Ter uma alimentação saudável é mais fácil do que você imagina. Veja os 10 passos da alimentação saudável.

10 passos para uma alimentação saudável

2 Agosto 2024

Quer aumentar sua qualidade de vida? Comece melhorando o que você come =)

Você já parou para pensar na sua alimentação? Muitas vezes, a correria do dia a dia nos impede de prestar atenção no que estamos comendo. Sem culpa! Hoje você tem a uma oportunidade de se refletir sobre a forma como estamos nos alimentando e sempre há oportunidade para melhorar. Quer dicas de alimentação? Os benefícios de uma alimentação saudável para a saúde são imensos e a mudança só depende de você.

Mudar não é fácil, por isso reunimos essas 10 dicas para você ter uma alimentação mais saudável e ganhar muito mais qualidade de vida. 

  1. A base de sua alimentação deve ser formada por alimentos in natura e minimamente processados. Aproveite seu vale-alimentação para ir às compras, leve uma lista para melhor planejamento do saldo do vale-alimentação e prefira sempre os alimentos mais saudáveis aos industrializados.
  2. Em seu cardápio alimentar saudável, utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.
  3. Limite o consumo de alimentos processados como conserva de legumes, compota de frutas, pães e queijos. Dessa forma, você tem melhor nutrição e alimentação saudável!
  4. Como economizar no vale-alimentação? Evite o consumo dos alimentos ultra processados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo. Assim, você também economiza em seu cartão alimentação.
  5. Além de ter um cardápio alimentar saudável, coma devagar, sem distrações (como TV ou celular) e tente manter uma regularidade nos horários em que você se alimenta.
  6. Faça suas compras em locais que tem grande oferta de alimentos in natura e prefira legumes, frutas e verduras da estação. Confira aqui o calendário de safras no Brasil.
  7. Se você não sabe, aprenda a cozinhar e compartilhe seu conhecimento com a família e, principalmente, os mais jovens. 
  8. Quer fazer os créditos do vale-alimentação durarem mais e ainda comer melhor? Planeje as compras de alimentos, organize a despesa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Veja como se organizar para fazer suas compras no supermercado.
  9. Quando estiver fora de casa, utilize seu vale-refeição Pluxee e dê preferência a locais que servem refeições feitas na hora. 
  10. Seja crítico quanto a informações e orientações sobre alimentação que são veiculadas em propagandas comerciais. E sempre consulte um nutricionista para qualquer mudança radical no seu cardápio.