como fazer um recrutamento inteligente

6 dicas para um recrutamento inteligente

1 Fevereiro 2023

Veja no e-book como atrair os melhores profissionais do mercado de trabalho e impulsionar a produtividade da sua empresa

Atrair bons profissionais é uma tarefa que exige dedicação e muita estratégia. Afinal, é preciso reunir uma série de características para chamar a atenção de quem você quer na sua equipe. Trata-se de um processo que começa pela definição da vaga, passa pela divulgação da mesma e termina com a escolha/contratação dos candidatos 

 

Fazer todas essas etapas com base em critérios pré-estabelecidos é ter um processo de seleção e recrutamento inteligente. Mas como construir um bom programa para atração e retenção de talentos? É o que contamos por aqui, neste e-book que é um verdadeiro guia para as companhias que buscam fazer processos seletivos eficientes:

 

Como ter os melhores profissinais no seu time

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No e-book, você verá 6 dicas valiosas para garantir os melhores talentos na empresa ao otimizar o processo de seleção e recrutamento de novos candidatos. Veja um resumo a seguir:

 

1 - Converse com o setor que requisitou a vaga  
Para Nayara Tavares Cardoso, professora de Recursos Humanos do Mackenzie Rio, o primeiro passo para ter um recrutamento eficiente é fazer um alinhamento entre as partes envolvidas. Ou seja, quem requisitou a vaga e o setor de gestão de pessoas. 

 

"É necessário compreender quais são os requisitos, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes exigidas para a composição estratégica da oportunidade em questão. Em seguida, podemos estabelecer o perfil do candidato", comenta. Segundo ela, quanto mais refinado for o processo, maior será o sucesso da seleção para a retenção de talentos.

2 - Desenhe o processo  
Depois de fazer o alinhamento com o setor que pediu a abertura da vaga, você vai precisar estruturar um processo seletivo coerente com a área de recrutamento e seleção. Isso significa selecionar quais são os melhores instrumentos de seleção - provas, testes, dinâmicas, simulações, entrevistas ou jogos empresariais, só para citar alguns exemplos.

Também é preciso ter uma estratégia corporativa bem definida para apresentar aos interessados. Trata-se de uma combinação de elementos e fatores, como explicar o pacote de remuneração (inclui os benefícios para funcionários), apontar como será o onboarding e oferecer feedback para todos os candidatos (até mesmo para os que não foram aprovados).

3 - Tenha uma boa proposta  
As condições da vaga devem estar de acordo com o mercado. Lembre-se: você só vai garantir a atração de talentos (além de retê-los) se oferecer algo interessante para esses profissionais. Nesse momento, é importante ter muita clareza na hora de falar sobre remuneração e benefícios corporativos. Não deixe para revelar isso só no fim, pois você pode causar frustrações.

Também mostre aos candidatos que a sua empresa oferece planejamento de carreira e qualidade de vida no trabalho, com princípios éticos, um ótimo clima organizacional, cultura de inovação e diversidade, entre outros aspectos que podem contar muitos pontos para a decisão de um candidato sobre a vaga.

4 - Desprender-se dos requisitos  
Nayara alerta sobre a importância de ter um olhar analítico, que vai além do que a vaga pede. "Focar no perfil da oportunidade em si pode ser totalmente limitante e potencializar o turnover'', diz a professora. 

Segundo ela, a obsolescência dos cargos é uma realidade no mercado. "Logo, devemos pensar de modo mais amplo e aproveitar ao máximo as oportunidades que os processos de recrutamento podem oferecer", comenta.

5 - Tenha respeito com os profissionais  
Um ponto decisivo para ter um processo de recrutamento inteligente, de acordo com Nayara, é respeitar os participantes. Isso implica em agir com transparência em todas as etapas, desde a divulgação da vaga até a comunicação daqueles que não passaram.

Se alguém que não foi selecionado tiver uma experiência negativa, por exemplo, nunca mais participará de um programa da companhia e até pode instruir seu círculo de amigos a fazer o mesmo.

6 - Escolha o local certo de divulgação  
Para Nayara, é fundamental divulgar as oportunidades em ambientes que possam ter profissionais qualificados. "Em todos os casos, é importante que a empresa conheça quais são as fontes de recrutamento com maior aderência às suas necessidades ou então procure agências especializadas", alerta.

Benefícios como forma de atração e retenção de talentos  
Um recrutamento inteligente depende de muitas características, como a forma de fazer o processo seletivo e a qualidade dos benefícios oferecidos pelas empresas. Deve haver sempre uma estratégia robusta sustentando a escolha das pessoas que irão fazer parte do seu time. Aqui demos algumas dicas importantes. Quer saber mais? Assine a newsletter do Sodexo Insights e fique sempre atualizado sobre todas as tendências de Recursos Humanos para impulsionar seus resultados.