Planejar o processo de recrutamento pode ajudar a otimizar tempo e encontrar profissionais que vão ajudar a empresa a ser mais competitiva.

Funil de recrutamento: o que é e como implementar

3 Outubro 2022

Entenda mais sobre essa ferramenta que potencializa o plano de recrutamento e seleção

 

Toda empresa procura contratar os melhores profissionais do mercado. Mas essa jornada não é tão simples assim. A concorrência é grande - e se destaca quem conseguir estruturar o melhor plano de seleção. Para isso, o setor de Recursos Humanos pode contar com um aliado bem eficiente: o funil de recrutamento.

Você já ouviu falar sobre a metodologia? Ela reúne toda a trajetória do candidato às vagas da empresa. Mas como esse conceito interfere? Quais são as vantagens? É o que explicamos a seguir (com direito a infográfico no final). Você verá:

O que é funil de recrutamento?

Todo processo de seleção é composto por etapas. São elas: atrair, converter, entrevistar, fazer a oferta e contratar. Operacionalizar essas fases é uma tarefa complexa, que exige um planejamento específico. Nesse sentido, uma metodologia interessante é o funil de recrutamento.

Estamos falando aqui de uma estratégia que visa atrair os melhores talentos e mostrar para eles por que vale a pena ingressar na companhia. É algo parecido com o funil de vendas, bastante utilizado por profissionais de marketing para identificar clientes e convertê-los.

Com o funil, você consegue identificar mais facilmente como acontece o seu processo atual e se há oportunidades de melhoria/evolução.

 

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Mas como criar o funil de recrutamento?

Há softwares específicos para organizar as etapas do processo de seleção, ferramentas que te ajudarão a ter uma visão mais ampla de tudo. Você também pode fazer com recursos que utiliza no dia a dia, como plataformas de gestão e planilhas. O importante mesmo é ter um guia que dará a visibilidade necessária para o recrutamento - e todos os seus estágios.

O funil permite ao time de RH identificar em qual etapa está cada profissional, os motivos pelos quais não avançou, qual das fases reprovou mais pessoas, se há feedbacks dos participantes e em quais níveis houve mais desistências. Tais informações são valiosas para quem conduz as contratações, uma vez que possibilitam a realização de acertos e melhorias.

Além disso, quando o candidato passa por todas as etapas, a sua percepção sobre a empresa fica muito mais clara. Dessa forma, ele entra na vaga mais preparado e em sintonia com a cultura, o que ajuda a reduzir o turnover.

Do lado do RH, compreender o funil por inteiro é essencial para pensar no processo de recrutamento e seleção de modo mais estratégico.

Etapas do funil de recrutamento

São cinco estágios principais:

  • Atração: chamar a atenção do candidato com vagas consistentes.

  • Conversão: mostrar que aquela oportunidade é ideal para cada um.

  • Teste e entrevista: analisar cada perfil para verificar se são compatíveis com a vaga.

  • Oferta: fazer a proposta em si.

  • Contratação: dar início ao processo que transportará aquele talento para o quadro de funcionários.

É preciso agir com clareza, objetividade e respeito em todas as etapas, mostrando sempre que a sua empresa é ótima para se trabalhar.

Na atração, por exemplo, apresente todos os detalhes da vaga. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, 61% dos profissionais procuram saber a remuneração logo no início. Transparência é fundamental.

Quando partir para a conversão, simplifique ao máximo a candidatura, sem abrir mão das informações fundamentais. Isso é muito importante para garantir que as pessoas efetivamente façam as suas inscrições. A taxa média de conclusão é baixíssima: 10,6%, segundo um estudo feito pela Recruiter.com.

No momento de testes e entrevistas, busque captar todas as informações a partir de uma conversa franca e leve, mas que permita avaliar as suas aptidões. Aproveite também para "vender" a empresa, mostrando por que é interessante trabalhar nela. E em todos os casos, seja positivo ou não, dê sempre um feedback para os participantes 

Um estudo feito pela Websolutions mostrou que a maior frustração para 52% dos concorrentes é justamente não ter esse retorno.

Quando chegar a hora da oferta, faça uma proposta consistente. Devem constar: remuneração adequada, o que esperar da experiência (e o que a empresa espera do candidato) e apresentação dos benefícios para funcionários - para se ter uma ideia, esse é o maior atrativo depois do salário, de acordo com 75% dos respondentes da pesquisa realizada pela CareerBuilder.

Leia mais: benefícios para funcionários dão resultados?

Na contratação, faça tudo às claras e não se esqueça de ter um processo de onboarding bem estruturado.

Concluindo  
O funil de recrutamento é uma metodologia interessante para organizar o processo de seleção. Além disso, garante uma visão mais ampla de todas as etapas - e em qual nível está cada candidato.

Dessa forma, você consegue identificar oportunidades de melhoria, ter um plano mais consistente e atrair os melhores talentos. Quer mais dicas detalhadas de como fazer isso na prática? É o que mostramos neste infográfico sobre funil de recrutamento. Faça o download gratuito e boa leitura!