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Por que a liderança é decisiva na saúde mental das equipes?

11 Janeiro 2023

A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa. Te mostramos aqui o que os gestores podem fazer para garantir o tão desejado bem-estar no trabalho

Saúde mental é um dos termos mais procurados pelos brasileiros, de acordo com o Google Trends, ferramenta que mostra as tendências de pesquisa na internet. Muito se deve à pandemia, que revelou, intensificou e contribuiu para gerar muitos problemas nessa esfera, incluindo um grande aumento nos casos de burnout

Agora, é hora de analisar o que aconteceu e corrigir falhas para que as ocorrências relacionadas à saúde mental no trabalho diminuam. E a liderança, por sua vez, tem um papel decisivo. Mas como isso acontece na prática? É o que contamos neste artigo em que você verá:

O que aconteceu com a saúde mental do trabalhador no pós-pandemia?

Cada vez mais, os funcionários têm buscado apoio de seus gestores quando sentem que têm alguma questão ligada à saúde mental. O problema é que nem sempre eles encontram o respaldo que procuram na liderança. De acordo com o estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela Robert Half e pela The School of Life, a habilidade que as equipes mais sentem falta em seus superiores é justamente o "apoio" para ter segurança psicológica.

Dos colaboradores entrevistados, 36% afirmaram que seus líderes não são disponíveis, não exercem a escuta ativa e aparentam não se importar com a valorização do próximo. Na sequência, aparecem características como comunicação (26%), capacidade de decisão (17%), empatia (14%), objetividade (14%) e liderança (13%). Em contrapartida, apenas 6% dos gestores consultados afirmaram que precisam e/ou gostariam de desenvolver a habilidade de apoio.

Ou seja, temos um cenário complexo: as equipes sentem falta, mas os líderes não percebem que estão em falta. Segundo a psicóloga do trabalho Sandra Rego, esses profissionais são decisivos para garantir o bem-estar no trabalho, sendo crucial também na redução de problemas ligados à saúde mental, como a ansiedade no trabalho. "A disponibilidade é o ponto de partida para uma relação saudável, na qual os funcionários enxergam ali alguém que saberá ouvir, dará apoio e irá tentar buscar as melhores soluções", comenta.

Mas como os líderes podem garantir o bem-estar no trabalho?

Estamos diante de um desafio que, segundo Sandra, é totalmente possível superá-lo. Tudo depende de alguns elementos decisivos:

  • Treinamento contínuo: cabe à empresa promover cursos, workshops e mesas redondas sobre o tema, mostrando à liderança como agir no dia a dia;

  • Apoio psicológico: se os líderes não estiverem bem, certamente não conseguirão ajudar o próximo. Por isso, é essencial oferecer esse suporte com foco na gestão;

  • Conversas individuais: o RH deve fazer conversas periódicas com a liderança para identificar problemas, propor soluções e caminhar lado a lado. Dar um exemplo do que é uma escuta ativa pode motivar que os gestores façam o mesmo com as suas equipes;

  • Acompanhamento: além de instruir os líderes, é fundamental conversar com as equipes para identificar se houve evolução e/ou elas se sentem acolhidas. Assim, o RH age de maneira estratégica para promover melhorias;

  • Veja como está a saúde mental no pós-pandemia: fazer uma força-tarefa é essencial nesse momento, uma vez que os indicadores se multiplicaram depois da crise sanitária. Dedique-se ao tema e verá excelentes resultados.

Saúde mental no ambiente de trabalho: tema é pauta mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) fizeram m apelo para as empresas para que coloquem saúde mental e bem-estar no trabalho como prioridade. De acordo com a OIT, a formação da liderança é essencial para "prevenir ambientes desgastantes e dar resposta a trabalhadores em situação de estresse". 

suporte psicológico é, de acordo com as organizações, o ponto de partida para garantir um ambiente acolhedor e com segurança psicológica no trabalho. Trata-se de um dos benefícios corporativos que mais ganham evidência neste cenário atual. Quando somado ao apoio dado pela liderança, as chances de haver um ambiente acolhedor e seguro psicologicamente crescem muito.

Burnout: doença do trabalho

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional caracterizado por sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico resultante de situações provocadas por um trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. Afinal, excesso de trabalho e saúde mental são termos que estão cada vez mais interligados.

A principal causa do surgimento dos sintomas da Síndrome de Burnout é justamente o excesso de trabalho, por isso é importante ficar atento aos possíveis sinais de Burnout nos colaboradores da empresa, mantendo sempre uma escuta ativa da liderança para oferecer ajuda aos profissionais.

O papel da liderança na segurança do trabalho

Saúde mental e trabalho são dois termos que caminham juntos. E cabe aos gestores a promoção de um ambiente permeado pela segurança psicológica, com mais saúde e bem-estar nas empresas, onde os profissionais se sentem à vontade para falar com seus líderes sobre qualquer tipo de assunto. Daí a importância de oferecer um treinamento contínuo à gestão, além de olhar com atenção para a sua saúde mental. 

E aí, quer ajuda para colocar isso em prática?

A Sodexo oferece uma grande variedade de soluções de bem-estar e saúde, atuando também como corretora para a contratação de seguros. Cuide da saúde mental de suas equipes pedindo um contato dos nossos consultores.

Até a próxima!