
Campanha de incentivo: como oferecer bonificações
26 Fevereiro 2025
Saiba como usar o poder dos prêmios e das bonificações para aumentar a produtividade das suas equipes
Manter a equipe motivada e satisfeita é sempre um desafio para as empresas – afinal, equipes felizes entregam melhores resultados, e todos querem ser reconhecidos pelos seus esforços!
E quando falamos sobre como motivar a equipe, uma das respostas mais eficazes é através das campanhas de incentivo: ações e recompensas diversas que ajudam a destacar a importância e o esforço dos envolvidos nos bons resultados apresentados em determinados períodos ou projetos.
Entre as várias opções de campanhas de incentivo de vendas e resultados, um dos caminhos mais interessantes é apostar na oferta de benefícios corporativos adicionais, como as tradicionais premiações de final de ano. Mas, independentemente da forma que a sua empresa escolher, é importante fazer um bom planejamento para garantir um sistema funcional e prático, pronto para ser usado sempre que necessário.
Quer saber como fazer e conhecer mais sobre como incentivar a equipe? Fique com a Pluxee para entender:
- O que é uma campanha de incentivo?
- Como elaborar uma?
- Quais benefícios são indicados?
O que é uma campanha de incentivo?
A campanha de incentivo é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a produtividade das equipes e, consequentemente, potencializar os resultados dos negócios. Todas as empresas podem - e devem - apostar nesse caminho, independentemente de seus portes e segmentos. Os ganhos são muitos!
E olha que tais campanhas de incentivo não devem ficar restritas aos times de vendas: a estratégia é aplicável em qualquer área. Em relação ao momento mais adequado, você pode realizar ações todos os meses ou então em épocas específicas, como o final do ano. Sem dúvidas, um bônus no trabalho é um grande incentivo para encerrar o ano em grande estilo.
Entre as principais vantagens desse tipo de estratégia, destacamos:
- Aumento da produtividade;
- Maior engajamento;
- Sensação de pertencimento;
- Valorização da força de trabalho.
Todas essas características, sem dúvidas, tornam sua empresa mais competitiva, criativa e dinâmica.
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Mas como elaborar uma campanha de incentivos potente?
Existem diversas maneiras de organizar uma campanha de incentivo, seja ela para a área de vendas ou para as demais. Vem conosco descobrir as principais:
- Por metas: é a forma mais comum para motivar as equipes que atuam na área de vendas, mas também pode ser adaptada para outros setores. A premiação é feita a funcionários que atingem as metas estipuladas pelos gestores;
- Por ideias: outra forma de incentivar os colaboradores é oferecer bonificações para aqueles que mais colaboram com novas ideias;
- Por cumprimento de prazos: que tal premiar quem cumpre todos os prazos para a entrega de trabalhos ou finalização das atividades diárias? É um excelente estímulo;
- Por destaque: aqueles funcionários que mais se destacam no dia a dia, demonstrando agilidade, proatividade e iniciativa, também podem ser recompensados com bonificações no final do ano. Em muitas empresas, por exemplo, é comum que os gestores escolham o “funcionário do mês” por indicação dos próprios colegas;
- Por equipe: também é possível motivar a equipe oferecendo premiações por metas batidas coletivamente, por exemplo.
Nesses casos, além do bônus financeiro, também é possível conceder viagens em grupo ou atividades em equipe como parte da campanha de bonificação no trabalho.
Quais benefícios são mais adequados para campanhas de incentivo?
Depois que a empresa define os critérios que serão utilizados para premiar as equipes, é preciso determinar de que forma serão concedidos os benefícios empresariais de incentivo aos colaboradores. Veja as principais opções:
- Viagens: passeios incríveis com tudo pago para os funcionários que atingirem as metas ou se destacarem ao longo do ano.
- Folgas: momentos de lazer e de descanso. Uma boa forma de arejar a mente e aproveitar a família!
- Cursos: alguns gestores também optam por bonificações voltadas à qualificação dos funcionários, como cursos, congressos, seminários e até ajuda de custo para a graduação, um MBA ou uma especialização.
- Bônus financeiro: incentivo financeiro, por meio de um crédito que pode ser incluído no holerite ou oferecido como vale-presente – algo muito comum no Natal, por exemplo.
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Concluindo
As campanhas de incentivo e os benefícios para funcionários como vale-alimentação, vale-refeição e vale-combustível têm um grande poder dentro das empresas. Isso porque motivam os funcionários e favorecem a importante sensação de pertencimento. Quando isso acontece, as equipes passam a atuar com mais entrega, dedicação e motivação.
Ser reconhecido é sempre um combustível a mais no dia a dia de trabalho! Então, aproveite para colocar essa estratégia em prática. Você pode contar com a Pluxee nessa jornada, sabia?
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