Aposte nos alimentos de origem vegetal no Dia Mundial Sem Carne (20 de março).

Dia Mundial Sem Carne: boa oportunidade para variar o cardápio!

20 Março 2024

Entenda o que a data representa e aproveite para testar diferentes combinações e pratos deliciosos

Já ouviu falar sobre o Dia Mundial Sem Carne? Então marque aí na agenda: ele é acontece no dia 20 de março, e tem como objetivo incentivar que as pessoas não comam nenhum tipo de proteína animal nesse dia. Além de promover hábitos mais saudáveis e sustentáveis, ele também é uma ótima oportunidade para que você expanda seus horizontes e experimente novos sabores. 

E se você não abre mão de incluir proteínas na sua alimentação, existem vários ingredientes que são riquíssimos em proteína e sabor, e que não são de origem animal. Vamos juntos enriquecer o cardápio do dia dia? Fique conosco e verá:

  • Flexitarianismo: o que é quais as vantagens?
  • Proteínas vegetais: onde encontrar e como inserir no cardápio?
  • Onde comer fora?

Flexitarianismo: o que é e quais as vantagens?

O Dia Mundial Sem Carne existe desde 1985. Foi criado nos Estados Unidos pela ONG FARM (Farm Animal Rights Movement ou “Movimento dos Direitos dos Animais de Fazenda”, em tradução livre), como forma de protesto e conscientização: a intenção é fazer com que as pessoas fiquem um dia inteiro sem comer carne e, assim, possam prestar mais atenção na causa animal. Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou cada vez mais força – e também mais espaço pelo mundo, e olha só onde ela está: aqui no Brasil!

A verdade é que a data é uma ótima oportunidade para repensar o que comemos, e também pode ser um trampolim para novos gostos, texturas e sabores. O motivo? Existem muitos alimentos de origem vegetal que são ricos em proteína, além de preços acessíveis, e comê-los mais vezes na semana, substituindo as carnes, pode trazer vários benefícios.

Esse hábito ganhou até um nome: flexitarianismo. Essa alternativa de consumo alimentar define principalmente quem busca diminuir a quantidade de produtos de origem animal em sua alimentação, mas sem eliminá-los totalmente, criando uma dieta mais flexível e adaptável. Muitas pessoas costumam adotá-lo por estarem preocupadas com o meio ambiente, com os animais e com a saúde, e ela também é um ótimo “degrau” na direção do vegetarianismo.

E as vantagens desse tipo de preocupação são claras: pesquisadores da Universidade de Oxford detectaram que a dieta de quem costuma ingerir muita carne é capaz de produzir mais de 10 kg de gases de efeito estufa por mês. Para quem come menos, o volume cai para 5,37 kg.

Proteínas vegetais: onde encontrar e como inserir no cardápio?

O Dia Mundial Sem Carne é um ótimo incentivo para você diversificar sua dieta! E existem diferentes alimentos ricos em proteína que podem ser ingredientes-base para receitas deliciosas. Olha só uma listinha elaborada pela nutricionista Fabiana Camargo, adepta do flexitarianismo:

  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Tofu;
  • Amendoim;
  • Brócolis;
  • Lentilhas;
  • Espinafre;
  • Feijão;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Aveia;
  • Semente de gergelim;
  • Castanha-de-caju;
  • Ervilha.

O grão de bico, a soja, o feijão e as lentilhas, por exemplo, podem ser usados como base para um hambúrguer ou um bife, e a farinha de aveia é uma ótima opção para dar a liga! Para uma bela massa, a dica é fazer um pesto com castanha-de-caju: ela é ótima para dar textura e sabor ao molho.

Outro destaque é o tofu, um alimento extremamente versátil feito a partir da soja. Em cubinhos, pode ser a base para um estrogonofe, e também há quem goste de comer no café da manhã, como se fosse um ovo mexido.

Esses são apenas alguns dos ingredientes que permitem um mundo de oportunidades na cozinha. Com base neles, você pode testar receitas ou então sair para comer fora com o seu vale-refeição Pluxee.

A boa notícia é que existem diversos restaurantes interessantes com opções vegetarianas ou veganas. Para se ter uma ideia, um estudo feito pela plataforma norte-americana Happy Cow mostrou que o Brasil é o país que tem mais estabelecimentos veganos na América Latina, com 32,4% do total.

Onde comer fora?

Já vimos que a oferta é grande por aqui! E nós estamos sempre atentos a isso - em ter uma rede credenciada diversa, com opções para todos. Se você tem vale-refeição Pluxee, se liga só nessa lista de opções de restaurantes veganos Brasil afora.

Ceará

Fortaleza

Distrito Federal

Brasília

Minas Gerais

Belo Horizonte

Poços de Caldas

  • Sushi Vegano e Vegetariano

Paraná

Curitiba

Matinhos

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - capital

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Santa Catarina

Florianópolis

São Paulo

São Paulo - capital

São Carlos

Sorocaba

Concluindo

O Dia Mundial Sem Carne está aí e é uma ótima oportunidade para ter novas experiências: experimentar mais refeições sem carne e incluir produtos ricos em proteína vegetal na sua dieta é uma atitude parceira do meio ambiente e da saúde.

Vem com a gente alimentar o hábito de diversificar o cardápio! A Pluxee é a sua melhor parceira nessa ideia! Nossa rede credenciada conta com diferentes tipos de restaurantes e estabelecimentos com produtos sempre fresquinhos. Acesse o nosso site para ver a lista completa!