Como apoiar colaboradores com problemas financeiros
25 Agosto 2023
Saiba como a empresa pode ajudar os funcionários nas questões financeiras
Uma pesquisa realizada pela Pluxee revelou que 21,5% dos profissionais brasileiros consideram 2023 como o pior período financeiro dos últimos cinco anos, sendo que a pressão das contas afeta a performance no trabalho para 71% dos entrevistados. Nesse sentido, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores vai além do ambiente de trabalho. Por meio da implementação de programas de educação financeira nas empresas e da oferta de benefícios como vale-refeição e vale-alimentação, é possível oferecer um suporte valioso para quem enfrenta problemas financeiros. Continue a leitura e saiba mais!
O impacto dos problemas financeiros
De acordo com a pesquisa da Pluxee, para enfrentar esse cenário de estresse financeiro, os trabalhadores adotam medidas como: reduzir gastos com alimentação (47,3%), buscar trabalhos adicionais (30%) e fazer horas extras para complementar a renda (27%). Além disso, cortar despesas com transporte (23,8%) e moradia (20%) também são ações tomadas para aliviar as finanças.
A diretora executiva de pessoas e responsabilidade social corporativa da Pluxee, Fabiana Galetol, destaca que as preocupações com as obrigações financeiras podem afetar negativamente o desempenho no trabalho e que cerca de 96% dos entrevistados esperam que as empresas cuidem dos funcionários, indo além do desenvolvimento profissional.
71% dos entrevistados afirmam que sua vida financeira tem um impacto direto na performance profissional. Isso se manifesta em falta de motivação (57%) e dificuldade de concentração nas atividades (45%). Além disso, também observa-se queda no rendimento (30,5%), atrasos na realização de tarefas (16,5%), perda de qualidade nas entregas (10,5%) e ocorrência de erros durante o expediente (9,5%).
Quando questionados sobre como as chefias poderiam ajudar os empregados com problemas financeiros, 50% indicaram a oferta de cursos de educação financeira, enquanto outros 50% desejam benefícios como orientação financeira, assessoria jurídica e acompanhamento psicológico, além de vale-alimentação e vale-refeição. Além disso, 29% preferem a possibilidade de empréstimos consignados e 18% gostariam de ter acesso a adiantamentos salariais.
Como as empresas podem ajudar?
Por meio da educação financeira, os colaboradores adquirem conhecimentos e habilidades para gerenciar suas finanças de forma mais eficiente. Essa abordagem não apenas ajuda os funcionários a controlar suas despesas, mas também a planejar o futuro e lidar com situações financeiras adversas. Oferecer workshops, seminários e cursos online sobre orçamento, poupança, investimentos e redução de dívidas pode auxiliar os colaboradores a tomarem decisões financeiras bem pensadas.
Além disso, benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição também desempenham um papel fundamental para apoiar os funcionários com problemas financeiros. Ao fornecer um subsídio específico para alimentação, as empresas garantem que os colaboradores tenham acesso a refeições adequadas durante o expediente e aliviam a pressão sobre seus orçamentos pessoais. Esse subsídio permite que os funcionários direcionem recursos que seriam gastos em alimentos para outras despesas essenciais, como o pagamento de contas e boletos.
Vem pra Pluxee
Aumente o poder de compra de seus colaboradores e ganhe mais produtividade
Preencha os dados e nosso consultor especializado entrará em contato com você com a melhor negociação.