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Aproveite as datas comemorativas para vender mais no restaurante

11 Outubro 2022

Vamos mostrar dicas essenciais para aproveitar ao máximo datas especiais ao longo do ano e se destacar no mercado.

As datas comemorativas são aliadas no aumento das vendas. De fato, quando o estabelecimento consegue entender o que os clientes esperam, fica muito mais simples criar ações estratégicas que chamem a atenção e fidelizem clientes no longo prazo.

Quando se trata de um restaurante, então, é preciso aproveitar cada uma das oportunidades geradas pelas sazonalidades. O grande segredo está em usar os temas do calendário para personalizar os detalhes, desde as opções do cardápio até as embalagens usadas no delivery.

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Faça um planejamento prévio

O primeiro passo para aproveitar as datas comemorativas em seu restaurante é fazer um planejamento prévio ou um calendário sazonal. Isso é importante para entender quais são os interesses do público e como essas datas se encaixam no funcionamento do estabelecimento e no cardápio.

Algumas datas, como o Natal, são consideradas unânimes e sempre trazem oportunidades. Porém, é preciso analisar por nicho quais são realmente interessantes e podem trazer retorno financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis e observe também as apostas dos concorrentes diretos para entender o que faz sentido e o orçamento que precisará direcionar.

Crie um calendário estratégico

Depois de fazer o planejamento, chega a hora de criar um calendário estratégico ou sazonal. Ao entender as ações que são interessantes, é necessário organizar as datas sazonais. Até porque você precisa calcular quando comprar os ingredientes específicos, encomendar adicionais com fornecedores e elaborar as formas de divulgação.

Como os olhares estão voltados para a ação realizada, os clientes conseguem identificar os diferenciais do restaurante em relação à concorrência e voltar a comprar graças à qualidade oferecida. Uma boa dica, nesse caso, é proporcionar sempre a sensação de que o público vai levar vantagem ao escolher o seu estabelecimento.

Avalie o que pode ser viável financeiramente para criar promoções de descontos cumulativos em datas comemorativas, em que seja possível dobrar o desconto sobre um pedido se o cliente fizer o segundo. Outra opção é oferecer um voucher para ganhar uma sobremesa temática grátis ao consumir o valor estipulado na promoção.

Tudo depende das possibilidades internas e de como o público responde a esse tipo de ação, para entender o que mais se encaixa no planejamento do calendário.

 

Em fevereiro, por exemplo, a data comemorativa é o Carnaval. Ele costuma impulsionar as vendas dos estabelecimentos que apostam em bebidas temáticas e criam um ambiente mais descontraído para receber os clientes durante as refeições. Já em março, o Dia da Mulher é uma data em que brindes e descontos especiais ficam em alta.

Em junho, no calendário sazonal deve constar as festas juninas. Os consumidores levam os familiares para degustar as receitas típicas, e os casais desejam celebrar o Dia dos Namorados. E assim vai ao longo de todo o ano, com foco no perfil do cliente.

Lembrando que, embora seja uma ação sazonal, deve ser pensada para que ele retorne ao restaurante e crie um relacionamento de confiança.

 

Adote embalagens comemorativas

As datas comemorativas devem ser vistas nos mínimos detalhes, e isso envolve as embalagens. Seja para levar a comida do restaurante, seja no serviço delivery, uma embalagem temática de qualidade chama a atenção do consumidor e demonstra como o estabelecimento se preocupa com a imagem transmitida.

Procure fornecedores que trabalham com esse tipo de item e avalie a possibilidade de incluir algo que seja útil para o cliente depois que ele consumir o alimento. Assim, o contato do restaurante em um copo ou ímã de geladeira permanece no campo de visão do cliente, ao mesmo tempo em que fortalece o engajamento.

Saiba mais: Como escolher um aplicativo de delivery?

Monte cardápios personalizados

Incluir opções personalizadas em datas sazonais é fundamental para aproveitar datas comemorativas. Esse tipo de ação faz a diferença na hora de atrair novos clientes e de surpreender os que vão ao estabelecimento frequentemente.

O ideal é ir além de decorar o cardápio com desenhos diferentes ou de ter um prato comemorativo, por exemplo. Desenvolva uma nova aba do cardápio e inclua uma série de pratos com nomes relacionados à data comemorativa da ocasião.

Pode ser desde implementar receitas inéditas no restaurante até adicionar ingredientes em pratos já consagrados e modificar o nome deles. Essa medida, com o reforço de que se trata de uma edição limitada, chama a atenção tanto no ponto físico quanto nas vendas por delivery.

Aposte em decoração temática

Nem todo restaurante presta atenção em decoração, mas ela é um diferencial e tanto na escolha do cliente, principalmente em datas importantes. Saiba que a curiosidade das pessoas costuma ser aguçada quando elas passam por um restaurante decorado durante o período de datas comemorativas.

Dessa forma, as chances de o potencial cliente entrar são muito maiores e, com tudo preparado e personalizado, o impacto inicial é extremamente positivo. Além disso, com as redes sociais, as refeições se tornaram verdadeiros momentos de diversão.

Então, quanto mais datas comemorativas você adotar em sua estratégia, melhor será o engajamento no mundo digital, que funciona como um “boca a boca” moderno na decisão de compra. Se possível, deixe sempre visível o endereço das páginas virtuais do restaurante na mesa e nos pedidos de delivery.

Leia também: Como encantar clientes no restaurante?

Ofereça uma boa experiência

O grande diferencial é priorizar opções que façam o serviço oferecido ser lembrado pela boa experiência. De nada adianta ter bons descontos se o atendimento não for atencioso, se o cliente demorou muito tempo na fila para pagar ou se a qualidade da comida estiver abaixo do esperado.

Em função disso, tenha o controle de todas as etapas das ações. Isso vai desde a quantidade de pedidos feitos aos fornecedores até o treinamento adequado dos colaboradores. Além disso, agregue valor na solução de problemas de maneira rápida para criar identificação com o estabelecimento.

Agora que você já sabe como usar as datas comemorativas para aumentar sua receita e passar uma imagem positiva do restaurante. Com as estratégias certas e uma boa divulgação, seu público não só vai se programar com antecedência para participar, como também mostrará as vantagens aos familiares e amigos. Essa é uma excelente tática de marketing para o estabelecimento e costuma gerar uma alta expectativa pelas próximas ações.

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