E-book: O que é trabalho com propósito e como engajar os colaboradores?
27 Junho 2022
Entenda neste material exclusivo o conceito e veja como colocar em prática ações condizentes com o propósito da sua empresa, motivando os colaboradores
O que move o profissional e o faz levantar todos os dias disposto a trabalhar? Na outra ponta, qual é a diferença que a sua empresa faz na vida desse colaborador e na sociedade como um todo? Se você for capaz de responder a essas perguntas terá um propósito definido.
Fazer a diferença de alguma forma, inspirar, contribuir com a sociedade, com o mundo. A teoria do trabalho com propósito é bonita e genuína, mas como colocar em prática ações que escancarem o propósito, levem ao engajamento das pessoas e resultem em mais produtividade, retenção de talentos e desenvolvimento? Vamos te mostrar nesse artigo!
- Propósito de vida e de carreira
- Encontrando o propósito da empresa
- Como reforçar o propósito?
- Engajamento no home office
Propósito de vida e de carreira
O mundo se transformou com a pandemia, bem como o nosso jeito de viver e trabalhar. Uma pesquisa da consultoria de RH EDC Group mostrou que 91% dos entrevistados mudaram seu propósito de vida.
As pessoas passaram a colocar a vida pessoal como prioridade e, buscando ser mais felizes, estão até mesmo dispostas a trocar seus empregos para ganhar menos se isso trouxer mais significado.
Muitos passaram a questionar: qual é o meu propósito de vida? E onde ele se encontra com o trabalho? “Eu mesmo era um executivo de banco e larguei a área financeira para trabalhar no que acredito. O dinheiro virou consequência e não objetivo”, conta Arthur Diniz, CEO e fundador da Crescimentum. Para ele, o propósito de carreira e de vida se fundem quando você encontra o local certo para atuar.
O fit entre funcionário e empresa se dá naturalmente quando ambos têm propósitos similares. E desse encontro saem frutos positivos, como engajamento no trabalho e motivação na equipe que resultam em produtividade e desenvolvimento.
E o futuro se mostra ainda mais voltado para esse movimento de trabalho com propósito. “A nova geração busca uma sociedade justa e diversa e quer participar dessa transformação. A empresa que não estiver alinhada perderá esses profissionais”, alerta Arthur.
BAIXE O E-BOOK SOBRE TRABALHO COM PROPÓSITO
Encontrando o propósito da empresa
Mais do que saber onde quer chegar, uma empresa com propósito sabe também qual é a contribuição que quer dar para a sociedade.
As perguntas cruciais para encontrar o caminho são: qual é o legado que sua empresa quer deixar? O que a sociedade perderia se ela deixasse de existir? Que diferença ela faz na vida das pessoas que estão dentro e fora da companhia?
Mas, muito além do discurso, é preciso atuar com propósito para sentir os resultados. E eles aparecem. Uma pesquisa da Deloitte mostrou que marcas de alto crescimento estão empregando ações efetivas nesse sentido para se destacar da concorrência.
“Quando um profissional trabalha com propósito, ele se engaja mais nas atividades, atua de forma mais alegre, leve e isso faz com que produza mais e alcance resultados melhores”, defende Carla Esteves, co-CEO do Grupo Cia de Talentos.
Como reforçar o propósito na empresa?
O primeiro passo é reconhecer o propósito e identificar se as ações do dia a dia estão coerentes com ele. Não adianta nada ter o discurso perfeito, mas uma prática que não condiz.
Outro ponto importante é saber comunicá-lo. Os líderes são responsáveis por esse cascateamento e também devem dar demonstrações diárias de que as ações estão em linha com o propósito.
Vale ainda deixar claro para os funcionários que estejam em qualquer função da empresa o quanto o trabalho deles é importante para atingir os objetivos e impactar positivamente. É fundamental que cada um reconheça seu papel e se orgulhe dele.
As atuações da companhia, os impactos positivos que ela gera para a sociedade, para o meio ambiente, os compromissos que ela assume...
Tudo merece ser comunicado e, mais do que isso, é possível convidar os funcionários a participarem de algumas ações. Entram aqui as práticas de ESG, as políticas de voluntariado e os trabalhos com grupos de diversidade. Vale atrair os funcionários e incentivá-los a participar efetivamente das iniciativas.
Engajamento no home office
De acordo com Carla, o propósito está diretamente ligado ao senso de pertencimento. “Quando o propósito do colaborador está aderente ao propósito da empresa, ele se sente parte da organização”, pontua. Mas como manter as pessoas igualmente conectadas com a empresa a distância?
A executiva diz que os líderes dos times têm papel fundamental nessa missão. “São eles que devem observar como os colaboradores estão, acompanhar o dia a dia deles e apoiá-los.”
A humanização no trabalho ganhou ainda mais força e a empatia é o segredo para manter o senso de acolhimento e pertencimento. “Os gestores não precisam ser super-heróis. Vale também mostrar que são vulneráveis, o que aproxima as pessoas”, exemplifica Carla.
Por fim, é crucial ouvir os funcionários quando eles se perguntam "Qual o meu propósito de vida?", importar-se genuinamente com eles, atuar de forma colaborativa e inspirar pelo exemplo.
Concluindo
Encontra propósito no trabalho quem faz algo em que acredita, algo com impacto positivo, quem tem um motivo para levantar todos os dias para trabalhar com leveza e prazer. Para tanto, é preciso encontrar um local que esteja em sinergia, uma empresa que tenha objetivos comuns a serem alcançados.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa saiba comunicar e demonstrar em ações diárias seu propósito, o que vai motivar o trabalhador a seguir com ela nessa jornada. Ganham todos: os profissionais, que trabalham felizes e deixam seu legado, e a companhia, que cumpre objetivos e têm profissionais mais produtivos.
Quer saber mais? Baixe o e-book no botão abaixo!