guia da demissão humanizada

O que é demissão humanizada e a importância de adotá-la

24 Dezembro 2024

Desligar profissionais é uma tarefa difícil, que exige tato e empatia. Veja como fazer no artigo

Como desligar um funcionário? A evolução da comunicação por meios digitais, o boom do home office e uma onda de demissões em massa revelaram algumas práticas nada empáticas na hora de comunicar a saída. Demissões sendo feitas pelo WhatsApp ou em videoconferências coletivas. Um "tchau" sem explicar motivos e, muito menos, permitir que as pessoas se despeçam de colegas e/ou do escritório.

Esse tipo de comportamento por parte do RH e da empresa em geral pode causar traumas enormes em uma pessoa, além de manchar a imagem da companhia junto ao mercado. Afinal, nenhum bom talento gostaria de trabalhar em um local que trata suas equipes dessa forma. Por isso, é fundamental - e urgente - falar sobre demissão humanizada. Você sabe o que é o conceito? Falamos sobre o tema neste artigo. 

O que é demissão humanizada?

Demissões por WhatsApp, videoconferência, sem explicar motivos, nada de empatia… Situações como essas se repetem em muitas empresas. De acordo com a psicóloga do trabalho Simone Carvalho, isso acontece por diversas questões: "Falta de preparo e de sensibilidade ética dos gestores e da própria companhia. Trata-se de um momento difícil para o trabalhador, que já está vulnerável diante dessa situação", comenta.

Segundo ela, um desligamento feito dessa forma gera insegurança, além de afetar a autoestima e a autoconfiança dos profissionais. "O sentimento de ser descartável pode levar à fragilização do senso de identidade e causar sofrimentos e sintomas psíquicos", alerta.

Daí a importância de adotar a demissão humanizada. Simone define esse conceito como um "desligamento feito com cuidado e empatia".

Como demitir um funcionário?

A primeira premissa da demissão humanizada, de acordo com Simone, é transmitir ao colaborador todo o seu valor e reconhecer a contribuição que deu para a empresa ao longo do tempo em que integrou o quadro de funcionários. "O gestor direto deve explicar os motivos com clareza. As pessoas se ressentem muito por não saberem o que está acontecendo. Isso, inclusive, tende a aumentar as queixas trabalhistas", ressalta.

Para a psicóloga, uma boa prática é realizar uma entrevista de desligamento, geralmente feita dias depois da demissão em si. "É uma forma de dar um feedback sobre a atuação do trabalhador", comenta. Além disso, há muitas companhias que investem na recolocação desses profissionais, contratando consultorias que os ajudem a encontrar novas oportunidades de trabalho.

Para o momento do desligamento em si, Simone faz um alerta: "Deve-se evitar tudo o que possa ferir a ética e os princípios de humanização", comenta. Sendo assim, nunca faça isso a distância, seja por telefone, videoconferência, e-mail ou WhatsApp. "Opte sempre pelo presencial, em um ambiente privado e reservado", sugere.

A linguagem deve ser cuidadosa, respeitosa, levando em conta o momento delicado. "A empatia é fundamental para a condução da conversa. Coloque-se na perspectiva do outro e faça tudo com cordialidade e consideração", recomenda.

Mais boas práticas da demissão humanizada

Como comentamos, comunicar com clareza é fundamental. Todos os motivos que levaram a empresa àquela decisão devem ser explicados. "Isso torna-se bem mais simples quando há uma relação de confiança, diálogo e respeito entre o gestor e a sua equipe", enfatiza.

Além disso, ela ressalta a importância de enaltecer o trabalho que foi realizado. "Mostre o reconhecimento pela entrega de resultados e contribuição do funcionário", diz. Quando a demissão ocorre por algum problema de desempenho, o ideal é que tais questões já tenham sido trabalhadas anteriormente. "Evidencie a evolução do percurso, reconhecendo os aspectos positivos", ressalta a psicóloga.  

Concluindo

A demissão humanizada é dever de toda empresa. Afinal, ninguém é descartável. É preciso ter cuidado, empatia e clareza para explicar todos os motivos. Também é fundamental reconhecer as entregas dos profissionais, mostrando todo o seu valor.

Dessa forma, o desligamento pode gerar aprendizados - e não traumas. Jamais faça esse processo por e-mail ou aplicativos de mensagem. O importante aqui é o olho no olho (mesmo se o profissional estiver longe da sede, marque uma reunião online privada). Quando as relações no trabalho são permeadas por respeito, todo mundo ganha!

E aí, gostou de saber sobre o tema? Então, aproveite para acompanhar nosso blog e ficar por dentro de todas as boas práticas na gestão de empresas!