Engenharia de cardápio: use a seu favor
4 Abril 2022
Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante.
Você já ouviu falar em engenharia de cardápio? Essa estratégia, que também é conhecida como menu engineering, é uma forma qualitativa de avaliar os itens comercializados pelo restaurante, partindo de categorias analíticas, como popularidade e a margem de contribuição dos produtos.
Pensando nisso, este conteúdo explica como a engenharia de cardápio foi criada e reúne as melhores dicas para aplicar essa estratégia no seu restaurante, otimizando informações, investindo no aspecto visual do menu, apostando na metodologia dos quatro quadrantes e ampliando a descrição dos produtos. Continue a leitura e aprenda a vender mais com menu engineering!
Veja os tópicos deste artigo:
- Como foi criada
- Como aplicar para vender mais
Como a engenharia de cardápio foi criada?
Não é de hoje que os restaurantes investem na engenharia de cardápio para otimizar a exposição de itens no menu e, dessa maneira, conquistar o público-alvo e conseguir ampliar o número de vendas mensais.
Na verdade, essa estratégia surgiu nos Estados Unidos, quando os professores Michel Kasavanas e Donald Smith, da School of Hospitality Business da Universidade de Michigan, desenvolveram em 1982 critérios analíticos, como o estudo da lucratividade, o custo relativo dos insumos e a popularidade dos pratos, para rearranjar o menu dos estabelecimentos.
Como aplicar a engenharia de cardápio para vender mais?
Até aqui, você sabe o que é e como a engenharia de cardápio surgiu no mercado. Mas a dúvida que fica é como aplicar esse conhecimento ao seu negócio, certo? Listamos as principais dicas!
Otimize as informações
Ao longo de anos, os estudos de menu engineering mostram que otimizar informações no cardápio é um elemento fundamental para conquistar o público. O ideal é dar prioridade e destacar os pratos que são mais rentáveis para o restaurante. Sabe por quê? Isso impacta a quantidade de itens comercializados e diminui consideravelmente a indecisão do cliente sobre qual opção escolher, facilitando a compra.
Pense no aspecto visual
O visual do cardápio é outro ponto essencial para quem quer aumentar o ticket médio do restaurante. Além de investir em imagens chamativas, que despertem o desejo do cliente, e apostar em uma comunicação estratégica, organize os tipos de pratos, separando-os por entrada, opção principal e sobremesa ou criando categorias para comidas veganas e vegetarianas, por exemplo.
Use a metodologia dos quatro quadrantes
Uma das principais contribuições da engenharia de cardápio para o mercado da alimentação é a metodologia dos quatro quadrantes, isto é, uma matriz para classificar os pratos que vão do fracasso (loser) ao sucesso (winner).
Para aplicar esse conhecimento em seu restaurante, vale classificar a popularidade dos pratos, classificando-os nestes quadrantes:
- estrelas (stars ou winners), opções mais pedidas entre clientes que impactam a lucratividade do negócio;
- burros de carga (plowhorses), pratos com boa saída no restaurante, mas sem muita lucratividade;
- quebra-cabeças (puzzles), pratos que não têm muita saída, mas que contribuem para a lucratividade do empreendimento;
- cães (dogs ou losers), itens com baixa demanda e pouca lucratividade.
Capriche nas descrições do cardápio
Por fim, uma estratégia de menu engineering que auxilia o empreendedor no restaurante é descrever detalhadamente os itens, mostrando quais são os ingredientes usados na preparação do prato e, se possível, indicando a procedência dos insumos.
Neste artigo, você entendeu o que é e como aplicar a engenharia de cardápio para otimizar as vendas no restaurante. Acompanhe nossos artigos para receber mais dicas sobre como aumentar as vendas em seu estabelecimento.