Como prevenir acidentes de trabalho: confira o infográfico
23 Dezembro 2024
A segurança no trabalho envolve cuidados e boas práticas diárias. Veja no infográfico como oferecer um ambiente seguro às suas equipes!
A segurança no trabalho é um dos temas mais sérios e prioritários em qualquer negócio, principalmente hoje em dia: todos os anos, os acidentes de trabalho resultam em altos custos sociais e financeiros no Brasil.
Em contrapartida, existe uma série de cuidados e de boas práticas que podem diminuir os indicadores ruins. Quer entender mais sobre esse panorama e saber como ter um ambiente de trabalho seguro? Nos acompanhe por aqui. Você verá:
- Cenário atual dos acidentes de trabalho no Brasil
- Como prevenir acidentes?
- O que deve ser feito em relação às equipes?
Cenário atual de acidentes de trabalho no Brasil
Só em 2023, foram registrados quase 500 mil acidentes de trabalho no Brasil, e desses, quase 3 mil foram acidentes fatais – segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
O cenário é delicado e desafiador, tanto para a saúde das pessoas quanto para o negócio em si: além de afetar diretamente o bem-estar e a saúde dos funcionários, a falta de segurança é extremamente prejudicial para qualquer empresa, causando prejuízos muitas vezes irreversíveis. Alguns dos exemplos mais comuns incluem:
- Aumento de despesas: é preciso arcar com os processos que envolvem a recuperação do funcionário;
- Redução de produtividade: o trabalhador precisará ficar afastado em certos casos;
- Gastos a mais: será necessário investir em treinamento de funcionários substitutos e/ou na contratação de colaboradores temporários.
Por isso, é tão importante adotar aquela máxima "prevenir é melhor do que remediar". Mas como fazer isso na prática?
BAIXE O INFOGRÁFICO SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO
Como prevenir acidentes de trabalho?
Ao olhar para os dados de acidentes de trabalho no Brasil, fica claro que algo precisa mudar para que esse cenário melhore.
Além da legislação instituir que as organizações sejam as responsáveis por adotar medidas de proteção e de segurança da saúde, tanto individuais quanto coletivas – através do art. 19 da lei 8213/91 – também é de interesse do próprio negócio cuidar daqueles que são o seu ativo mais importante: os colaboradores.
E o melhor caminho é a prevenção! Tudo deve começar com a criação de uma cultura de cuidado, que consiste em oferecer treinamento de boas práticas, criar campanhas de prevenção e estabelecer metas.
Também é preciso oferecer os recursos adequados, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como mantê-los sempre atualizados e em pleno funcionamento. Para complementar, todas as áreas devem ser devidamente sinalizadas. Esse combo já é um excelente começo para ver os indicadores baixarem.
E as equipes, como ficam?
No que diz respeito aos funcionários, a empresa pode contribuir garantindo um ambiente que se preocupa com o bem-estar de cada um – e uma das maneiras mais expressivas de agir com essa preocupação em mente é através da oferta de benefícios de alimentação.
Em 2023, dados do IBGE apontam que em 27,6% dos lares brasileiros os moradores conviveram com algum tipo de insegurança alimentar, e 9% desses de maneira moderada ou até mesmo grave. Esses números são de alta importância, já que de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), é fundamental ter uma alimentação de qualidade para executar as tarefas do dia a dia em segurança.
A boa notícia é que os empregadores podem intervir aqui - e de um jeito simples. Como? Oferecendo benefícios como vale-alimentação, utilizado para fazer compras em supermercados, hortifrúti e quitandas, e vale-refeição, que viabiliza a compra de refeições prontas durante a jornada de trabalho. Assim, além de conseguir isenções fiscais, os riscos relacionados à má alimentação tendem a desaparecer.
Concluindo
Outra forma consistente é dar apoio psicológico e jurídico aos colaboradores, uma vez que problemas relacionados à saúde mental ou financeira podem impactar o desempenho dos times. Um funcionário com burnout, por exemplo, está mais suscetível ao erro que, por sua vez, pode resultar em um acidente. Tudo isso deve ser observado para evitar problemas que possam levar funcionários que necessitem tratar o burnout.
Os acidentes de trabalho no Brasil são um problema recorrente que precisa ser enfrentado. São diversas as ações que contribuem para um ambiente mais seguro para sua equipe trabalhar com eficiência e conforto.
Uma das iniciativas é a preparação de um plano de benefícios para funcionários que pode aumentar a saúde e qualidade de vida no trabalho. Afinal, contar com benefícios para alimentação, transporte, exercícios físicos, apoio jurídico e psicológico ajuda a deixar as equipes motivadas e mais engajadas.
E para ajudar a sua empresa nessa missão, a Pluxee conta com um portfólio completo de multibenefícios com soluções voltadas ao bem-estar e à saúde dos colaboradores, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível e o Pluxee Cuida, programa que garante assistência psicológica aos times. Entre em contato com os nossos consultores e descubra um plano ideal para a sua empresa, não importa o tamanho!
Até a próxima!