Filtrar
Sodexo Club

Você sabe qual é a diferença entre o vale alimentação e o vale refeição?

29/08/19 11:42

Sem rivalidades: um complementa o outro! Damos dicas fáceis para você entender a diferença entre os dois benefícios

 

Qual a diferença entre vale alimentação e vale refeição?

 

Você recebeu um cartão Sodexo como seu benefício, mas não sabe bem o que fazer o com ele? Fique tranquilo, que a gente ajuda você a usar seu vale da melhor forma!

Como usar seu cartão refeição

Vale alimentação
(o cartão Sodexo Alimentação Pass):

Na frente: uma imagem de cestinha de supermercado

Atrás: Fundo azul marinho

Para que serve:  o cartão alimentação serve para comprar gêneros alimentícios (processados ou in natura, como frutas e verduras) em supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões e outros estabelecimentos que vendem esse tipo de mercadoria.

 
Como usar o cartão alimentação

Vale refeição
(o cartão Sodexo Refeição Pass):

Na frente: a imagem de um garfo e uma porção de massa com molho de tomate

Atrás: Fundo vermelho

Para que serve: o vale refeição serve para comprar refeições prontas durante o seu horário de trabalho. É o cartão que você vai levar para se alimentar no almoço ou, dependendo do horário de sua jornada de trabalho, na hora do jantar.  

 

 

E uma coisa importante: os benefícios do cartão alimentação e do vale refeição são regulamentados pela lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Isso significa que os créditos que são depositados no seu cartão devem ser utilizados especificamente para os usos que descrevemos acima. Não vale comprar bebida alcóolica ou eletrodomésticos com seus benefícios, ok?

Acesse o Sodexo Club para ter acesso a centenas de promoções que vão fazer você economizar e o seu benefício durar muito mais.

A seguir, confira as repostas para as perguntas mais frequentes sobre o  cartão refeição e o vale alimentação:

Quem tem direito ao benefício alimentação ou vale refeição?

Por lei, o empregador não é obrigado a oferecer vale alimentação ou refeição a seus funcionários, exceto em casos de exigência do sindicato da categoria, por exemplo, ou, então, previsão da oferta do vale no contrato de trabalho, acordo coletivo e convenção coletiva. Para entender como funciona a política de benefícios dentro da empresa em que você trabalha ou presta serviço, entre em contato com o RH.

Como contratar o VA ou o VR?

A Sodexo oferece taxa zero para a compra de vale alimentação e vale refeição. Confira as condições aqui. Qualquer negócio que tenha a partir de 1 funcionário pode oferecer o cartão e aproveitar os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Solicite um contato e comprove: a Sodexo tem a melhor negociação do mercado!

Como consultar o saldo do vale refeição e do cartão alimentação?

Para ter acesso ao saldo e outros serviços para o cartão, o funcionário precisa se cadastrar no Sodexo Club (aprenda como consultar o saldo). Ao criar sua conta, o colaborador poderá acessar o saldo e consultar lojas e restaurantes que aceitam os cartões Sodexo de onde estiver, com o app Sodexo Club.

Por que é bom oferecer benefício para o funcionário?

As empresas percebem uma série de mudanças positivas na produtividade e no ambiente de trabalho, quando oferecem os benefícios alimentação e refeição para seu time. Confira:

  • Aumenta o poder de compra do funcionário
  • Redução no número de faltas
  • Motivação do funcionário

O que acontece se eu perder meu cartão Sodexo?

Não se preocupe! Assim que perceber que seu cartão Sodexo não está com você, por motivo de perda, roubo ou furto, entre imediatamente no Sodexo Club e solicite o bloqueio cartão na opção “Meus cartões” do menu horizontal. É muito fácil, veja aqui como bloquear o cartão.

Vale refeição: o que é?

O vale refeição é um benefício oferecido como um cartão em que a empresa disponibiliza um determinado valor em créditos, para que o trabalhador tenha um extra para comprar refeições prontas na hora do almoço ou do jantar, de acordo com o horário da sua jornada de trabalho. O VR substitui o vale em dinheiro e é regulamento pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Como eu posso economizar meus créditos do cartão refeição?

Quem tem Sodexo pode fazer seus créditos durarem muito mais. Cadastre-se no Sodexo Club para consultar saldo e, ainda, ter acesso a ofertas em restaurantes e até em apps de delivery. Participe também do Programa de Fidelidade para ganhar almoços grátis.

Por que é melhor dar o cartão Sodexo do que um vale em dinheiro?

Se você ainda oferece dinheiro para custear as refeições de seus funcionários, saiba que oferecer um benefício como o vale refeição Sodexo é melhor para os dois lados:

  • A empresa pode conseguir incentivos fiscais por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador e, ainda, gerencia o uso do benefício em uma plataforma 100% online.
  • O colaborador ganha mais controle de seus gastos e tem acesso a promoções e serviços por meio do Sodexo Club.

Leia mais vantagens neste artigo.

Quanto o empregador deve oferecer de benefício alimentação?

A lei do Programa de Alimentação do Trabalhador não estipula um valor mínimo mensal obrigatório para o vale alimentação. No entanto, como o benefício foi criado para apoiar profissionais que ganham até 5 salários mínimos, proporcionando a eles um valor extra para adquirir alimentos no supermercado, é importante que o empregador leve em consideração o valor médio da cesta básica em sua região e usá-lo como parâmetro para definir o valor mensal do benefício de seus funcionários. Neste link você encontra uma referência de valores para calcular o vale alimentação de sua equipe.

Como funciona o app da Sodexo?

O app Sodexo Club para smartphones está disponível gratuitamente para Android e iOS. Nele você pode ver o saldo do seu vale alimentação e do seu cartão refeição, bem como consultar quem aceita Sodexo e, ainda, participar de promoções. Baixa agora: é o aplicativo de benefício mais leve do mercado.

Onde eu encontro detalhes sobre a lei que regulamenta o benefício?

Se você tem interesse em entender melhor o que é a lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), acesse esta página que preparamos com todas as informações para você saber tudo sobre o benefício.