consumo consciente e a chave para um natal sustentável

Consumo consciente é a chave para um Natal sustentável

22 Outubro 2023

Não deixe que as compras de final de ano afetem seu bolso e, também, causem danos ao meio ambiente

Vamos falar sobre consumo consciente e sustentável? No Brasil, 30% de todo o lixo gerado são embalagens, de acordo com o Instituto Akatu. Dá para imaginar o que acontece nas festas de final de ano, quando temos uma lista imensa de presentes para a família, os amigos e o pessoal do trabalho.

Como ter um natal sustentável, reduzir as compras e viver realmente o espírito natalino sem contribuir para o consumo excessivo que gera ainda mais poluição? Como manter um consumo consciente no Natal e contribuir para a sustentabilidade?

 

Otimize as compras para uma economia sustentável. Dar “só uma lembrancinha” para poder atender a demanda de tantos presentes está fora de moda no cenário de mudança climática em que vivemos. A poluição gerada pela produção dos bens – incluindo presentes, muitas vezes, sem importância – impacta diretamente no nosso planeta. Em tempos de isolamento na pandemia do coronavírus, que tal organizar um amigo secreto online com amigos ou a família? Isso é consumo consciente e sustentável: reduz o número de presentes e ainda é uma oportunidade de rever quem você ama, mesmo à distância.

Fique de olho na embalagem e passe um natal sustentável. Escolha embalagens e caixas para seus presentes que sejam realmente recicláveis ou que possam ser usadas depois, para outros fins. Assim, você pode engajar toda a família para atitudes mais sustentáveis.

Separe o que não usa e doe. Quer dica mais sustentável do que essa? Quando entram novos itens em casa, é hora de avaliar o que você já tem, o que não usa mais e separar para doação o que está em boas condições. É uma forma de ganhar espaço nos armários e fazer o bem . Afinal, sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social têm tudo a ver!

Educar as novas gerações para o futuro. As crianças são as que mais ganham presentes no Natal e isso gera uma cultura de consumo em excesso desde cedo – além de ainda muito mais lixo e poluição. Então, falar em consumo consciente impacta diretamente no planeta que desejamos para nossos filhos:

  • Ensine as crianças a doarem um brinquedo sempre que ganharem um novo. Ensine o conceito de consumo consciente e sustentabilidade.
  • Faça presentes artesanais com as crianças e ensine sobre economia sustentável.
  • Combine com avós e padrinhos um único (e incrível) presente de Natal, ao invés de vários presentes menores.
     
  • Oriente sobre como destinar as embalagens dos presentes para reciclagem.

Natal Sodexo: o vale-presente do seu functionário esta aquí!

Leia também:

Consumo consciente no Dia das Crianças