• Início
  • Sodexo Insights
  • Educação financeira: instrua suas equipes e veja a produtividade subir

Gestão de negócios

Educação financeira: instrua suas equipes e veja a produtividade subir

Equipes endividadas produzem menos, sabia? Aposte na educação financeira dos funcionários para evitar esse problema. Saiba como!

Artigo - educacao financeira.jpg

 

Qual a importância da educação financeira dos funcionários? Não há dúvidas de que saber cuidar bem do dinheiro (e fazer uma boa gestão financeira) deixa qualquer pessoa mais segura e confortável. Em contrapartida, ter uma saúde financeira ruim – e não ter planejamento financeiro nem controle financeiro – tira o foco de qualquer um. E isso pode ser um problemão para as empresas!

O endividamento afeta grande parte dos brasileiros e acaba refletindo negativamente em diversos aspectos, inclusive na produtividade. Em poucas palavras: as dificuldades dos  funcionários acabam se transformando em empecilhos para a companhia também. Uma boa saída para tudo isso é dar apoio. Quer saber como? Fique conosco por aqui. Você verá:


O que é saúde financeira e como impacta a produtividade

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Leve, 55% dos brasileiros gastam o mesmo que ganham ou até mais, ou seja, não têm nenhum controle financeiro. O resultado disso? Dívidas. Cerca de 25% ressaltaram que têm mais coisas a pagar do que a receber. Ou seja, a saúde financeira não anda nada bem por aqui. Isso tem consequências diretas no dia a dia de trabalho, uma vez que esses problemas afetam diretamente o desempenho dos profissionais.

De acordo com o relatório Report from Salary Finance, quem tem dívida está 5 vezes mais propenso a não conseguir terminar as tarefas diárias do que seus colegas que estão com as contas em dia. É muita diferença! Quem sofre com isso é a produtividade. Mas como reverter esse jogo? A empresa tem um papel fundamental e pode ajudar na gestão financeira dos funcionários.

Como ensinar educação financeira para sua equipe?Quer saber mais sobre esse assunto tão importante?
Baixe o infográfico sobre educação financeira nas empresas do Sodexo Insights

De quais formas é possível promover a educação financeira nas empresas

Dar suporte e incentivar o planejamento financeiro é essencial! Esse trabalho pode começar com orientação financeira. Oferecer conteúdo de qualidade, seja cursos, palestras, vídeos ou até um suporte com consultor financeiro, é fundamental para conscientizar os funcionários e permitir que eles vejam onde estão errando.

Você pode apostar também em debates sobre o tema, com convidados externos trazendo exemplos do dia a dia. Tudo isso ajuda. Outro ponto importante é disponibilizar ajuda por meio de consultores e até mesmo apoio jurídico, financeiro e psicológico. A Sodexo, por exemplo, oferece o Apoio Pass, um programa que atua justamente nessa esfera. Os resultados são positivos para todos os envolvidos!

 

Os benefícios para funcionários são ótimos aliados

Estruturar um bom plano de benefícios para funcionários é uma forma de contribuir para a saúde financeira das equipes. Além de vale-refeição ou alimentação, por exemplo, a sua empresa pode incluir vale-cultura, planos de saúde robustos, auxílio-home office e vale-combustível, entre outros tantos recursos que darão aquele alívio nas finanças. 

Lembre-se: ser parceiro das suas equipes é fundamental para ter funcionários saudáveis, satisfeitos e motivados!

 

Concluindo

Promover a educação financeira com ensinamentos sobre gestão financeira e planejamento é muito importante nas empresas! Isso porque problemas do gênero são recorrentes e podem impactar o dia a dia, reduzindo a produtividade, a criatividade e a motivação. Daí a importância de ter um programa bem estruturado, com palestras, cursos, debates e apoio! Os benefícios para funcionários complementam tudo isso, desafogando as despesas e as dívidas.

Quer um parceiro para te ajudar nessa jornada? Nosso portfólio conta com opções para otimizar a saúde financeira das suas equipes, reduzindo despesas e oferecendo suporte em diferentes áreas, como jurídica e financeira. Um exemplo é o Apoio Pass, disponível para as empresas que decidem investir nessa vertente!

E aí, gostou de saber mais sobre o tema? Que tal ter acesso a um guia com todas as dicas para implementar um programa de saúde financeira na sua empresa?

Baixe agora mesmo o infográfico sobre educação financeira para funcionários que preparamos para te ajudar!

Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos