Estabelecimentos

7 dicas para vender bem no delivery de supermercado

Como melhorar a operação de entrega a domicílio do supermercado

 

Mercado online ou delivery de supermercado já é parte da rotina de muitos brasileiros, influenciando seu comportamento de compra. Nesse contexto, é preciso criar estratégias diferentes para se destacar da concorrência com compras online – o que inclui encontrar uma forma eficiente de entregar os produtos e adotar um planejamento que leve em consideração o lucro e as preferências dos clientes.

 

Além de praticidade na experiência positiva da entrega a domicílio, cumprir o que é prometido no momento do pedido é indispensável na fidelização do público durante compras online. Então, antes de colocar esse tipo de serviço em prática, prepare-se de maneira adequada e entenda exatamente como estar sempre em evidência no segmento.

 

Ficou interessado? Então confira, a seguir, dicas para vender bem no delivery de supermercado!

 

Faça um planejamento de estratégia

 

O sucesso do mercado delivery é o resultado de um conjunto de estratégias baseadas no objetivo do estabelecimento e na preferência dos clientes. Com isso, o primeiro passo é montar um planejamento que vai mostrar quais metas devem ser atingidas e as ações que precisam ser colocadas em prática.

 

Sem pensar nos detalhes, fica muito complicado mensurar os resultados, definir os investimentos necessários e, o mais importante, motivar os funcionários para que o projeto dê certo. Coloque na ponta do lápis todas as informações sobre o seu público e destaque como um sistema de delivery pode apresentar soluções conectadas com os diferenciais que os seus serviços oferecem.

 

Esse tipo de cuidado é essencial não só para impulsionar os resultados positivos, como também na hora de interromper ações que não estejam funcionamento e impedir, assim, que elas se transformem em problemas.

Divulgue nas redes sociais

Um delivery que não está nas redes sociais atualmente tem muitas chances de perder a atenção dos seus clientes. Afinal de contas, marketing delivery é fundamental e a  comodidade proporcionada pelos serviços de aplicativos faz com que o público tenha soluções sempre à mão, não importa qual seja o dia e o horário.

 

As redes sociais, nesse ponto, funcionam como uma maneira de fazer com que esse tipo de serviço de mercado online chegue até o consumidor, aumentando consideravelmente o poder de alcance da marca. Isso porque, com uma simples busca online, uma pessoa que não é do mesmo bairro do estabelecimento pode ficar sabendo de uma promoção e fazer o pedido.

 

Sem contar que uma boa estratégia de redes sociais é essencial para criar uma imagem positiva, entender quais são as expectativas dos clientes e se instalar em brechas deixadas pelos concorrentes. O contato direto no mundo digital influencia, ainda, a decisão de compra, considerando que ler comentários de outros consumidores sobre a qualidade de um serviço ou produto já se tornou um hábito comum nas redes sociais.

Coloque fotos e descrições dos produtos

E por falar em marcar presença nas redes sociais, um fator que contribui e muito para chamar a atenção de sua audiência é investir em fotos e descrições dos produtos. Isso vale tanto para a plataforma de venda de delivery de mercado, caso você tenha uma, como também para redes como Instagram, WhatsApp e Facebook.

 

Para gerar vendas em seu supermercado online, um catálogo de produtos deve ter boas imagens e descrições completas. Isso conta muitos pontos por reforçar a atenção do estabelecimento com o público e mostra organização interna.

 

Outro ponto importante é manter a lista sempre atualizada para evitar substituições que acontecem quando um produto sem estoque está no pedido.

Ofereça descontos

Descontos são um atrativo e tanto em delivery de mercado. Além da comodidade de receber a compra em casa, a possibilidade de pagar mais barato é um convite para a experiência de compra e abre novas possibilidades. Esse tipo de gatilho estimula que o cliente volte a comprar e acabe levando mais mercadorias pela sensação de bom custo-benefício e vantagens frente ao desconto.

 

Portanto, considere colocar descontos progressivos ou cupom de desconto de primeira compra. No entanto, é essencial colocar as promoções dentro do planejamento citado no primeiro tópico para que todas as etapas sejam gerenciadas de maneira adequada e os consumidores não acabem frustrados por falta de estoque.

Capriche em datas especiais

As datas especiais são boas oportunidades para os estabelecimentos se destacarem no ramo de delivery de mercado. Como a concorrência nessa situação é grande, você deve identificar quais pontos ressaltar para chamar a atenção do público, além de demonstrar seu diferencial frente a grandes redes de supermercados.

 

Use a criatividade para criar promoções personalizadas que incentivem o cliente a retornar, como programa de fidelidade, promoções especiais de aniversário do estabelecimento ou voucher e descontos para o mês do aniversário do cliente. Entrega grátis e devolver parte do valor da conta em créditos para futuras compras também costumam funcionar muito bem, de acordo com o perfil do cliente e seus interesses.

 

O grande segredo para que tudo se encaixe no planejamento é ficar atento aos produtos que serão oferecidos nessas promoções. Priorize as opções que têm pouca saída, estão próximas da data de vencimento e paradas no estoque, assim você evita prejuízos e consegue vender produtos que possivelmente implicariam em perdas para o seu supermercado.

Mantenha contato com o cliente

O desenvolvimento do tão desejado engajamento do cliente depende de várias ações que vão além do momento de compra. Por esse motivo, uma forma de ficar sempre em contato com o consumidor é ter uma forte presença em redes sociais e atendimento em apps de mensagens como o WhatsApp.

 

Aposte em listas de e-mails, mensagens de promoções para os contatos do WhatsApp e outros meios de contato direto para os clientes que concordam em fornecer dados e receber informações.

Proporcione uma boa experiência

Mesmo com um planejamento bem alinhado, a boa impressão do cliente é determinada durante a experiência de compra em seu mercado online. Por mais que ele goste dos preços e da qualidade do serviço de modo geral, não vai voltar a comprar se o processo for demorado, a entrega atrasar, sem uma embalagem adequada, o meio de pagamento se apresentar de maneira complexa ou os colaboradores do supermercado não estiverem devidamente preparados para qualquer emergência.

 

Sendo assim, a sua prioridade deve ser oferecer uma experiência satisfatória ao público, o que inclui a plataforma em que o pedido será feito, o contato com funcionários, a forma de pagamento e a entrega. O grande segredo está em oferecer este tipo de serviço quando seu estabelecimento estiver realmente preparado para que ele seja um ponto alto no aumento de vendas.

 

Se você chegou até aqui, já deve ter boas ideias para transformar o delivery de mercado em um sucesso. Uma última dica é fazer uma pesquisa sobre sua região de atuação e entender quem são os concorrentes. Com essas informações em mãos, fica mais fácil determinar quais atrativos chamarão a atenção do seu público-alvo.

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