Dúvidas sobre o benefícios vale-refeição? Aqui tem respostas pra você!

Perguntas sobre o vale-refeição? Nós respondemos!

19 Agosto 2022

Tem dúvidas em relação ao vale-refeição? Nós esclarecemos tudo para você!

Saiba tudo sobre o uso do vale-refeição

Embora o vale-refeição seja um benefício muito comum no mercado de trabalho e oferecido pela maioria das empresas, muita gente ainda tem dúvidas em relação a ele. O que é vale-refeição? Onde aceita vale-refeição? Como calcular o vale-refeição? Você sabia, por exemplo, que existe uma porcentagem máxima que a empresa pode descontar do funcionário que recebe o benefício? A seguir, nossa equipe responde essa e outras dúvidas comuns em relação ao vale-refeição. Confira!

  1. Qual é a rede de aceitação do vale-refeição?

Qual estabelecimento aceita vale-refeição? Um benefício aceito no Brasil inteiro! Uma das formas de consultar a rede credenciada de estabelecimentos que aceitam o vale-refeição da Sodexo é por meio do site, na área do Sodexo Club, ou pelo app da Sodexo. Na página, é possível consultar os locais por cidade, endereço e estabelecimento. Um dos grandes diferenciais é que o usuário pode selecionar apenas as opções que tenham delivery, um formato que se tornou mais comum durante e depois da pandemia.

  1. Quais são os mercados que aceitam o vale-refeição?

Qual mercado aceita vale-refeição? Diferentemente do vale-alimentação, que é um benefício voltado para a compra de alimentos em supermercados e açougues, por exemplo, o vale-refeição deve ser utilizado para a aquisição de refeições prontas. Dessa forma, o benefício de vale-refeição da Sodexo é um cartão aceito em restaurantes, padarias e lanchonetes. Para consultar a rede credenciada, basta acessar o site ou aplicativo Sodexo Club.

  1. Qual valor é descontado do salário para quem recebe vale-refeição?

Agora que você já sabe o que é vale-refeição e onde aceita vale-refeição, vamos falar sobre os valores e descontos! De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a participação do funcionário – ou seja, o desconto salarial na folha de pagamento – é limitado a 20% do valor total do benefício concedido pela empresa. Ou seja, se o empregador oferece um VR de R$ 500 por mês aos colaboradores, por exemplo, o desconto não deve passar de R$ 100. 

Saiba mais: o que mudou nas regras do PAT

  1. Qual é o valor médio do benefício do vale-refeição?

Como calcular vale-refeição? Segundo as normas do PAT, o valor do beneficio deve ser o suficiente para garantir ao trabalhador uma alimentação adequada e saudável. Isso deve ser determinado pelo empregador com base no valor médio das refeições na região ou cidade onde a empresa atua. A Pesquisa do Preço Médio da Refeição 2022, divulgada pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios para o Trabalhador), traz os valores médios da cesta básica e da refeição pronta em diversas cidades do país.

Leia também:

Por que dar vale-refeição é melhor do que o vale em dinheiro?

Conheça todas as regras do vale-refeição