Como usar técnicas de convencimento para aumentar as vendas no seu estabelecimento

Táticas de persuasão funcionam? Aprenda como vender mais

21 Outubro 2022

Saiba como vender para quem não quer comprar

Saiba como vender para quem não quer comprar

Despertar a necessidade de compra de um produto em um consumidor é uma das maiores dificuldades dos estabelecimentos. Afinal, como é possível vender algo para um consumidor que não quer comprar e não está inserido em uma jornada de compra? Através das técnicas de persuasão que conseguimos despertar interesse do consumidor no produto ou serviço oferecido e torná-lo cliente.

Como vender um produto? Esse processo de tentativa de convencimento faz parte da jornada do consumidor, ele acontece no momento de tomar a decisão de comprar algo. Nessa jornada ele descobre uma necessidade que antes estava encoberta. Quer saber como fazer isso, conhecer a jornada de compra do seu cliente, e entender melhor essas estratégias de venda? Então, continue a leitura!

Qual a relação entre a decisão de compra e a jornada do consumidor?

Toda decisão de compra tem início na jornada do consumidor. Trata-se do caminho percorrido por um comprador, desde que ele desenvolve curiosidade sobre determinado assunto, pesquisa mais sobre ele, considera as opções disponíveis até o momento em que, de fato, aplica seu dinheiro para obter uma solução para um problema.

O primeiro passo dessa jornada é o momento de despertar o interesse sobre um assunto. Vamos supor que esse interesse seja alimentação saudável. O consumidor começa a pesquisar e identifica que tem um problema: falta de tempo para preparar refeições saudáveis durante a semana. A essa altura, ele começa a considerar alternativas como:

  • cozinhar aos domingos e congelar a comida para a semana;
  • começar a almoçar em algum restaurante que sirva um cardápio equilibrado;
  • comprar marmitas saudáveis congeladas, que só precisam ser aquecidas durante a semana.

A partir dessas alternativas o consumidor vai começar a pesquisar quem poderá ajudar a solucionar esse problema e, então, efetuará sua compra. Note que existe todo um caminho a ser trilhado até esse ponto. E você pode estar presente em todas as etapas, tornando a decisão de compra (e a jornada do cliente) mais fácil e natural.

Como táticas de persuasão ajudam a vender para quem não quer comprar?

Quem vai a um supermercado entra em contato com vários produtos. Porém, mesmo vendo o preço e as características de um item, o visitante pode simplesmente não comprá-lo, seja porque não precisa dele, seja porque nada nele chamou sua atenção. Além disso, em tempos de crise, as pessoas costumam comprar menos por impulso e mais por necessidade.

 

Frente a essas objeções é importante entender como tornar seus produtos mais atrativos para facilitar os processos de compra. Isso é perfeitamente possível se você souber como usar táticas de persuasão a favor do seu estabelecimento, sem incomodar o consumidor, é claro. Você apenas precisa mostrar que ele precisa de algo que talvez nem ele soubesse que precisava.

Nesse sentido, o primeiro grande passo é entender quais motivos estão levando seu consumidor a não efetivar a compra. A partir daí você deve identificar quando simplesmente respeitar a posição dele e quando cabe a aplicação de técnicas para convencê-lo da compra.

Como aumentar as chances de vender para quem não quer comprar?

Chegou a hora de conhecer as principais táticas para convencer o consumidor a comprar no seu estabelecimento. Acompanhe!

Conheça a dor do seu público

Todo consumidor que entra em um estabelecimento está em busca de uma solução para a sua dor. Em alguns casos, ele estará com fome; em outros, apenas desejando muito comer ou comprar algo específico. Em ambas as situações, você deve estar de prontidão para resolver o problema e conhecer a jornada de compra de seu consumidor.

Embora não pareça, o consumidor dificilmente estará atrás do seu produto. O que ele quer, na verdade, é a solução que o produto proporciona. É como diz uma frase famosa do mundo das vendas: “ninguém quer, de fato, uma furadeira; o que as pessoas querem é um furo na parede”.

Portanto, conhecer a dor do seu público fará você oferecer a solução certa e não ficar tentando empurrar algo que ele não quer. Essa é uma estratégia inteligente que lhe permite direcionar os esforços respeitando os desejos do consumidor, ao invés de vender algo que não faz sentido e não te traga resultados financeiros a longo prazo.

Crie uma conexão com o cliente

Criar uma conexão com o seu público é uma das táticas de persuasão mais eficientes que você pode usar. Ainda que não resulte em uma venda imediata, ela certamente desencadeará o início de uma relação sólida com aquele consumidor.

Para isso, antes de aprender a vender, você precisa se dedicar a captar informações sobre o seu público, incluindo profissão, hábitos de compra, o que gosta de fazer em seu tempo livre e até mesmo preferências básicas. O próximo passo é usá-las a seu favor. Assim suas chances de gerar essa conexão aumentam.

Suponha que ao sentar-se à mesa do seu restaurante, o cliente fique não conheça o estabelecimento e pareça perdido ao folhear o cardápio. O atendente poderá apresentar o menu, perguntando sobre suas preferências alimentares e indicando pratos que respeitem sua personalidade. O atendente também poderá sugerir pratos que ele mais gosta ou os favoritos da clientela. Isso certamente criará uma ligação imediata com o cliente, que tenderá a voltar mais vezes ao estabelecimento por conta da atenção despendida no momento do atendimento.

Mostre autoridade no assunto

Mostrar que você domina aquilo que faz também é muito importante. Mas para não se tornar inconveniente, também é preciso ter cuidado e identificar o momento certo de agregar novas informações à negociação. Então, assim que o cliente demonstrar uma objeção, você pode mostrar como o seu produto também soluciona esse aspecto.

Lance um desafio

O desafio é uma das maneiras mais fáceis de tirar um cliente da inércia e provocar sua decisão de compra. Anúncios como “teste e comprove” ou “sua satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” são um pontapé inicial nessa tática.

Mas você já viu aqueles restaurantes que desafiam o cliente a comer um superlanche inteirinho e não pagar por ele? Ou programas de “indique X amigos e ganhe sua refeição”? Além de instigarem o público, essas ações podem ser divulgadas nas redes sociais e ajudam a aumentar a visibilidade do negócio.

Aproveite a prova social

A prova social é, basicamente, a satisfação dos seus clientes de longa data tentando convencer os novos consumidores a comprarem de você. Ela é muito valiosa porque serve como um forte argumento.

São pessoas reais, falando sobre suas experiências reais com o seu estabelecimento, produto ou serviço. É uma prática que transmite credibilidade no segmento em que o estabelecimento atua, além de aumentar as chances de vender. Isso é parte fundamental do processo de decisão de compra de outros clientes.

 

Ofereça soluções valiosas

Suas soluções precisam ter valor para o consumidor em questão. Não basta tentar vender uma Ferrari para quem quer um estepe. Lembra quando falamos sobre conhecer as dores do seu cliente? Aqui é a hora da verdade. E tenha certeza de uma coisa: se você for capaz de vender o furo em vez da furadeira, seu cliente sairá muito mais satisfeito.

Ao usar táticas de persuasão com os clientes, é fundamental agir com bom senso para que o efeito não seja o oposto do que você deseja. Argumente apenas com a verdade e não exagere, pois todo cuidado é pouco quando se trata de lidar com o público.

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