Mandioca: fonte de energia e ação antioxidante
29 Outubro 2020
Sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo? Aprenda a tirar o máximo desse superalimento neste artigo de Soraia Batista, a nutri da Pluxee
Mandioca, macaxeira, aipim... todos são nomes para este superalimento originário da América do Sul, que é tão importante e popular para os brasileiros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do nosso país.
A versatilidade é uma de suas principais características. Pode ser usada em receitas doces e salgadas, de diversas formas: cozida, assada, como farinha, polvilho e tapioca. As opções são muitas, além disso, é um alimento muito nutritivo. Bora conferir?
Propriedades da mandioca
A mandioca é uma importante fonte de energia. Tem alto teor de carboidratos e contém vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras e minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio. Além disso, concentra fitoquímicos e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Benefícios da mandioca
- Fortalece o sistema imunológico – importante em tempos de pandemia;
- Contribui para a saúde do coração;
- Ajuda a eliminar o excesso de sódio no organismo;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Interessante para quem quer ganhar massa muscular;
- Boa opção para gestantes, devido à presença de ácido fólico;
- Melhora a dor de artrite e artrose;
- Ajuda no controle do colesterol;
- Bom para a saúde óssea;
- Ajuda a manter a saúde da pele.
Dicas importantes para o consumo de mandioca:
Vale a pena ressaltar a importância de ter atenção na quantidade de consumo da mandioca, pois é um alimento bastante calórico. Logo, essa raiz é facilmente associada ao ganho de peso. Não exagere no seu consumo, tenha uma alimentação balanceada e pratique atividade física.
Quando for consumir a mandioca, evite consumir outras fontes de carboidrato na mesma refeição, como arroz, macarrão e batata.
Outra dica legal é que a mandioca naturalmente não contém glúten, então é uma boa opção para quem tem doença celíaca.
Atenção: nunca consuma esse alimento cru, porque pode trazer malefícios para a saúde, como intoxicação por uma substância chamada cianeto. Também não coma uma espécie chamada “mandioca brava”, porque não é própria para o consumo.