Como incluir abacate na dieta?
4 Julho 2023
Soraia Batista, a nutri da Pluxee, explica no artigo como consumir esse superalimento sem ganhar peso. Confira!
O abacate é uma fruta conhecida em todo o Brasil. Com sabor agradável e textura macia, é uma fruta muito querida no mundo todo, mas é comum associar seu consumo com o ganho de peso, não é mesmo? Apesar de ser calórica, se consumida na quantidade adequada, a fruta não engorda – o abacate tem muitos benefícios para a saúde!
A verdade é que o abacate é muito nutritivo e importante para a nossa saúde porque contém gorduras saudáveis. Vamos conferir os benefícios do abacate, nosso superalimento da vez?
Quer saber as propriedades do abacate? O abacate contém vitaminas A, E, K, e do complexo B, além de minerais como potássio, manganês, magnésio, fósforo, zinco, cobre, ferro. É fonte de fibras, antioxidantes, não contém colesterol e sódio e é pobre em gordura saturada. Por falar em gordura, a que a fruta possui é monoinsaturada, que chamamos de “gordura boa”, pois é benéfica para nosso organismo.
Quais os benefícios do abacate?
- Ajuda na imunidade – importante em tempos de pandemia;
- Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
- Protege os olhos;
- Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
- Dentre os benefício do abacate, podemos dizer que ele contribui para o bom funcionamento do intestino;
- Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
- É bom para a pele;
- Alivia os sintomas de artrite;
- Importante para os ossos.
Abacate: como comer?
Você sabia que foi aqui no Brasil que o abacate começou a ser consumido com sabores doces? Em outros países, o abacate é consumido em pratos salgados.
Para controlar as calorias, o ideal é evitar a adição de açúcar ou usar o fruto no preparo de sobremesas. Prefira usar o abacate em saladas ou como acompanhamento de outros pratos salgados.
O abacate tem muitas variedades e pode ser encontrado o ano todo! Aproveite para experimentar formas diferentes de introduzir o abacate na sua alimentação, como em saladas, patês e a tradicional guacamole. A recomendação diária é de 100g da fruta.