Políticas inclusivas para mulheres na menopausa no mercado de trabalho.

Sua empresa apoia profissionais na menopausa? Saiba como criar uma política inclusiva!

21 Junho 2024

O tema é urgente no mercado de trabalho, embora seja pouco discutido. Veja como o RH pode contribuir

Falar sobre saúde da mulher e menopausa é garantir a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. No entanto, infelizmente, o tema ainda é pouco debatido nas empresas. Consequentemente, há uma escassez de iniciativas nesse sentido.

Temos aqui uma grande lacuna, que precisa ser preenchida com ações e políticas específicas de inclusão no mercado de trabalho. Quer saber como fazer isso na prática e ser um RH que luta pela igualdade de gênero? É o que contamos por aqui. 

O que é menopausa?

Segundo definição do Hospital Israelita Albert Einstein, a menopausa trata-se de um "evento fisiológico comum às mulheres na faixa dos 50 anos, caracterizado pela suspensão definitiva da menstruação. Corresponde ao último ciclo menstrual".

Antes disso, há um período de transição chamado de climatério, no qual os ovários começam a parar  de produzir os hormônios do ciclo menstrual, estrogênio e progesterona. De acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), 80% das mulheres apresentam algum tipo de sintoma nessa fase, seja em menor ou maior escala. Os principais são ondas de calor, oscilação no humor, distúrbios relacionados ao sono e flutuações no ciclo menstrual, que impactam diretamente em sua saúde mental.

Inclusão da mulher no trabalho: é urgente falar sobre menopausa na mulher

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mulheres na menopausa representam 11% da força de trabalho nos países do G7, grupo que reúne as nações mais industrializadas do mundo. Ou seja, muitas e muitas trabalhadoras enfrentam sozinhas os sintomas relacionados à essa fase da vida - e o tema ainda é invisível para muitas empresas.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa científica divulgada no jornal norte-americano Menopause, 31% das entrevistadas deixaram seus empregos por estarem com problemas relacionados ao sono. Antes disso, tiveram quedas bruscas de produtividade, que representaram uma perda de aproximadamente US$ 2 bilhões para a economia norte-americana. É muita coisa.

Tais indicadores reforçam a necessidade de falar sobre o tema e, sobretudo, de criar uma política inclusiva para promover a igualdade de gênero e a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Mas como fazer na prática?

É preciso trazer o assunto para dentro da empresa, oferecendo informações relevantes para todos os profissionais sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho. Além disso, cabe à companhia pensar em ações de apoio às colaboradoras que sofrem com o estresse na menopausa. Veja alguns exemplos:

Fale sobre menopausa: promova debates, workshops e comunicações consistentes. Saber como essa fase funciona é imprescindível, tanto para as mulheres quanto para os homens, já que quando as pessoas estão cientes sobre as dificuldades da mulher no mercado de trabalho, elas podem auxiliar melhor as suas colegas, além de compreendê-las e acolhê-las.

Ofereça suporte psicológico: problemas como distúrbio do sono e alterações de humor podem ser decorrentes do climatério e/ou da menopausa. E, muitas vezes, as mulheres não se atentam a isso. Oferecer um apoio voltado à saúde mental da mulher é importante - e pode ajudar no diagnóstico e no encaminhamento a profissionais especializados.

Crie uma comunidade sobre o tema: de acordo com o estudo 1º Estudo da Essity sobre Menopausa e suas Etapas - 2022, 52% das mulheres não gostam de falar sobre menopausa. E mais: 32% acreditam que a sua chegada é sinal de que estão velhas. Criar um grupo de debate sobre o tema, convidando profissionais dessa faixa etária, pode ser muito saudável. Assim, elas poderão compartilhar vivências, anseios, problemas e como estão lidando com essa condição de modo geral.

Facilite o acesso a cuidados específicos: mulheres na menopausa precisam ser acompanhadas por profissionais. Daí a importância de oferecer um bom plano de saúde para garantir esse cuidado contínuo para a mulher no mercado de trabalho. As atividades físicas também são valiosas nessa fase, por isso o vale-academia é um benefício corporativo muito bem-vindo.

Capacite a liderança: gestores precisam estar bem informados sobre o tema para que possam acolher, compreender e oferecer o suporte para a mulher que trabalha. Isso se faz com ações de conscientização, como a oferta de cursos, materiais e outros conteúdos do gênero para evitar o preconceito contra a mulher no ambiente de trabalho.

Bem-estar físico: o desconforto, sobretudo com o calor, é recorrente nessa fase. Por isso, certifique-se de que todos os espaços sejam ventilados. Para quem está em casa, que tal pensar em uma ação voltada à distribuição de ventiladores de mesa?

Flexibilidade: considere flexibilizar horários, principalmente para quem está com problemas relacionados ao sono, e também flexibilizar o tipo de vestuário (para quem tem uniformes). Roupas muito quentes atrapalham - e muito - a mulher no trabalho

Evolução das mulheres no mercado de trabalho

É hora de quebrar qualquer tipo de tabu e falar sobre a menopausa e a mulher no mundo do trabalho. E mais do que isso: criar políticas de educação inclusivas capazes de tornar a empresa um lugar acolhedor e saudável, permeado por respeito e segurança para esses profissionais.

Saiba que você, do RH, pode contribuir de maneira efetiva para que isso aconteça! Ações voltadas à oferta de instruções, suporte psicológico e benefícios corporativos que podem garantir bem-estar físico são grandes aliados. 

Faça parte dessa luta a favor da igualdade de gênero e da inclusão no mercado de trabalho! A sua empresa só tem a ganhar. Aliás, quer ajuda nessa jornada?

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