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Gestão de Pessoas

Cartões presente: Uma maneira eficaz de reconhecer

26/08/19 17:24

No Natal e em outras datas especiais, quando se trata de reconhecimento, a maioria dos profissionais quer ganhar vales presente em forma de cartão. Contamos a razão

Cartão presente é a melhor forma de reconhecer

 

Algumas palavras de cortesia ou um e-mail de parabéns são formas convencionais dos gestores agradecerem um determinado colaborador pelo trabalho bem feito. Mas o que mais poderiam oferecer? Para empresas de todos os tamanhos, a resposta é cada vez mais "um presente" e, mais precisamente, "um cartão presente". O vale presente para o funcionário pode ser resultado de um reconhecimento espontâneo ou fazer parte de um programa de incentivo para promover o engajamento e motivação dos colaboradores.

O vale-compras pode ser personalizado e permitem que o próprio profissional escolha o que quer ganhar, dentro do valor disponibilizado  no cartão. Por isso, são satisfação garantida para quem recebe e, ainda, têm a flexibilidade para permitir agradar  todos os perfis que compõem uma equipe de trabalho.

Uma forma popular de reconhecimento


Os vale presente para funcionário já são usados com frequência por grandes companhias e ganham cada vez mais espaço entre as  pequenas e médias. Em um estudo da Sodexo, os donos das PMEs revelaram que, nos próximos dois anos, planejam aumentar significativamente os gastos com reconhecimento, com o objetivo de melhorar o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal. Houve um aumento de 15% naqueles que planejam reconhecer o desempenho dos colaboradores com bônus, vouchers e cartões presente. E um aumento de 17% naqueles que pretendem encontrar formas de aumentar o poder de compra dos funcionários.

Benefícios para empresas de todos os portes

A flexibilidade dos vales presente ou cartão presente vale para todo o tamanho de orçamento. Nas grandes organizações, uma pesquisa mostra que, em um ano, o percentual de presentes com valores superiores a mil dólares subiu de 1,3% para 6,2%. Mas o mesmo estudo mostra que 70% do total de presentes dados como reconhecimento aos colaboradores não ultrapassa o valor de 100 dólares.

Assim como as grandes empresas, as PMEs também estão colhendo os benefícios do formato de vale presente como cartão. O estudo da Sodexo revelou, depois de reconhecer o desempenho com bônus e presentes, 88% dos líderes de PMEs em sete países observaram uma melhoria na atmosfera geral no trabalho. Além disso, 71% dos entrevistados disseram que a receita de sua empresa havia aumentado e 72% notaram uma queda no número de faltas.

Então, qual é o segredo para um programa de incentivo com vale presente ser bem-sucedido?

Simplificando, ele precisa desses três itens: adesão dos colaboradores, um elemento de surpresa e a possibilidade de comprar diferentes itens, ou seja, funcionar como um vale compras. Para um programa de incentivo, a adesão é melhor alcançada quando a liderança explica claramente o objetivo geral para a equipe - e, em seguida, envolve-os na definição de metas ou KPIs que levarão ao reconhecimento. Os grupos de profissionais envolvidos devem ser ouvidos nas discussões sobre o tipo de cartão presente que será oferecido pelo programa.

Uma vez que o programa de cartão presente estiver rodando, buscar o feedback dos funcionários aumentará sua eficácia. Ouvir com frequência quem participa da campanha de incentivo fará com ela permaneça relevante para quem está participando dela.

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Por fim, a escolha do cartão presente também se tornou um tema particularmente interessante, dada a demografia da força de trabalho de hoje. A chave para o sucesso de qualquer programa de incentivo é a capacidade de oferecer uma seleção de cartões presente que seja suficiente abrangente para motivar profissionais com diferentes idades e origens. 

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