Filtrar
Guia da Carreira

O que fazer com o 13º salário?

24/11/20 11:45

Está chegando a hora do 13º salário; confira nossas dicas para utilizá-lo da melhor maneira!

Como usar o 13o?

Este ano trouxe muitos desafios. A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas empresas reduzissem a jornada de trabalho e o salário de seus funcionários, medidas que podem afetar diretamente o valor do 13º salário, a ser recebido entre novembro e dezembro.

 

A MP 936 e o 13º salário

 

A MP 936 do Governo Federal, hoje, Lei 14.020, permitiu a redução de jornada de trabalho em até 70% com redução da carga de trabalho ou também interrupção provisória do contrato de trabalho. Estes pontos são muito importantes e afetam diretamente no 13º salário destes trabalhadores. Vamos lá:

 

O cálculo do décimo-terceiro salário é feito conforme o salário-base de dezembro do ano corrente. Ou seja, em princípio, mesmo quem teve o salário reduzido em outras partes do ano, caso já tenha normalizado, deve receber seu benefício de maneira integral.

 

Agora, se você ainda está com redução salarial, existe a possibilidade de que a empresa pague conforme o valor do salário a ser recebido mês de dezembro ou ainda faça uma média do salário anual.

 

O mais recomendado é consultar o RH para entender como será seu caso.

 

Vale lembrar que o pagamento do 13º salário pode ser feito em cota única em novembro ou em duas parcelas, no fim de novembro e em dezembro.

 

A importância do 13º salário

 

Uma das funções do 13º é reaquecer a economia do país. Muitas pessoas utilizam esse dinheiro para acertar as contas atrasadas, adiantar algumas parcelas de dívidas ou ainda se preparar para o começo do ano, que costuma ser pesado com matrícula de escola, material escolar, IPVA e outras despesas.

 

Além disso, há ainda a possibilidade de utilizar outros benefícios concedidos pelas empresas como forma de aumentar o poder de compra dos funcionários no fim do ano.

 

O vale-alimentação, por exemplo, pode ser utilizado em compras em redes de supermercados, garantindo a ceia de Natal.

  

Use bem seu 13º salário!

 

- Faça listas de compras antes de sair para o shopping ou para o centro da sua cidade. Isso te fará economizar nos gastos;

 

- Evite comprar por impulso: sempre antes de passar o cartão, dê uma volta e pense: esse item é realmente necessário?

 

- Pesquise antes de sair de casa o preço do produto. Caso veja vantagem, compre online. Muitos sites, no fim do ano, disponibilizam cupons de desconto e frete grátis;

 

- Liste todas as suas despesas do início do ano seguinte. Se puder, já reserve uma parte do dinheiro para elas;

 

- Caso a situação esteja confortável, que tal engordar sua poupança de emergência?

  

Leia também

 

Mais dicas para usar seu 13º salário de forma consciente

 

O que é salário emocional?