Filtrar
Sodexo Club

Série Superalimentos: batata-doce, a rainha da academia!

05/11/19 17:19

Ela pode ser uma grande aliada para as pessoas que querem ganhar massa magra ou perder gordura. Confira!

 

Os benefícios da batata-doce para a saúde

 

Quer deixar sua alimentação mais saudável? Então não deixe nossa estrela da Série Superalimentos fora do seu cardápio: a batata-doce é uma raiz tuberosa que possui muitos nutrientes.

Existem variedades com polpa branca, amarela, rosada, roxa e alaranjada. Mesmo possuindo mais calorias do que a batata convencional, a versão doce compensa pela qualidade de benefícios que traz para a saúde. “A batata-doce possui nutrientes importantes como cálcio, potássio, ferro, magnésio, betacaroteno, vitaminas A, do complexo B, C e E”, explica Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo. E tem muito mais benefícios para a saúde na batata-doce:

  • é rica em fibras (principalmente na casca), o que favorece o bom funcionamento do intestino;
     
  • reduz o colesterol total;
  • auxilia na digestão;
  • tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres do organismo, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • é desintoxicante
  • possui ação anti-inflamatória
  • mantém por mais tempo a sensação de sacidade.
  • reduz o risco do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e obesidade

Doce e muito saudável

Apesar de carregar o nome “doce” e de seu sabor adocicado, a batata-doce é a queridinha de quem frequenta academia. Tudo isso porque ela é fonte de carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. “Isso quer dizer que seu consumo não eleva muito o nível de açúcar no sangue, liberando energia aos poucos ao corpo, sem estimular muito o hormônio insulina”, explica Soraia. Isso é importante porque, além de evitar picos de insulina no organismo, evita o acúmulo de gordura abdominal.

Como comer a batata-doce?

Você pode consumir a batata-doce cozida, assada, frita, ou em preparações de pães, doces e bolos, inclusive com a casca. As folhas são muito nutritivas e podem ser consumidas refogadas ou em sopas, ou seja, você pode aproveitar integralmente esse alimento tão benéfico para a saúde. “Uma das melhores formas de consumir esse superalimento é cozida na água”, indica Soraia.

No entanto, a quantidade de batata-doce que você pode consumir por dia vai depender diretamente da sua rotina e necessidade energética. Por isso, se seu objetivo é entrar em forma, uma boa dica é consultar um nutricionista esportivo.

Você sabia?

As principais fontes de carboidratos na alimentação são o amido e a fécula, mas muitas pessoas não sabem a diferença entre eles. O amido é extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais, ou seja, o está acima da terra, como uma espiga, enquanto a fécula é extraída do que se desenvolve dentro da terra. Agora faz sentido o “amido de milho” e a “fécula de batata”, não? 

Conheça outros superalimentos:

O poderoso espinafre

O ovo é um herói

O brócolis merece uma chance

Abra seu coração para a uva passa