Reforma de restaurante: qual a hora certa para fazer?
28 Junho 2024
Se você está em dúvida se esse é um bom momento para investir na reforma do seu restaurante, saiba que essa decisão depende da avaliação de alguns pontos. De fato, é preciso considerar a urgência de cada questão e qual a proposta das mudanças realizadas.
Mais do que isso, você deve ter em mente que um estabelecimento precisa ter uma proposta de decoração e conforto que converse com os clientes e torne o ambiente mais atrativo. Assim, com a clareza do que precisa ser atualizado nos mínimos detalhes, fica muito mais simples aumentar as vendas e crescer no mercado. Por isso, fazer um projeto para seu restaurante, a fim de restaurar o ambiente e torná-lo, quem sabe, instagramável, pode ser importante!
Quer saber mais? Vamos mostrar quando é o momento certo de investir na reforma do restaurante e por onde começar. Acompanhe!
Entenda a importância de fazer a reforma do restaurante
Quer aprender como ser inovador no restaurante? Investir na reforma do restaurante é muito importante para manter o negócio atualizado, seguro e dentro de uma proposta inovadora capaz de superar a concorrência. Na maioria das vezes, as mudanças podem ser necessárias com a intenção de tornar o ambiente mais harmonioso e dentro de uma decoração alinhada com a temática dos pratos servidos, por exemplo.
O conforto dos clientes também deve ser considerado no planejamento da reforma e no projeto de restaurante. Além disso, pequenos detalhes como a abertura de uma nova saída da cozinha até as mesas podem ser um diferencial na produtividade dos colaboradores, bem como novas instalações e equipamentos na cozinha mais modernos. Tudo deve ser pensado estrategicamente para melhorar a experiência do público atual e conquistar novos clientes com um atendimento de excelência.
Fique de olho nos pontos importantes
Apesar da grande necessidade de fazer melhorias focadas no estilo e na identidade do seu negócio, é preciso ficar de olho nos pontos estruturais. Imagine o seu cliente aproveitando um prato muito saboroso próximo de uma parede que precisa de uma nova pintura. A experiência fica comprometida, não é mesmo?
Por esse motivo e por segurança na construção, infiltrações, rachaduras, pisos envelhecidos e outros elementos que apresentam deterioração devem ser consertados. É extremamente necessário seguir as normas da vigilância sanitária, que garantem o comprometimento da empresa com qualidade em todas as áreas e saltam aos olhos dos clientes de forma positiva.
Além disso, a planta do imóvel deve ser consultada antes de qualquer tipo de reforma. Essa medida faz a diferença junto dos profissionais que vão fazer o trabalho, para evitar mexer em pontos ou vigas que sustentam a construção e, ainda, preservar canos e instalações elétricas.
Acompanhe a necessidade de mudanças
O estilo do restaurante precisa ser condizente com sua estratégia de marketing, a identidade criada e a proposta de atendimento, desde a fachada do restaurante. É comum que uma decoração diferenciada chame a atenção do público que passa em frente à fachada e faça com que os consumidores decidam entrar para conhecer o cardápio. Então, é importante cuidar tanto da parte externa quanto da interna.
A escolha dos revestimentos também deve ser feita com foco em resistência a longo prazo. Existem produtos específicos para espaços com grande circulação de pessoas. Tudo o que estiver relacionado ao restaurante em uma reforma deve ser pensado com potencial versátil e adaptável, assim não é preciso mexer muito na estrutura futuramente.
Avalie todos os pontos do local e, além do desgaste natural, veja o que já não condiz com o visual que você deseja passar aos clientes. O objetivo é ser mais moderno? Ter um conceito mais saudável? Apostar alto em conforto ou em decoração temática? Cada uma dessas mudanças influencia diretamente em como os clientes se sentem dentro do ambiente e na decisão de compra.
Avalie a necessidade de troca de mobília
Se o seu restaurante começou com uma mobília mais básica e hoje você sente a necessidade de trazer mais conforto aos clientes é preciso fazer alterações pontuais. Modernizar o restaurante mostra que você se importa com o conforto e o bem-estar nos clientes, que seu negócio é antenado e atento às tendências.
As mesas quadradas são muito práticas para a operação de restaurantes e as mais usadas. Elas também podem ser colocadas uma do lado da outra para atender grupos de pessoas maiores. No entanto, é preciso considerar que mesas redondas ocupam menos espaço e a escolha depende do tamanho disponível para o salão no estabelecimento.
Tome a decisão com um olhar estratégico para que tudo fique harmonioso na medida certa, com uma circulação de pessoas bem fluida e uma decoração de bom gosto. Considere ainda os móveis de apoio, que são indispensáveis, como cadeirinhas para crianças, aparadores, entre outros. Faça um projeto de restaurante inclusivo.
Talheres, pratos e outros utensílios
O cuidado com os talheres e pratos conta muitos pontos na imagem do restaurante. Quando esses utensílios estão envelhecidos e desgastados, o cliente fica com a impressão de que o local não tem atenção especial aos detalhes e isso reflete na experiência como um todo. É necessário renovar o enxoval de tempos em tempos para ter sempre uma aparência impecável e causar uma boa associação visual com a comida servida.
Preocupação com ruídos
O ponto de localização do restaurante pode fazer com que você enfrente alguns problemas com o excesso de ruído. Se a construção fica muito próxima de residências, por exemplo, é comum que o incômodo com o barulho se torne uma reclamação constante. Se essa é uma questão importante no seu negócio, a decisão sobre o momento da reforma pode ter como base a redução dos ruídos.
Além disso, em ambientes muito barulhentos, os próprios clientes e funcionários podem sentir dificuldades de manter uma conversa. Busque, em sua reforma de restaurante, por materiais com revestimento que ajudem a isolar o som. Boas opções são o forro de gesso e o revestimento em madeira, ambos com tratamento acústico mais elevado para ambientes com muitas pessoas.
Planeje cuidadosamente os custos
Antes de bater o martelo em relação à reforma do restaurante, coloque o orçamento na ponta do lápis. Afinal, por mais que seja necessário restaurar, vale ficar de olho em quais são as reais possibilidades. Faça um planejamento geral com todos os gastos, mudanças e materiais que serão usados, incluindo a equipe contratada para a reforma.
Depois disso, pesquise a média de preço do mercado, se o restaurante poderá continuar funcionando durante a reforma e quanto tempo levaria. Se não puder fazer tudo de uma só vez para não comprometer as finanças, priorize o que for mais urgente. Comece pelos ajustes estruturais e depois disso invista em decoração temática, por exemplo.
Pronto! Agora ficou claro como funciona a reforma do restaurante e o que é preciso considerar para fazê-la com sucesso. O ponto mais importante é ter o orçamento disponível como base das decisões e contar sempre com bons profissionais que entendam quais são os objetivos do seu negócio no longo prazo.