A 8° edição do concurso “O Quilo é Nosso” celebra 40 anos da criação do modelo de restaurante por quilo

Concurso elegerá melhor restaurante a quilo do país

São Paulo, abril de 2024.

A concepção de restaurante por quilo é uma invenção genuinamente brasileira e, desde seu início em 1984, pelo chef e empresário Fred Mata Machado, tem sido uma solução para muitos, oferecendo refeições caseiras e acessíveis adaptadas às necessidades dos trabalhadores urbanos, e um modelo que apoia o crescimento e a perpetuação de pequenos estabelecimentos ao redor do país. A 8ª edição do concurso "O Quilo é Nosso”, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Mundo Mesa, homenageará as quatro décadas desse modelo. O evento, que conta com a Pluxee como um dos patrocinadores, tem como tema "É comer, gostar e votar" e elegerá o melhor restaurante a quilo do Brasil.

Além do apoio como patrocinador, a Pluxee realiza uma série de investimentos e ações para os restaurantes finalistas, essas ações consistem em ativações nas redes sociais e imprensa, disparo de comunicações para consumidores da região e um novo enxoval de utensílios ao estabelecimento ganhador. Essas iniciativas geram para os estabelecimentos finalistas do concurso, aumento de fluxo de clientes, visibilidade e um crescimento médio de 34,1% de faturamento com Pluxee. Esse dado é baseado em um levantamento realizado pela companhia comparando os três meses anteriores às ações.

A edição de 2024 do concurso, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de setembro, destaca restaurantes que não apenas oferecem comida de qualidade, mas também praticam um bom atendimento e mantêm um ambiente higiênico. O evento se desdobrará em três etapas –regional, estadual e nacional – culminando na grande final, onde o "Melhor Restaurante a Quilo do Brasil" será coroado por um júri de especialistas em gastronomia. 

Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor Executivo de Estabelecimentos na Pluxee, explica que "os restaurantes por quilo ocupam um lugar fundamental na dieta dos trabalhadores brasileiros, oferecendo variedade, custo-benefício e agilidade. No primeiro trimestre de 2024, um estudo realizado pela Pluxee observou que o vale-refeição destinado a auxiliar o trabalhador na alimentação durante os dias de trabalho teve duração de apenas 11 dias - o mesmo tempo registrado no ano de 2023 - comparado aos 13 dias registrados no ano de 2022. Considerandoque as empresas calculam o crédito baseando-se em cerca de 22 dias para realização do mesmo,significou que, no ano de 2023 e inicio de 2024, os trabalhadores tiveram que arcar com cercade metade de suas refeições mensais fora de casa. Frente a esse desafio econômico, muitos optaram por alternativas mais acessíveis e que mantêm a saudabilidade, o que explica a preferência pelos restaurantes por quilo, que se justifica não apenas pela economia, mas também pela flexibilidade que esses estabelecimentos oferecem, possibilitando que cada um monte seu prato de maneira personalizada, atendendo a uma diversidade de requisitos alimentares”, conclui. 

*Antônio Alberto Aguiar (Tombé) é Diretor Executivo de Estabelecimentos na Pluxee. Possui mais de 15 anos de experiência na companhia, tendo atuado nas áreas relacionadas ao Comercial (segmentadas em PME, Franquias e Grandes Contas), parcerias estratégicas, promoções, serviços, vendas, credenciamento e estratégia de sinalização. Tombé foi gerente de relacionamento na American Express e atualmente lidera ações da Pluxee Brasil para fortalecera relação com os estabelecimentos parceiros de todo o país. É graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), pós-graduado em Controladoria na mesma instituição de ensino e possui MBA em Finanças pela IBMEC. 

Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.