e com o entendimento de que todos os setores estão interligados. Além disso, exige uma inclinação para a melhoria contínua. Agora você já sabe como levar essa realidade para o seu restaurante!

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