Como está a legislação de benefícios flexíveis no Brasil? Saiba mais no artigo

Como está a legislação de benefícios flexíveis?

20 Agosto 2021

Oferecer benefícios adicionais aos colaboradores é sempre uma vantagem, mas é preciso estar atento à legislação trabalhista

como funciona a lei para benefício flexível

Oferecer benefícios adicionais em uma empresa é algo vantajoso tanto para o empregador quanto para os funcionários. As vantagens são inúmeras, como controle maior dos gastos, gestão de recursos da empresa, motivação dos colaboradores e diferencial para atrair novos talentos. Atualmente, a discussão sobre esse tipo de benefício flexível tornou-se ainda mais importante com o crescimento do home office, formato que tem mudado as relações de trabalho.

Só que muitos empresários ainda têm dúvidas em relação à legislação trabalhista na hora de conceder benefícios flexíveis. Ao contrário do que muita gente pensa, a oferta de benefícios adicionais na empresa pode ser feita com tranquilidade e dentro da lei. Saiba mais:

O que determina a legislação para benefícios flexíveis?

Ao implantar benefícios adicionais em uma empresa, o ideal é que o gestor faça isso por meio de um Acordo Coletivo de Trabalho, definindo de forma clara e documentada todas as regras que serão seguidas, estipulando as mesmas condições para todos os funcionários de uma mesma categoria, sem distinção. Dessa forma, a empresa evita problemas trabalhistas no futuro.

Como implantar benefícios adicionais na empresa?

Além da questão legal e jurídica, é preciso ter planejamento para implantar os benefícios flexíveis e evitar complicações futuras. Primeiramente é necessário analisar o pacote de benefícios que já é oferecido pela empresa e conhecer as necessidades dos funcionários, para que sejam oferecidas vantagens adequadas ao perfil de cada um.

Também é preciso definir de forma clara qual será a nova política de benefícios, considerando os investimentos que deverão ser feitos e o que está dentro das condições da empresa.

Por fim, é importante informar os colaboradores de forma objetiva, tirando possíveis dúvidas e garantindo que a informação chegue a todos os funcionários. E para que a implantação final dos benefícios seja eficiente, é essencial investir em uma plataforma que ofereça um sistema de gestão como cartão multi.

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