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Sodexo Club

O que só as nutricionistas sabem?

22/08/19 14:23

Em comemoração ao Dia do Nutricionista (31/08), Soraia Batista, da Sodexo, traz dicas para você!

Soraia Batista dá dicas no Dia do Nutricionista

O papel de uma nutricionista vai muito além de prescrever dietas. Uma boa nutri está com seu paciente para o que der e vier, entendendo sua rotina e suas preferências alimentares, dando orientações na jornada rumo a uma alimentação saudável e uma vida com mais qualidade e energia.

Soraia Batista, nutricionista da Sodexo, separou algumas dicas preciosas para você:

Planejamento, sempre! “Quando você resolve mudar o estilo de vida e seus hábitos alimentares, a primeira coisa que pensa é: preciso comer mais frutas, verduras e legumes porque são saudáveis. Com esse pensamento você chega ao mercado e compra muito, de tudo, mas sem programação não funciona, porque esses alimentos são perecíveis e estragam rápido. O que você precisa fazer para melhorar a qualidade da sua alimentação é se planejar. Faça uma listinha do que você pretende comer ao longo da semana. Assim você terá sempre alimentos frescos e suficientes para aquele período, com refeições planejadas, além de evitar o desperdício.”

Voltando ao básico. “E se você inverter a ordem das coisas? Quais são alimentos saudáveis de que você mais gosta, mas que você não consome com tanta frequência? Faça uma lista desses alimentos, para inclui-los na sua rotina. O objetivo é fazer da sua refeição um momento prazeroso, não só saudável. “

Todos os dias podem ser felizes. “Não existe dia certo para iniciar sua rotina de alimentação saudável. A segunda-feira não precisa (nem deve) ter o peso de ser o “dia mundial do início da dieta”. Da mesma forma, o sábado e o domingo não precisam ser os únicos dias de alegria, em que você pode comer o que gosta. Esse novo olhar vai fazer com que você pare de arrumar desculpas para iniciar - sem culpa - sua reeducação alimentar, tornando esse processo mais leve, mais natural.”

Aprender a comer bem leva tempo! “Não ache que o processo de reeducação alimentar é rápido e simples. São muitas informações para assimilar e hábitos que precisam ser melhorados. Diante desse cenário, é comum a pessoa desistir logo de cara por pensar na dificuldade dessas mudanças. Quando você tira o peso de que você precisa fazer tudo muito rápido e de uma vez, as suas ações se tornam mais fáceis, você consegue agir e conquistar pequenas vitórias que irão facilitar o seu processo. Um exemplo é: se você come muito doce todos os dias, procure diminuir a quantidade gradativamente, e quando conseguir essa evolução, comemore, pois, essa pequena atitude é uma vitória no seu processo. Faça disso um hábito.”

Cada um na sua. “Não existe uma dieta que seja a melhor. Tudo tem que ser pessoal. É preciso encontrar o que é melhor para o seu corpo e a sua rotina, sem sofrimentos, sem exageros e sem restrições”.

Preste atenção na sua comida! “Se você não está realmente atento no que você come, você não vai perder peso. Não engula de uma vez a comida enquanto você faz outras coisas, como assistir TV ou usar o celular, porque isso vai fazer com que você, provavelmente, coma demais. Em vez disso, dê ao seu alimento toda a sua atenção. Como? Faça suas refeições na mesa. Isso te tornará mais consciente e assim você conseguirá sentir o sabor e textura dos alimentos, além de entender o seu corpo, sua satisfação.”

Não tem mágica. “Dietas radicais que prometem perda de peso rápida estão cada vez mais comum na sociedade. Infelizmente, a ciência mostra que você quase sempre vai recuperar todo o peso perdido assim que a dieta terminar. O ideal é que você não faça nada para perder peso que você não está disposto a fazer para sempre. Esse processo deve ser reeducação e não uma medida provisória!”  

Somo legais =) “Os nutricionistas não querem tornar sua vida chata. Só querem que as pessoas encontrem um equilíbrio entre o que é saudável e o que te faz feliz.“

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