O que é PLR? Quem tem direito? Aprenda no artigo

PLR: o que é e como funciona

16 Janeiro 2023

Saiba o que diz a legislação sobre a Participação nos Lucros e Resultados

O que é PLR? Quem é elegível a receber? Saiba tudo no artigo sobre o tema.

A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) é uma forma de bonificação em que parte dos lucros obtidos pela empresa é dividida entre os colaboradores. Esse é uma das formas que as empresas têm usado para atrair e reter talentos. O benefício está atrelado aos lucros obtidos pelo negócio ao longo do ano e é uma maneira de estimular a produtividade da equipe.

Como funciona a PLR?

O pagamento da PLR pelas empresas não é obrigatório, sendo um benefício extra que depende do interesse de cada organização. No entanto, quem oferece a PLR acaba se destacando no mercado de trabalho com um benefício diferencial para atrair profissionais. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois mesmo sendo facultativa, a bonificação tem diversas definições previstas em lei que precisam ser seguidas pela empresa.

O que diz a legislação?

A Participação nos Lucros e Resultados é uma forma de premiação condicionada ao alcance de determinados resultados ao longo de um período na empresa. A forma de pagamento da PLR aos funcionários costuma ser definida pela empresa de duas formas:

  • Metas para a empresa: O empregador define o lucro que deseja alcançar em um determinado período e, se o valor for atingido, uma parte do lucro é paga aos funcionários.
  • Metas por área ou colaborador: Nesse caso, o pagamento depende de metas individuais ou por departamento.

Seja qual for a forma, é preciso que as condições sejam bem definidas previamente e que haja transparência sobre esses critérios. Além disso, a PLR não pode ser paga mais do que duas vezes no ano e precisa haver um intervalo de pelo menos um trimestre entre os pagamentos.

Quais são as vantagens de oferecer a PLR?

A concessão desse benefício traz diversas vantagens para as empresas, como a motivação dos funcionários, a retenção e atração de talentos e o aumento da produtividade. É importante reforçar que o benefício não pode substituir ou complementar o salário, já que se trata de uma bonificação variável não obrigatória. Vale ressaltar que a empresa também tem outras formas de incentivar os colaboradores com benefícios adicionais além da PLR, como a oferta de vale-refeição e vale-alimentação, por exemplo.

Quem tem direito a receber a PLR?

Todos os trabalhadores da empresa em regime CLT têm direito a receber a Participação nos Lucros e Resultados. Porém, como o benefício não é obrigatório, o pagamento é condicionado à escolha da empresa. Pessoas que trabalham sem carteira assinada, como freelancers e estagiários, não recebem a bonificação.

Leia também:

Benefícios flexíveis: uma ferramenta importante para o RH

O que você precisa saber sobre benefícios flexíveis?