Marketing digital para restaurantes: vale o investimento?
16 Novembro 2022
Redes sociais, cardápios digitais e uso de dados podem aumentar as vendas. Veja como começar no artigo.
Um estabelecimento que não está na internet perde muito em poder de vendas por não ter grande alcance de público. Portanto, se você vive se perguntando por que deve investir em marketing digital e não toma realmente uma atitude, saiba que é o momento de mudar de estratégia.
Seja um negócio de pequeno ou médio porte, tenha em mente que não existe uma fórmula única que leva ao sucesso. O caminho é montar um planejamento personalizado e mensurar os resultados à medida em que as ações digitais forem aplicadas, conforme as preferências do público e os objetivos de negócio do seu estabelecimento para o longo prazo.
Quer saber mais? Vamos tirar suas dúvidas sobre os motivos para investir em marketing digital para PMEs e como tirar as ideias do papel.
Afinal, por que devo investir em marketing digital?
Antes de tudo, conheça as principais vantagens de desenvolver uma estratégia de marketing digital consistente para o seu pequeno negócio.
Aumenta a visibilidade
O marketing digital é um excelente aliado para aumentar a visibilidade de PMEs, pois alcança diversos tipos de público. Se o restaurante está presente na internet, é possível atingir uma pessoa que mora em um bairro distante e não conhece os serviços, ou até mesmo quem está só de passagem pela cidade.
Ao seguir com uma estratégia de conteúdo digital, você pode ter mais facilidade em conquistar o consumidor pela imagem e estimular, por exemplo, a decisão de compra por delivery. Isso porque é natural que a gente se interesse em provar um prato a partir de uma foto que dá água na boca. Dessa forma, a dica é caprichar na publicação de fotos nos horários do almoço e do jantar, que são os dois momentos que fazem os pedidos crescerem nas ferramentas digitais.
Permite uma maior segmentação
O seu restaurante ou lanchonete tem um nicho? Caso a resposta seja negativa, é preciso ligar o alerta vermelho para a importância da segmentação do seu negócio. Tudo o que envolve alimentação precisa construir uma imagem positiva dentro do que o público deseja e alinhada com uma mesma proposta.
Direcionar o conteúdo sem ter uma estratégia de segmentação dificilmente traz algum resultado, ainda que ele tenha qualidade. Então, saiba que segmentar é uma das chaves para uma campanha de marketing bem-sucedida e que essa ação resulta de uma boa análise sobre o perfil do público.
Melhora a experiência do cliente
Dificilmente uma pessoa faz uma compra hoje em dia sem antes consultar os comentários relacionados nas redes sociais, e não é diferente com os restaurantes. Quem vai ao estabelecimento busca algumas informações:
- saber como é o local;
- ver fotos dos pratos;
- descobrir a média de preço do cardápio;
- avaliar com propriedade a qualidade de cada detalhe.
Alimenta o interesse
Nos pedidos para entrega, as avaliações são decisivas para que um potencial cliente faça a compra. Quando você monta uma estratégia de marketing digital, o consumidor passa por uma espécie de jornada de descoberta e interesse até que escolha o seu estabelecimento.
Pense na experiência do cliente como um todo e inclua, especialmente, o digital. Com atenção aos seguintes pontos:
- priorize uma navegação fácil em sites e aplicativos;
- inclua informações sobre os ingredientes dos pratos nas descrições;
- sempre que postar ações promocionais, coloque todos os detalhes para evitar muitas perguntas nos comentários.
Como usar o marketing digital a favor do seu restaurante?
Para um restaurante que deseja alcançar mais público, a adaptação é sempre o principal ponto. E quando se trata de marketing digital, o processo envolve não só o mercado, mas também os interesses e as vontades do consumidor. Portanto, você precisa conhecer bem o seu público para alinhar suas ações e campanhas.
A seguir, confira outras dicas essenciais para o seu pequeno negócio decolar com o marketing digital.
Entenda os canais de comunicação
O marketing digital é uma ferramenta poderosa e que oferece uma série de oportunidades. Na prática, falando do setor alimentício, a experiência do cliente vai muito além de comer e pagar pelo serviço.
Para construir um relacionamento com o cliente de confiança que resulte em engajamento em longo prazo, os canais de comunicação precisam fazer parte da estratégia de vendas. Todos precisam ter uma linguagem bem definida, que pense em todas as etapas, como decisão de compra e pós-venda.
Por exemplo, se um cliente fizer uma reclamação por e-mail ou nas redes sociais, você tem estratégias pré-definidas para evitar que se torne uma crise? Pois bem! Entender os canais de comunicação é criar um planejamento direcionado para cada um e imaginar todas as possibilidades envolvidas. Os principais canais no marketing digital são:
- e-mail;
- redes sociais;
- busca orgânica (quando o consumidor encontra o seu site ou rede social por meio do Google ou outro buscador, sem interferência de anúncios pagos);
- tráfego direto (quando o consumidor digita o endereço do seu site diretamente no navegador);
- mídia paga (anúncios pagos no Google e nas redes sociais).
Aposte em redes sociais
Por falar em redes sociais, elas são uma excelente ferramenta para entender o seu público, apresentar os diferenciais que você oferece e, assim, se destacar da concorrência. São perfeitas também para colocar ações de marketing em prática e receber feedbacks sobre o que realmente faz as vendas aumentarem.
Instagram e Facebook são o carro-chefe na comunicação com o público. As pessoas costumam acessar esses canais antes de visitarem um novo restaurante, em busca de promoções ou da programação do dia. Para movimentar o ambiente virtual com postagens, você pode:
- oferecer cupons exclusivos;
- promover eventos;
- pedir a opinião dos seguidores para escolher um novo prato;
- fazer sorteios.
Concluindo
Da próxima vez que você se perguntar “por que devo investir em marketing digital?”, pense no engajamento do público com o restaurante e a importância de colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. Mas não tenha pressa! Começar com o que mais faz sentido no seu planejamento já é uma excelente forma de alcançar novos clientes e usar a tecnologia a seu favor.
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