Confira as novas estruturas organizacionais e cargos de RH, incluindo Chief Happiness Officer e Engagement Manager.

O RH tá diferente: bora conhecer?

16 Agosto 2024

Novos cargos e estruturas vêm deixando o setor mais estratégico e voltado para quem importa: as pessoas

Muito prazer, RH. Ou seria novo RH? O setor está diferente - e tem mudado para a melhor. Mas o que aconteceu por aqui? Muita coisa. Além da configuração que já conhecemos, o departamento vem ganhando novas posições. Muitas delas voltadas para garantir o bem-estar da equipe. Olha só que coisa boa!

E aí, ficou com vontade de conhecer os cargos que podem turbinar ainda mais a atuação do departamento? Nós, claro, trazemos todas as novidades por aqui. Vamos juntos conferir?

RH de cara nova: inovação e novos desafios na gestão de talentos

O RH cresceu, evoluiu e está cada vez mais maduro. Olha só as vantagens que o tempo traz! Brincadeiras à parte, o setor tem se transformado ano a ano. Uma evidência é a inclusão de novos cargos, principalmente para atender a demandas cada vez mais urgentes e necessárias.

Aquela configuração quadradinha, muito focada em processos burocráticos, ficou para trás faz tempo. E aí, vamos juntos entender o que mudou? Te mostramos aqui!

Chief Happiness Officer

Responsável por garantir a felicidade da equipe! Sabemos que esse sentimento é resultado de uma conduta empresarial que valoriza as pessoas, oferece boas condições de trabalho, acolhe, investe em capacitação e respeita as diferenças. Então, trata-se de um profissional de extrema importância no time.

A principal atribuição desse profissional é analisar os níveis de felicidade e de engajamento dos colaboradores por meio de pesquisas e muita escuta ativa.

Com isso, conseguem identificar pontos de melhoria e atenção,  com foco na correção de erros e na evolução contínua. Também colaboram ativamente na construção de diferentes programas que alavancam a satisfação dos profissionais, tais como:

A felicidade no trabalho é uma construção. Quando há esse sentimento, o envolvimento dos colaboradores com a empresa aumenta. E, de acordo com especialistas da plataforma The Happiness Index, isso exige um trabalho contínuo em frentes específicas, como significado e propósito, clareza, crescimento profissional e capacitação.

Gestão de engajamento

Funcionários engajados tendem a produzir mais, gostar do trabalho e, consequentemente, ficam mais tempo na empresa. É um elemento central em toda estratégia de retenção de talentos. Por isso, profissionais com habilidades nessa esfera têm atraído os olhares do RH.

Ter diretores ou gerentes, entre outros cargos, com foco no envolvimento das equipes deixou de ser uma tendência. Passou a necessidade. Esse tipo de profissional busca entender como ampliar a conexão das pessoas com a companhia.

Especialista em People Analytics

A análise de dados é fundamental para ter um RH estratégico. Contar com  profissionais dedicados a esse estudo contínuo fará com que o setor tome decisões melhores e mais consistentes.

Por exemplo: o índice de absenteísmo cresceu. Olhando para casos isolados não é possível ter uma ideia do que pode estar ocasionando essa alteração. Mas a avaliação de um conjunto de informações, como frequência, período do ano e cargo, entre outros, pode te dar um panorama muito maior. Ou seja, mais pistas para estruturar uma estratégia capaz de resolver o problema.

Chief Travel Officer

As viagens corporativas são uma realidade! E sabemos que elas envolvem muitas burocracias, que podem comprometer prazos e orçamentos. Aqui, aparece uma nova função: a de gestão desse processo. Um estudo realizado pela Mastercard mostrou que 85% dos executivos de grandes empresas declararam que querem ter uma pessoa para lidar exclusivamente com essas questões.

De acordo com o estudo, "em 10 anos, será comum que as empresas tenham um diretor de viagens para gerenciar as complexidades dos processos, otimizar e trabalhar para obter as melhores práticas."

Especialista em transformação digital

Pessoas que estão sempre de olho nas tendências de mercado e em novas ferramentas/soluções capazes de otimizar o dia a dia do setor. A transformação digital é um processo contínuo, que nunca vai acabar.  

Por isso, é importante ter profissionais por dentro, ou seja, imersos nesse movimento. Sai na frente o RH que adianta possíveis comportamentos e mudanças.

Especialista em experiência do colaborador

Sua atenção será 100% voltada para garantir que o percurso seja satisfatório, desde a fase de entrevistas, passando pela contratação e onboarding, até a hora de dar tchau.  

Esse cuidado faz a diferença na atração e retenção de talentos, bem como no reforço da estratégia de marca empregadora.

Profissionais voltados à promoção genuína da diversidade e da inclusão

Sabemos que essas presenças não são novidades, mas é sempre importante ressaltar a necessidade - e a urgência - de ter pessoas criando estratégias consistentes de inclusão e diversidade.  

Segundo um estudo realizado pela Glassdoor, 76% dos talentos que estão em busca de um novo emprego consideram que uma equipe diversa e inclusiva é um fator decisivo na hora de dizerem "sim" ou "não" a possíveis ofertas de trabalho. As pessoas querem fazer parte de organizações nas quais todos são bem-vindos e que tenham as mesmas oportunidades.

Concluindo

Olha só como tem muito cargo novo no RH! E essa diversidade de habilidades é o que torna o setor mais plural, inclusivo e, sobretudo, humano. Tais posições refletem as movimentações do mundo em relação às pessoas. E que bom que o bem-estar e a satisfação estão no foco.

Agora, conta pra gente: como tem sido por aí, hein? Que tal refletir sobre a sua área? Pode ter certeza de que será um bom exercício! Obrigada pela companhia e até a próxima!