Turbine sua dieta consumindo mais laranjas

Superalimento: quais os benefícios da laranja para a saúde?

4 Julho 2023

Precisa turbinar sua imunidade? Confira o artigo de Soraia Batista, a nutri da Pluxee, sobre as propriedades da laranja

 

Saiba como aproveitar os nutrientes da laranja na sua vida e melhorar sua saúde

 

A laranja é uma das frutas mais populares e amadas em nosso país. Seu sabor característico, seus nutrientes e o fácil acesso fazem com que a fruta dificilmente fique fora do dia a dia do brasileiro. Sem contar os benefícios da laranja para a saúde, que são inúmeros!Afinal, quem não adora uma laranjinha após as refeições? Hoje, essa maravilhosa fruta será destaque na série dos Superalimentos Sodexo. Bora conferir as propriedades da laranja? Propriedades da laranja

É praticamente impossível falar de laranja sem lembrar da vitamina C, não é mesmo? Isso porque é o nutriente mais famoso – e mais importante - da fruta, responsável por vários benefícios.

Porém, o que muita gente não sabe é que, além da vitamina C como benefício, a laranja também possui outras propriedades nutricionais como potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico, ferro, fibras, betacaroteno e flavonoides. Esse conjunto torna a laranja uma fruta ainda mais especial.

  • É rica em vitamina C, que é uma grande aliada da manutenção da saúde do nosso organismo;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Dentre os benefícios da laranja, podemos citar que ela permite melhor absorção de ferro dos alimentos;
     
  • Devido às propriedades da laranja, ela facilita a digestão;
     
  • Previne doenças como câncer, doenças do coração, doenças vasculares, AVC, entre outras, graças ao seu poder antioxidante, que combate os radicais livres;
     
  • Ajuda no combate ao colesterol “ruim”, o LDL;
  • É importante na formação dos ossos e dentes;
  • Ajuda a manter a pele saudável e hidratada;
  • Contribui para a cicatrização de pequenos sangramentos e para a recuperação da pele.

Receitas com laranja:

Cupcake de laranja

Tender ao molho de laranja

Suco detox

Arroz com passas


O que é melhor: o suco de laranja ou a fruta?

Certamente você já ouviu o conselho de comer até o bagaço da laranja, né? Acredite, você deve mesmo! Há benefícios até no bagaço da laranja! Isso porque no bagaço se encontra a pectina, uma fibra solúvel muito poderosa, que ao ser digerida, forma uma espécie de gel que aumenta a saciedade, ajuda no controle da glicemia e contribui para o bom funcionamento do intestino.Se você tiver dúvida entre consumir a fruta ou tomar suco, lembre-se que a laranja possui frutose, que é o açúcar da fruta e dá o gosto doce e, sim, tem calorias.

Para preparar um copo de suco de laranja natural é preciso usar, em média, 3 laranjas. E ainda há pessoas que têm o hábito de adicionar açúcar branco no suco, o que deixa o suco muito calórico!

Tome cuidado, porque isso pode não fazer bem, sobretudo para quem está tentando emagrecer ou manter a forma. Dessa forma, você pode anular os benefícios da laranja, tornando-a calórica demais.

Além disso, o bagaço é coado no suco, a bebida de laranja pode conter menos fibras em relação à fruta inteira.

Se puder, prefira comer a fruta com o bagaço. Se você não quer ficar sem tomar o suco, evite adicionar açúcar, então. Combinado?

Agora que você já conhece os benefícios da laranja, que tal ver outros alimentos nutritivos e baratos?

Aveia: superpoder para a vida toda

Os benefícios do ovo