quais os melhores benefícios para o home-office

Home office: benefícios mais indicados

28 Novembro 2023

Veja quais benefícios são mais indicados para sua equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

O trabalho remoto vem sendo adotado em larga escala - e tem agradado! Ao mesmo tempo em que as empresas veem os custos caírem e a produtividade aumentar,  os colaboradores se mostram satisfeitos com a flexibilidade do modelo. 

Em contrapartida, o formato exige adaptações – e o trabalho híbrido é uma prova disso. No trabalho do futuro, não dá para oferecer o mesmo pacote de benefícios, por exemplo, uma vez que as necessidades são diferentes. Quer entender como construir a configuração ideal? Siga conosco. Você verá:

Trabalho remoto: o que é interessante oferecer

De acordo com a lei do vale-transporte, as empresas são obrigadas a disponibilizar o vale-transporte a seus funcionários. No entanto, sabemos que há várias outras necessidades importantes que podem ser supridas com a ajuda de benefícios. É fundamental, por exemplo, garantir uma alimentação adequada no plano de benefícios. 

Daí a importância de incluir o vale-alimentação e o vale-refeição na lista do plano de benefícios, permitindo que os funcionários escolham o que desejam comer e comprar. Certamente a produtividade e a satisfação aumentarão! 

Outra opção que vem ganhando destaque é o vale-cultura como parte do plano de benefícios. Ele pode ser usado  para a compra de livros ou ingressos para o cinema, entre outros. “Com o acesso à cultura e à educação, o colaborador se torna mais capacitado, passa a inovar mais”, afirma Willian Tadeu Gil, diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos. 

No formato híbrido, considere incluir o auxílio home office. Assim, os funcionários podem pagar despesas relacionadas ao dia a dia, como internet e luz, materiais de escritório e mobiliário adequado.

Aliás, a possibilidade de oferecer tal ajuda financeira ao funcionário em home office foi incluída na lista de novas regras relacionadas ao trabalho híbrido, descritas nas Medidas Provisórias 1.108 e 1.109 (que ainda dependem de aprovação final do Congresso). Entre outras mudanças estabelecidas, destaque para:

  • A remuneração dos colaboradores poderá ser feita por jornada ou então por entregas (ambos seguindo as regras da CLT); 
     
  • Há a flexibilidade de escolher o volume de dias/horas que serão trabalhados no escritório (antes, havia um limite de dois dias na semana); 
     
  • Passa a valer a obrigatoriedade de seguir acordos e convenções referentes à moradia que foi inserida no contrato.

O futuro do trabalho pede mais opções de benefícios

O trabalho no futuro é flexível  - aliás, o presente já dá pistas de que estamos seguindo por esse caminho. Então, por que não estender essa característica aos benefícios? Disponibilizar um pacote adaptado às necessidades de cada profissional tem sido decisivo para melhorar a sua experiência, seja no modelo híbrido ou remoto.

Em suma, os benefícios flexíveis são aqueles que possibilitam ao colaborador escolher o que é melhor para a sua realidade, dentro de um conjunto determinado pela empresa. Uma mãe, por exemplo, pode optar por um auxílio-creche, enquanto uma pessoa que adora exercícios físicos escolhe um vale-academia.

As possibilidades de benefícios flexíveis incluem convênio médico e odontológico, seguro de vida, auxílio atividade física e vale-combustível. Além disso, bônus e premiações também podem fazer parte do pacote do trabalhador.

Saiba como escolher os benefícios para o trabalho remoto ou híbrido

O que os colaboradores mais desejam quando o assunto é o pacote de benefícios? Saiba que essa resposta pode variar - e muito. Para se ter uma ideia, segundo o relatório O Futuro da Vida no Trabalho, feito pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, os mais desejados atualmente são seguro saúde, flexibilidade de home office e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app.

Home office, presencial ou híbrido: como escolher o modelo para sua empresa?

Agora que você já sabe mais sobre benefícios mais indicados para 
o home office, que tal se aprofundar no assunto com este 
 infográfico com as vantagens do home office, do presencial e do trabalho híbrido?

Então, um bom começo é identificar o que pensam as suas equipes sobre o tema. Como? Pesquisas internas e espaços de feedback são ótimos caminhos para montar o melhor plano de benefícios para home office e trabalho híbrido.   

Além de atender às necessidades dos funcionários, tenha em mente que a oferta deve estar alinhada à estratégia da companhia. Então, caso o foco seja expandir a operação para o exterior, por exemplo, faz sentido oferecer auxílio para aprendizado de um novo idioma.

Concluindo

É uma missão complexa compor um bom plano de benefícios, combinando opções essenciais e flexíveis. Afinal, o mercado muda rapidamente, assim como as necessidades dos colaboradores.

Daí a importância de estar atento às movimentações. É justamente de olho nesse novo cenário que a Sodexo vem aumentando os serviços oferecidos, dando ênfase a opções de bem-estar e saúde. Um exemplo é o Sodexo Multi, solução de carteiras digitais que facilita a gestão dos pacotes customizados. 

Quer saber como implementá-los agora mesmo? Aproveite para conhecer o nosso portfólio de benefícios e fazer a sua companhia alcançar resultados ainda melhores nos modelos de trabalho remoto e híbrido.

Até a próxima!