Pesquisa Sodexo revela mudanças nos hábitos alimentares dos trabalhadores durante o expediente

85% dos colaboradores preparam suas refeições quando trabalham em casa e 49% pedem delivery trabalhando presencialmente

São Paulo, 15 de abril de 2022 - As recentes mudanças na configuração de trabalho com atividades presenciais, híbridas ou até mesmo 100% remotas impactam diretamente na forma como os trabalhadores se alimentam durante o expediente. De acordo com a pesquisa Sodexo “O futuro da vida no trabalho”, realizada em parceria com Harris Interactive em nove países, incluindo o Brasil, constatou que os colaboradores, quando trabalham presencialmente, priorizam preço e descontos durante o almoço (67%), seguido de conveniência como pague e retire, conhecido como “take away” (42%). Quando trabalham em casa, no entanto, optam por uma alimentação mais saborosa (64%) e, em segundo lugar, buscam a saudabilidade (45%). Dentre os entrevistados, 85% dos colaboradores optam por preparar a sua refeição quando estão no home office, enquanto 49% preferem as facilidades do delivery.

O tempo de pausa para almoço no ambiente de trabalho também foi apontado no estudo: em casa levam 52 minutos em média, enquanto aqueles que estão no presencial pausam por 43 minutos.

Segundo Tomaz Henrique Peeters, diretor de Marketing, Estratégia e Relacionamento com Clientes de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil, a maioria das pessoas começou a cozinhar em casa, tanto para manter o distanciamento social quanto para economizar, durante a crise, e descobriram o quanto isso pode também trazer benefícios para a saúde. “O período de isolamento incentivou as pessoas a cozinharem mais aos finais de semana para descongelar as refeições, aos poucos, durante os dias de trabalho. No home office, essa estratégia facilita a rotina, e otimiza o tempo, além da escolha consciente por uma alimentação mais nutritiva durante do expediente. Depois de dois anos, isso se transformou em um hábito e a tendência é que este permaneça”, analisa o executivo.

De acordo com Renato Pelissaro, VP de Marketing e Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos, entender as mudanças de comportamento dos trabalhadores é estratégico para que o gestor de recursos humanos apresente soluções que, de fato, atendam a nova jornada profissional do colaborador. “É importante que a empresa monte um portfólio de benefícios que dê flexibilidade ao colaborador, podendo ajustar o saldo em Alimentação ou Refeição conforme a sua necessidade. Caso ele esteja mais presente no escritório, pode usar a modalidade “refeição” e almoçar no restaurante. Quando está em casa, o “alimentação” para fazer compras no supermercado e preparar sua própria refeição também é possível”, explica.

Dentre aqueles colaboradores que fazem suas refeições nos restaurantes corporativos (dentro das empresas), 53% planejam frequentar o restaurante com a mesma frequência do que antes da pandemia. Quanto às expectativas em relação aos serviços que os trabalhadores esperam das empresas de alimentação, os três principais são: variedade de opções e escolhas acessíveis (51%), ingredientes locais e de boa qualidade (44%) e refeições saudáveis para levar para casa, além de opções convenientes de economia (39%).

A pesquisa “O futuro da vida no trabalho” tem como objetivo compreender o impacto da pandemia na vida dos trabalhadores, incluindo repensar o conceito de “qualidade de vida”, trabalho remoto, ambiente de trabalho e aspectos que permeiam o cotidiano da jornada profissional.

Os resultados trazem aprendizados e tendências que indicam mudanças no comportamento e respostas às demandas atuais da sociedade, as expectativas e preocupações do trabalhador brasileiro, como será a nova organização e a dinâmica dos escritórios e empresas de todos os tamanhos, bem como os impactos nas mudanças dos hábitos alimentares dos trabalhadores durante o expediente.

Metodologia do estudo:

- A Pesquisa Global conduzida pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive foi realizada em nove países (Brasil, EUA, Itália, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China) com 4.800 pessoas. Em 2021, a quinta onda contemplou o Brasil.
- A pesquisa Brasil é composta por uma amostra de 600 adultos trabalhadores inseridos no mercado. O perfil é representativo com base em critérios como gênero, idade, categoria profissional e região.
- O recorte Brasil foi coletado em junho/2021 e a análise realizada ao longo do segundo semestre de 2021.

Sobre a Sodexo Insights

É uma plataforma com informações relevantes do mercado e para o mercado. Aberto ao público em geral, é composta por pesquisas, dados e análises liderada pela Sodexo Benefícios e Incentivos. É um canal de acesso a conteúdos factuais, dinâmicos, cujo objetivo é ajudar a trazer os grandes temas que pautam a qualidade de vida, as tendências do ecossistema de benefícios ao colaborador, mudanças no comportamento das pessoas e da sociedade, ao mesmo tempo em que levam insights e análises para os parceiros de negócio como gestores, empresas, estabelecimentos comerciais que ajudam na tomada de decisão.

Sobre a Sodexo

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha (França), a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas, fator essencial para o desempenho de indivíduos e organizações. Presente em 56 países, a Sodexo atende mais de 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de soluções On-site, serviços de Benefícios e Incentivos, além de ofertas de cuidados de Pessoais e Domiciliares. São mais de 100 tipos de serviços, para proporcionar aos clientes ofertas integradas e inovadoras desenvolvidas ao longo dos seus 55 anos de experiência, que vão desde restaurantes corporativos, cafeterias, serviços de limpeza e higienização, recepção, manutenção, gestão de áreas verdes, cartões de benefícios e programas que promovem o engajamento de colaboradores (por meio de soluções que simplificam, otimizam e melhoram a gestão de despesas e trazem mobilidade ao negócio), até assistência residencial, cuidados com idosos e crianças e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável e na capacidade de desenvolver e engajar a participação de seus mais de 412 mil colaboradores em todo o mundo.

Com 650 colaboradores, atende mais de 100 mil clientes, que representam 6 milhões de usuários, a Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.