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Couve: versátil e super nutritiva

23/07/20 12:37

Conheça os benefícios desta hortaliça super popular e faça a couve-manteiga ser parte da sua dieta!

Por Soraia Batista, nutricionista da Sodexo

 

Dicas para comprar e cozinhar couve

 

 

A couve é uma hortaliça muito conhecida e de fácil acesso em todo o Brasil. Existem vários benefícios da couve e vários tipos de couve, como a couve manteiga, couve-de-Bruxelas, couve-flor, couve roxa, entre outras. Porém, dentre os tipos de couve, a mais popular no nosso país é a couve manteiga, com suas grandes folhas verdes escuras e levemente onduladas. Vamos conferir porque ela é o superalimento da vez?

Altamente nutritiva, os benefícios da couve são diversos. A couve possui poucas calorias e muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como fibras, vitaminas A, C, K e do complexo B, minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e antioxidantes. Sua versatilidade a torna ainda mais especial - isso porque pode ser consumida crua, refogada ou em sucos (o suco de couve tem muitos benefícios também!).

 

Benefícios da couve:

 

  • Melhora o sistema imunológico – importante em época de pandemia
  • Importante para a manutenção dos ossos e dentes
  • Ajuda na prevenção e tratamento de anemia
  • Reduz risco de alguns tipos de câncer
  • Couve é bom para ajudar a regular a pressão arterial
  • Regula o intestino
  • Auxilia na redução dos níveis de colesterol “ruim”
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Essencial para a gravidez, devido ao ácido fólico

Agora que você já sabe quais os benefícios da couve, confira dicas para armazenar e cozinhar couve:

  • Ao comprar couve, observe o aspecto das folhas. Elas não devem ter manchas escuras ou amarelas, as folhas não podem estar murchas e devem estar com talo firme.
     
  • Como a couve é uma hortaliça que pode murchar e amarelar com facilidade, procure consumir rapidamente quando comprar.
     
  • Se não for possível consumir a couve fresca no dia, pique as folhas bem fininhas, coloque em saco plástico apropriado, retire o ar e congele. As vitaminas da couve ficam mantidas assim.

     
  • Após o descongelamento, a couve não retoma seu aspecto original, mas pode ser usada para sopas ou refogados.

Vai cozinhar a couve?

  • Evite deixar as folhas expostas ao calor por muito tempo. O ideal é refogar rapidamente ou cozinhar no vapor, para preservar suas propriedades e benefícios para a saúde.
     
  •  A couve pode e deve ser aproveitada integralmente. Isso significa que além das folhas, você pode consumir o talo, que também é nutritivo. Assim você evita o desperdício, aproveita 100% dos nutrientes que o alimento oferece e contribui com o meio ambiente.

Junto com o repolho, o brócolis e outros vegetais, a couve faz parte da família das brássicas e, se consumida em excesso, pode interferir na produção de hormônios da tireoide. Se você tem alguma alteração na tireoide, consulte um nutricionista para orienta-lo sobre como consumir esses alimentos de acordo com suas necessidades pessoais.

Confira receitas que aproveitam os alimentos, sem desperdício!


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