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Saúde e qualidade de vida: cuidados com equipe e clientes durante a quarentena

01/06/20 11:14

No contexto da pandemia do coronavírus, trouxemos algumas dicas de cuidados para seu time e seus consumidores

 

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A necessidade de isolamento social causada pela crise da Covid-19 trouxe a quarentena para a rotina dos brasileiros. Diante desse momento atípico, saúde e qualidade de vida devem ser prioridades, tanto para os profissionais do seu estabelecimento quanto para os clientes.

Um dos principais fatores de cuidado com as pessoas durante a quarentena está relacionado à saúde mental. Afinal, ninguém está acostumado a viver dessa maneira. Além disso, o medo do desconhecido e do coronavírus podem trazer pensamentos negativos, gerando doenças psicológicas e outros problemas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de cuidados que devem ser tomados com equipe e clientes durante a quarentena. Saiba como agir de maneira consciente nesse período!

Pratique a escuta ativa

O primeiro passo é escutar seus funcionários e clientes, entendendo o que eles estão passando nesse momento: seus anseios e suas maiores dificuldades. Quando uma pessoa se dispõe a conversar com a outra, presta atenção ao que está sendo dito e se interessa genuinamente pelo assunto, ela está sendo generosa.

O ser humano gosta de ser ouvido, e isso se torna ainda mais relevante no momento que estamos passando, pois gera a sensação de bem-estar. Desse modo, o estabelecimento se posiciona como um apoio psicológico, demonstrando que se preocupa com a saúde mental e física de seus colaboradores.

A empatia é fundamental nesse cenário, pois o exercício de se colocar no lugar do outro é uma forma de enxergar suas necessidades e seus desejos. Dessa maneira, é possível agir para solucionar problemas e diminuir os impactos da crise.

Procure saber se seus funcionários precisam de ajuda financeira

Além do amparo emocional, é possível que a ajuda financeira seja necessária. Portanto, converse em particular com seus colaboradores, entenda a situação de cada um e, se possível, auxilie financeiramente.

Essa é uma atitude que humaniza a gestão do negócio, demonstrando a importância que cada profissional tem para o andamento da organização. Além disso, é possível dar apoio com alimentos, medicação e outras eventuais necessidades.

Contribua para a qualidade do trabalho

Com a maioria das estruturas fechadas, é provável que os colaboradores estejam trabalhando de forma diferente, com novas regras de higienização e distanciamento. Busque maneiras de melhorar a qualidade do serviço, oferecendo incentivos para que as horas de trabalho sejam agradáveis.

Se possível, invista no espaço e em objetos que ofereçam conforto ao profissional. Desse modo, a produtividade não será tão prejudicada, sendo uma estratégia interessante para manter a motivação em tempos difíceis.

Facilite a comunicação

A comunicação é uma atividade vital em tempo de novos hábitos e quarentena. Por isso, é interessante oferecer diversas possibilidades. A melhor opção é oferecer mais de um canal de comunicação, como bate papos individuais, WhatsApp, telefone, entre outros. O mesmo é válido para o relacionamento com os clientes, pois quanto mais possibilidades de contato existirem, melhor será o atendimento que a organização pode oferecer.

Compartilhe conteúdos com dicas de bem-estar, saúde e qualidade de vida

Outra forma de promover a saúde e a qualidade de vida para sua equipe e seus clientes é por meio do compartilhamento de dicas sobre bem-estar. Esses conteúdos devem oferecer ideias que possam ser praticadas durante o isolamento, promovendo atividades saudáveis e melhorando o cotidiano.

Compartilhe dicas e orientações sobre atividades físicas, receitas, exercícios de meditação e até mesmo relacionamento entre família. Cada um desses conteúdos contribui para que as pessoas passem por esse momento com mais serenidade, felicidade e ânimo.

Propague histórias positivas e motivadoras

Mesmo em tempos de crises e dificuldades, é possível encontrar histórias positivas e motivadoras, que sirvam como exemplo e alento. O medo causado pela disseminação do coronavírus pode deixar as pessoas com pouca esperança e sem acreditar em futuro melhor.

Promova histórias de solidariedade, recuperação, iniciativas criativas, entre outros exemplos, demonstrando que atitudes boas acontecem mesmo durante a pandemia. Mostre que, apesar de difícil, esse momento deve passar, sendo importante manter o cuidado e o otimismo.

Não incentive o pânico

O pânico é uma sensação que tira a pessoa de sua normalidade, prejudicando sua saúde mental, produtividade e felicidade. Portanto, trabalhe de maneira consciente e responsável, sem trazer uma carga mais pesada para os colaboradores e clientes.

Demonstre a importância do isolamento e do distanciamento, porém, sem fazer disso uma pressão psicológica. Procure uma abordagem pacífica e realista, demonstrando as consequências da doença e o que está sendo feito para combatê-la.

Tome cuidado com o excesso de informação

Em tempos de pandemia, as pessoas são bombardeadas constantemente por notícias sobre a doença. Estar informado é importante, entretanto, o excesso de informações e rumores pode alimentar a ansiedade. É importante compartilhar conteúdos de qualidade e credibilidade, mas sempre com moderação.

Quanto à rotina de trabalho, simplifique a comunicação para evitar a sensação de possível perda de alguma informação devido ao trabalho remoto. Acompanhar o progresso das atividades de forma organizada e sistematizada é mais eficiente do que perguntar constantemente sobre o avanço dos projetos.

Neste artigo, vimos algumas dicas de como promover saúde e qualidade de vida durante a quarentena. É importante lembrar que esses cuidados devem ser aplicados na sua rotina e com todas as pessoas que estão em contato com você e seu estabelecimento. Essa preocupação será recompensada quando a organização voltar à sua rotina normal, pois serão reconhecidos os esforços para manter as relações preservadas e priorizar a saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Então, leia mais conteúdo sobre como melhorar a saúde e a qualidade de vida!

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