dicas para economizar nas festas de final de ano

Dicas para economizar nas festas de final de ano

1 Dezembro 2021

Sim, é possível comemorar o Natal e a chegada do ano novo sem ficar endividado, confira alguns truques a seguir.

Todo mundo adora festa de fim de ano! Uma mesa farta para o Natal com a família e os amigos, uma festa de réveillon cheia de comidas e bebidas para todos... será que é possível ter tudo isso sem ter que entrar em dívidas no ano novo? Afinal, como fazer uma ceia de natal econômica e manter o consumo consciente no fim do ano?

Confira abaixo algumas dicas de economia financeira que separamos para um final de ano mais econômico – aqui, Natal e consumismo não combinam!

A Ceia de Natal e o jantar de Ano Novo 

  • Quer saber como economizar dinheiro no Natal e nas festas de fim de ano? Como gastar menos neste período? Não faça as compras de fim de ano na véspera. Se você se planejar com antecedência, terá tempo para pesquisar preços e escolher as melhores opções. As compras de Natal não precisam ser uma dor de cabeça! 
     
  • Evite excessos: mesas fartas são bonitas na foto, mas desperdiçar comida vai contra o seu bolso e não é nada sustentável – é um consumismo que não tem sentido. Faça uma lista das pessoas que estarão na festa e calcule a quantidade de comida e bebida para não sobrar. Economizar no fim do ano é fácil, basta se planejar para ter uma ceia de natal econômica e gostosa! 
     
  • Combine com os convidados: cada um pode trazer um prato e suas bebidas. Com isso, todos gastam menos – trata-se de uma dica de economia de dinheiro e de consumo consciente.

Os presentes 

  • Quer reduzir gastos com as compras de fim de ano? Organizar um amigo secreto entre todos os convidados é a solução para grupos grandes em festas de final de ano. Todos ganham bons presentes e a festa fica mais animada. Existem plataformas digitais que fazem o sorteio do amigo secreto on-line, o que ajuda muito na logística quando nem todos estão perto. Faça o sorteio com antecedência para poder pesquisar preços e achar uma opção econômica de presente para sua festa de fim de ano. 
     
  • Se o amigo secreto não der certo, aproveite as liquidações (e as ofertas de Black Friday) para adiantar a compra dos presentes.

A roupa da festa

  • Dê uma boa olhada no seu armário: com certeza você tem boas peças que, combinadas com os acessórios certos, podem poupar uma compra extra de roupa para o final do ano. 
     
  • Mas, se você quiser mesmo ir para as festas de roupa nova, compre algo que você poderá usar durante o ano todo.

Natal Sodexo: o vale-presente do seu functionário esta aquí!

Mais dicas de economia e de como gastar menos? Saiba outras formas de poupar seu dinheiro:

Receitas que vão ajudar você a cortar gastos no final de ano

Dicas para economizar com alimentação o ano todo

Como gastar menos nas compras do supermercado