como ajudamos a combater a fome e a ma nutrição no Brasil

Como ajudamos a combater a fome e a má nutrição no Brasil?

13 Abril 2021

Conheça as iniciativas do Instituto Stop Hunger no país e saiba como ajudar quem precisa

O Instituto Stop Hunger, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituído no Brasil em novembro de 2015, sem fins lucrativos, é mantido pela Sodexo com a missão de combater a fome e a má nutrição, sustentavelmente, em 3 focos de atuação:

  • Apoiar no desenvolvimento de comunidades locais;
  • Criar projetos sociais inovadores de capacitação, educação e/ou para  empreendedor com foco especialmente em mulheres;
  • Assistência em casos de emergência e/ou desastres climáticos

Confira algumas delas:

e-Servathon'21:Maratona Mundial de Voluntariado Stop Hunger, em prol do combate à fome e a má nutrição que ocorre todos os anos, nos  meses de abril e maio, e que desde 2020, por conta do cenário da pandemia Covid-19 foi adaptada para o formato 100% on-line,   para  arrecadar recursos financeiros que serão distribuídos entre as ONGs cadastradas no Brasil. O total do valor arrecadado chegará para quem precisa por meio do Cartão Alimentação Stop Hunger (cesta básica digital), que funciona da mesma forma que o vale-alimentação da Sodexo e pode ser usado para a compra de gêneros alimentícios em milhares de estabelecimentos em todo o país.

Ação emergencial Covid-19: desde o início da pandemia do coronavírus, o Stop Hunger Brasil tem atuado com diversos parceiros para apoiar famílias impactadas. A campanha contou com doação em dobro e beneficiou cerca de 85 ONGs de diversas regiões do País. Ainda em 2020, adicionalmente, a Stop Hunger global doou aos 10 países mais impactados com a pandemia cerca de 3 milhões de euros.  O Brasil receber 400 mil euros, cerca de 2,5 milhões de reais, que foram distribuídos entre ONGs parceiras.

Cartão Alimentação Stop Hunger: uma inovação social em parceria com a Sodexo, o Instituto criou a cesra básica digital, por meio do cartão alimentação Stop Hunger, específico para atender pessoasem situação de vulnerabilidade social.  Ele funciona como um vale alimentação e pode ser usado nos estabelecimentos das comunidades próximos aos beneficiados, dando liberdade de escolha para suprir suas necessidades.

Dia Mundial da Alimentação: comemorada em 16/10, a data é um meio utilizado pelo Stop Hunger para fomentar a luta contra a fome e a má nutrição. Leia mais sobre a iniciativa aqui.

Horta na Laje: Horta comunitária na sede da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis o projeto tem por objetivo capacitar especialmente mulheres da comunidade, para o cultivo de hortaliças em lajes da comunidade, melhorar a condição nutricional das famílias e ainda gerar renda. O projeto foi reconhecido com o Prêmio Stop Hunger Mulher, em Paris (março/2018), e, em 2019, ganhou o Prêmio GEES-SDG da Arborus, na sede da ONU, em Nova York, por promover o equilíbrio de gênero, combater a fome e  gerar renda ao incentivar o cultivo de hortaliças em lajes na comunidade de Paraisópolis, na capital paulista.

Você pode colaborar com as iniciativas do Stop Hunger sem sair de casa, ajudando pessoas atendidas por mais de 300 entidades beneficentes em todo o Brasil. Anote os dados para fazer uma doação ao Instituto:

PIX - Instituto Stop Hunger: 23.975.546/0001-63

BANCO: ITAÚ (341)

AGÊNCIA: 0912

CONTA CORRENTE: 02528-5

RAZÃO SOCIAL: INSTITUTO STOP HUNGER

CNPJ: 23.975.546/0001-63

Para mais informações, escreva para contato@stop-hunger.org.br .

Para conhecer todas as iniciativas realizadas no Brasil, acesse o site do Instituto Stop Hunger Brasil