como evitar o desperdício de comida na hora de comer fora de casa

Como evitar o desperdício de comida na hora de comer fora de casa

1 Dezembro 2023

Você pode ajudar a combater o desperdício de alimentos quando faz suas refeições fora de casa. Aprenda como.

Comer fora de casa faz parte da rotina de quem trabalha. Mesmo quem leva marmita às vezes escapa para almoçar com os amigos em uma ocasião especial. No entanto, é preciso ficar atento ao desperdício de comida no restaurante. Segundo o World Resources Institute (WRI) Brasil, mais de 41 mil toneladas de alimentos somam o desperdício de alimentos no Brasil. Desse total, 15% são desperdiçados em restaurantes (cerca de 6 mil toneladas).

Da próxima vez que for usar seu vale refeição, lembre-se das dicas abaixo para economizar seus créditos e, ainda, ajudar a combater o desperdício com as próprias mãos:

  • Ao olhar o cardápio, seja sincero com relação ao tamanho de sua fome. Pergunte-se: de quanta comida você precisa? Ao servir seus pratos com isso em mente, você evita o desperdício de comida e economiza seu vale refeição.
  • Escolha pratos que sirvam o número de pessoas que estão com você.
  • Os pratos executivos oferecidos pelos restaurantes costumam ser mais variados e práticos. Também é mais barato do que pedir separadamente várias porções diferentes de comida.
  • Quando estiver sozinho, escolha a opção do “meio-prato”. Normalmente a porção inteira sempre sobra e você, ainda, vai pagar menos pela porção menor. Assim, evita-se o desperdício de alimentos!
  • No restaurante por quilo, coloque no prato apenas o que for comer. Lembre-se de que quem pagará pelo desperdício é você e não o estabelecimento.
  • No buffet à vontade, não encha o prato. Coloque pequenas porções na primeira vez e caso ainda fique com fome, basta repetir.
  • Tente compartilhar pratos e bebidas quando estiver acompanhado.
  • Peça ao garçom para reduzir a porção em restaurantes que você vai com frequência e sabe que não aguenta comer tudo.
  • Caso não vá comer algum item do prato que escolheu, sempre avise ao garçom para retirar.
  • Sempre peça para embrulhar o que sobrou. Você pode levar para casa e comer depois ou, ainda, ajudar alguém que precisa.

Evite o desperdício de alimentos também em casa – e economize seu vale-alimentação!

 

As dicas são de Marcos Szrajer, biólogo e Mestre pela UFSCar (SP).

 

Você também se preocupa com a redução do desperdício de alimentos?

Conheça o Satisfeito, um programa de prevenção ao desperdício de alimentos e de combate à fome que faz parte das iniciativas do Instituto STOP Hunger. Saiba mais em: www.stop-hunger.org.br

 

Leia também:

Não desperdice e gaste menos no restaurante por quilo

Como economizar na alimentação